Catálogo


Livro indisponível 

EDUCAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Foco Vestibular: um experimento da diferença

Silvana Tótora (org.)

Este livro relata uma experiência inovadora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto pastoral, de preparação, acesso e permanência na universidade de estudantes de escolar públicas provenientes das populações de pobres, negros, negras e indígenas.


Impresso

A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR

Desempenho acadêmico de universitários oriundos de ensino supletivo

Ani Martins da Silva

A construção da excelência escolar: desempenho acadêmico de universitário oriundos de ensino supletivo constitui relevante contribuição aos estudos que se voltam aos processos de inclusão/exclusão escolar no Brasil, na medida em que não se prende à mera constatação de que mantêm relação com a origem dos sujeitos, mas avança no sentido de identificar mecanismos sub-reptícios e quase inconscientes que os agentes sociais utilizam para alcançar posições sociais mais elevadas ou evitar possíveis desclassificações relacionadas à sua origem.


Impresso

A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE

O papel do estágio

Luzia Bueno

Resultado de uma tese de doutorado, esta pesquisa possui três méritos essenciais. Ela propõe inicialmente uma análise rigorosa do dispositivo de estágios assim como do conteúdo exato dos textos de prescrição que normatizam os “projetos de intervenção” que devem redigir os estagiários. Já quanto ao plano metodológico, esta pesquisa se caracteriza por uma análise do conteúdo e da organização discursiva dos projetos, que se funda em uma combinação particularmente benéfica do método adotado pelo grupo LAF de Genebra e daquele adotado pelo grupo ALTER da PUC de São Paulo. Por fim, quanto ao tratamento dos dados e de sua conceitualização, a presente
pesquisa permitiu identificar e diferenciar claramente as instâncias agentivas que eram de fato mobilizadas nos textos prescritivos ou nos projetos dos estagiários, nesse caso, respectivamente, os alunos, o professor supervisor, o professor observado e um professor “genérico”.


Livro indisponível 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Uma introdução

Carol Kolyniak Filho

A complexidade dos possíveis significados da educação física remete à necessidade de se considerar o processo histórico de sua constituição como área de conhecimento, em especial no Brasil, onde muitos professores debatem hoje seus rumos possíveis e desejáveis. Este livro explicita uma posição a respeito do que significa a educação física e de suas possibilidades na promoção de mudanças na forma de se compreender o homem, sua motricidade, a sociedade e o próprio conhecer.


Livro indisponível 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Uma (nova) introdução

Silvia D. A. Machado (org.)

Transposição, contrato e situações didáticas; obstáculo epistemológico; dialética ferramenta-objeto; registros de representação; teoria dos campos conceituais; engenharia didática. Oito noções que introduzem o leitor, de modo inovador, ao discurso pedagógico da matemática, com o objetivo de ajudar a uma melhor compreensão dos problemas de ensino-aprendizagem na área.


Livro indisponível 

CADERNO DE TUTORES

Ronaldo Ferreira Negrão
Vera Cecília Achatkin

O objetivo deste documento é estabelecer princípios gerais para o desenvolvimento do trabalho do professor tutor, por ocasião do projeto de educação continuada dos professores de Artes e de Educação Física, oferecido pela PUC-SP.


Livro indisponível 

MOTRICIDADE

Um novo olhar sobre o movimento humano

Carol Kolyniak Filho
Ricardo Augusto Haltenhoff Melani

Este livro não é um manual de orientações a respeito da Educação Física ou uma descrição de técnicas relacionadas às práticas educacionais que envolvem o corpo e a conduta motora. Seu objetivo é suscitar um novo olhar para um velho conhecido: o movimento humano.