O estudo das religiões é essencial para entendermos não só o mundo contemporâneo, mas como o homem chegou até aqui – seus comportamentos, como se organiza em sociedade, seus medos, suas buscas e seus caminhos para encontrar a si mesmo.
Chegamos no século XXI e, além de todas as necessidades da compreensão do que as religiões são, precisamos também entender a ideia da comoditização do sagrado. Um entendimento sem preconceitos, nem vieses, nem juízos de valor é necessário para esclarecermos como o homem se posiciona hoje em relação ao mundo que o cerca, tendo o ponto de vista religioso como pano de fundo.
Objetivos
Analisar o mercado religioso como o conceito mais contemporâneo e eficiente para entender a comoditização do sagrado;
Entender a formação do Brasil e dos brasileiros a partir de aspectos religiosos;
Promover uma visão ampla sobre o quadro religioso/espiritual brasileiro sem estereótipos e visões simplificadas;
Desenvolver no aluno a capacidade de entender o quadro religioso de forma que possa atuar a seu favor na respectiva área profissional e pessoal.
Diferenciais
A formação de pessoas que buscam uma formação absolutamente essencial na compreensão do indivíduo contemporâneo, com suas idiossincrasias e seus questionamentos internos;
A formação de pessoas de maneira ampla, mas tendo consciência do caráter diverso do curso e da profundidade das características do comportamento religioso como um todo;
O desenvolvimento de atividades, ações, discussões e eventos inter-religiosos, interdisciplinares e abertos para que os assuntos e as unidades curriculares propostas possam trazer uma abertura na visão de cada profissional e que trate de melhor instrumentaliza-lo no seu dia a dia, em quaisquer esferas;
Criação de um ambiente favorável para que se discuta de forma autônoma e livre o papel das religiões.
Sobre o Curso
Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu
Público-alvo:
Todos os interessados nas discussões propostas acerca de religião, marketing e mercado, desde que portador de diploma de graduação.
Possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea - Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv. Atualmente é Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular do Centro Universitário Armando Álvares Penteado. Outros vínculos significativos em pós-graduação: Escola Paulista de Medicina, Unifesp, professor e pesquisador convidado (2007) , University of Warsaw, professor convidado (2007), Universität Marb
Pós-doutoranda em Ciências da Religião pela PUC-Minas, formada em Letras, doutora em Ciência da Religião pela PUC-SP, autora, assistente acadêmica do LABÔ/PUC-SP.
Fundamentos
Comportamento e religiões
Líderes religiosos – reflexões e dilemas I
Panorama das religiões no Brasil
Política e religiões
Religião e mídias
Sociedade de Mercado e religião como commodity
Módulo II
Política e Comportamento - Aspectos Políticos do Mercado Religioso
Capelania – assistência espiritual na doença
Comportamento e questões de gênero
Comportamento religioso de luxo
Consumo e afetos
Líderes religiosos – reflexões e dilemas II
Mercado religioso – estudos de caso
Religião, política e mercado
Módulo III
Marketing e Mídias
“Como abrir uma igreja de sucesso”
Fé online
Líderes religiosos – reflexões e dilemas III
Médiuns e mídia
Publicação de texto (autoria própria) no portal offlattes.com
Religião e identidades
Religião, líderes e marketing: reflexões e dilemas
Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
Comprovante de Inscrição;
Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
Cópia autenticada do Diploma de Graduação
1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.