Imagem de um desenho do globo terrestre

ESG e Impacto Social das Práticas Corporativas

O ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, é um tema cada vez mais recorrente nos debates e fóruns empresariais de todo o mundo e vem se tornando cada vez mais relevante para obtenção ou restrição acesso a capital, pois os impactos socioambientais passaram a configurar demandas não apenas da sociedade, dos governos, academia e de ONGs, mas também de bancos, instituições financeiras e de grandes investidores (SERAFEIM et al., 2019; TUCKER; JONES, 2020).

O termo surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, a partir de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan aos representantes de importantes instituições financeiras sobre como seria possível que os fatores sociais, ambientais e de governança fossem integrados no mercado de capitais (PACTO GLOBAL e STILINGUE, 2021).

Os princípios ESG fundamentam-se no que se denomina “capitalismo sustentável”, um modelo em que o valor empresarial não está atrelado a busca desenfreada de lucro e ao cumprimento de apenas alguns critérios de sustentabilidade. A sociedade agora impõe que as empresas incorporem responsabilidades sociais, ambientais e de governança, que podem não estar relacionadas diretamente ao desenvolvimento de sua atividade, mas aos problemas que a sociedade enfrenta (REDECKER e TRINDADE 2021).

Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que reúnem os grandes desafios e vulnerabilidades da sociedade como um todo (PACTO GLOBAL e STILINGUE, 2021). Os ODS apontam os principais itens a serem acompanhados de perto e a cultura tem um papel transversal sobre os objetivos e as metas estabelecidas, o que requer abordagens criativas e colaborativas entre os diferentes atores sociais (HOSAGRAHAR, 2017).
Refletindo a relevância da agenda social, os termos relacionados a esta área tiveram muita relevância entre os usuários das redes sociais, com cerca de 484 mil conteúdos no ano e um recorde na utilização das expressões: “inclusão social” e “Direitos Humanos” identificadas nas redes (PACTO GLOBAL e STILINGUE, 2021).
Mesmo diante das evidências sobre a importância da atuação nas questões sociais, a sustentabilidade social é comparativamente menos trabalhada nas estratégias corporativas (LABUSCHAGNE et al, 2005; VISSER e SUNTER, 2002) e os fundos sociais para investidores ainda são minoria no mercado (ALMEIDA e NERY, 2021). Em geral, as práticas são mais restritas a programas de inclusão e diversidade na própria empresa.

Este quadro demonstra a necessidade de aprofundamento do debate sobre o pilar social das estratégias ESG, bem como de ações que permitam gerar impacto mais amplo e contribuir com o desenvolvimento sustentável, demandando a conexão entre os diferentes setores da sociedade.

Desenvolver competências para atuação em ESG – Environmental Social Governance, ampliando o potencial e a efetividade de atuação da empresa na área social. O curso traz como diferencial dar luz ao S - Social, facilitando o diálogo empresa sociedade.

• Analisar o conceito ESG – Environmental Social Governance
  • Implicações na empresa, no mercado, nos investimentos e na sociedade
  • Compreender os ODS da ONU e sua aplicabilidade
  • Discutir os desafios sociais e conceitos de gestão social
  • Analisar as melhores práticas de ação sociocultural empresarial
  • Promover o diálogo intersetorial com atores da sociedade civil

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Colaboradores de (ou interessados em atuar em):

Das seguintes áreas de atuação:

• Fundações e institutos
    • Departamentos de responsabilidade social em empresas (sustentabilidade, diversidade, inclusão etc.)
    • Órgãos públicos voltados a causas sociais
    • Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
    • Movimentos sociais
    • Empreendedores sociais e culturais
    • Administração, marketing, comunicação, assistência social, psicologia, direito, educação, publicidade, economia, cultura, saúde e outras afins
  • Duração: 18h
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SE

Prof. Dra. Alice Dianezi Gambardella

Alice Dianezi Gambardella é socióloga, mestre e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais. Possui experiência em trabalho social e ciência política, especialmente em avaliação de políticas públicas, políticas de segurança alimentar, padrões de saúde e segurança para crianças, sustentabilidade ambiental/coleta/reciclagem, transferência de renda, calamidade públicas e ações de gestores de prevenção de desastres, entre outras políticas de proteção social. Foi consultora em situações de emergência e calamidade pública (quebra de barragens, inundações, incêndios e deslizamentos de terra), incluindo os casos Samarco e Vale em Minas Gerais.