Imagem ilustrativa do curso Justiça Restaurativa: novas formas de cuidar dos conflitos no ambiente universitário

Extensão, Presencial

banner-topocurso-escolaverao2024.jpg

O curso busca propociar o aprendizado dos conceitos, fundamentos, princípios, métodos e valores restaurativos e de suas aplicações, em especial, no âmbito universitário. Nas últimas décadas, experiências e práticas inovadoras têm sido implementadas no Brasil e no mundo como alternativas à gestão tradicional de conflitos, de caráter essencialmente punitivista e retributivista. A reaproximação da vítima e do ofensor, com participação da comunidade, tem se mostrado um novo modelo possível e mais eficaz para os envolvidos.

-Conferir ao aluno instrumental teórico necessário para a implementação de outras maneiras de se estabelecer o diálogo social, calcadas na lógica comunitária, interinstitucional, intersetorial e interdisciplinar.

- Apresentar os princípios e valores da justiça restaurativa, suas metodologias e práticas, como fundamentos de um novo paradigma na construção da paz e, fundamentalmente, na implementação de uma convivência diversa da atual, que seja pautada pela cooperação e pela integração.

• Categoria: Extensão, Presencial

Graduados e graduandos em Direito, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais e áreas correlatas, gestores de instituições públicas e privadas e lideranças comunitárias com atuação no campo da justiça e resolução de conflitos.

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada

Prof. Me. Renato Campos Pinto De Vitto

Renato Campos Pinto De Vitto é mestre em Direito Público (FGV-SP) e bacharel em Direito (PUC-SP). Defensor público do Estado de São Paulo, atuando na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital. Foi diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, assessor da Presidência do Conselho Nacional de Justiça para assuntos penitenciários, membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, assessor da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e procurador do Estado de São Paulo. Coordenou, no âmbito da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, o programa Promovendo Práticas Restaurativas no Sistema de Justiça Brasileiro.