Arte, Crítica e Curadoria

História e Teorias da Arte

Abordagem crítica das mudanças na concepção da história da arte. Estudo anti-historicista partindo de uma visão da atualidade. Estudos das semelhanças sincrônicas entre diferentes movimentos e épocas, com ênfase na arte moderna. Estudos da história da arte, movimentos e artistas seu desenvolvimento e traço na construção de ícones. Estudo sobre as relações entre o clássico e o anticlássico. Estudo do Belo e do Feio.

Observações

O aluno que optar pela modalidade de extensão, poderá requerer matrícula na Especialização em Arte, Crítica e Curadoria, solicitando a inclusão das unidades curriculares-extensão cursadas em que foi aprovado para obtenção do certificado de especialização, desde que cumpridas todas as prerrogativas e complementação das horas exigidas, inclusive com a apresentação final do TCC no último módulo.

O aluno deverá ser capaz de refletir sobre os conceitos e teorias vistas, avaliando o papel da História da Arte na formação do crítico curador. Compreender os desdobramentos históricos e o estudo de suas rupturas.

Diferenciais do Curso

Estudo do papel revolucionário da arte, a história dos posicionamentos de grupos e seus manifestos. Estudo sobre o decorativo e o funcionalismo, a era moderna e contemporânea.

Previsão de proposta de visitas a museus e exposições.

• Categoria: Extensão

Profissionais e estudantes de Artes, Comunicação, Letras, Arquitetura, Museologia, Publicidade, C.Sociais, Educação e diferentes campos de formação, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas que envolvem a História da Arte, voltados para o campo da Crítica e Curadoria de Arte.

• Duração: 24h
  • Local: On-line Síncrono

Manoel José Canada

Artista Plástico, Mestre em Artes Visuais pela– Unesp (2006). Formação em Artes Plásticas pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor de graduação e Pós Lato Sensu no curso de Arte: História, Crítica e Curadoria - PUC SP, Ministra cursos de curta duração no MAM-SP -Participação no livro História da Arte – a partir do acervo do MASP e no livro As Edificações no Tempo: olhares sobre conservação – Pintura Mural. (Museu de arte Sacra de São Paulo, 2017). Participação em Exposições coletivas e individuais 2019, 2020.2021 e 2022

Site: manoelcanada.com/ Instagram: @manoel.canada.