Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Formação e Aper…
Formação e Aperfeiçoamento de Gestores
Apresentação
Trata-se de um curso para gestores de organizações escolares e não escolares que tem como intenção abordar temas relevantes e obrigatórios para aperfeiçoamento do exercício da gestão e para o progresso organizacional.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Formar gestores para atuação competente na gestão educacional e escolar incluindo os profissionais de educação para administração, planejamento. Inspeção, supervisão, orientação para a educação básica nos termos do artigo 64 da LDB 9394/96 e subsidiando-os para a atuação em diferentes ambientes.
- Formar profissionais conscientes, capazes e compromissados com as demandas sociais, educacionais e necessidades sociais da escola e dos educandos e das diferentes organizações não escolares de sua responsabilidade.
Objetivos Específicos:
- Capacitar para a percepção e entendimento da totalidade de forma globalizada da sociedade, da escola e a especificidade da gestão educacional e escolar.
- Estimular a atitude de pesquisa
Diferenciais
Subsidia o aperfeiçoamento das qualidades gestoras contribuindo para o sucesso organizacional.
- Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
O curso será destinado a pedagogos e interessados de diferentes cursos relacionados à área de administração ou que tenham afinidade com o desempenho de ações gestoras, desde que portadores de diploma de curso de graduação.
- Duração: 360h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Dra. Terezinha Calil Padis Campos
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, maternagem, psicopedagogo- aprendizagem e adolescentes. Coordena o curso Universidade Aberta para a Maturidade-2007 -2008-2009-2010-2011-2012-2013 -2014. Professora do Curso da Universidade Aberta para a Maturidade- Apoios Psicológicos - Campus Monte Alegre desde 1991 a 2014- Campus Barueri desde 2009 até -2014 e Campus Ipiranga-2010 A 2014 Coordenadora e professora dos cursos de Extensão Universitária: Educação e Saúde- 2005 a 2007 e do curso : PEDAGOGIA HOSPITALAR -2006-2007- 2008.2009-2010 - 2011-2012-2013 2014-2015-2016 2017Professora do curso de Pós Graduação Lato-Sensu- Especialização-PSICOPEDAGOGIA-desde 1986 até a presente data-2017 e Professora/ Supervisora/ Apoio à Coordenação- curso de Pós Graduação Lato Sensu: PSICOLOGIA e SAÚDE: PSICOLOGIA HOSPITALAR- PUCSP.-desde 1990 até a2014. Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação-2007-2008-2009-2010-2011.Professora da unidade Temática Principais Concepções e aspectos da Gestão Escolar-PARFOR-Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- curso de Pedagogia-Campus Ipiranga. Representante Titular Docente da Faculdade de Educação no Conselho de Cultura e Relações Comunitárias-PUCSP-2011-2013. Vice- (Suplente) da Chefia do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da PUCSP- 2013/2015. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (T.C.C.) Curso de Pedagogia- PUCSP- 2011/ 2012/ 2015. Orientadora de Monografias de Cursos de Pós Graduação- Lato-Sensu (Especialização)- Psicologia e Saúde: Psicologia Hospitalar e Especialização em Psicopedagogia até a presente data/ 2017.Professora do curso de Pós-Graduação lato-sensu -Especialização-Gestão Educacional e Escolar- Disciplina: Cultura, Exercício de Papéis e Poder na Escola./2014-2015 Orientadora de Monografias-Curso Gestão Educacional e Escolar-2015.E 2017.Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da PUCSP, desde 1o. de agosto de 2017. (Texto informado pelo autor)
Saiba MaisProfa. Dra. Helena Machado de Paula Albuquerque
Mestre e doutora pela PUC/SP, coordenadora do grupo de pesquisa em Gestão e Políticas Educacionais. Professora, Diretora, Supervisora de Ensino e Delegada de Ensino no Sistema Público do Estado de São Paulo. Possui o Título de Cidadã Paulistana. É Professora aposentada da Faculdade de Educação da PUC/SP e foi coordenadora do curso de especialização de Gestão Educacional e Escolar e do curso de extensão cultural e universitária em Direitos Humanos, Legislação e Políticas, prestou assessoria pelo Instituto Paulo Freire à gestores do CEU no início da implantação. Orientadora de trabalhos científicos em curso de graduação e pós graduação strictu e lato sensu.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Profa. Ma. Ana Claudia de Paula Albuquerque
Profa. Dra. Cileda Queiroz e Silva Coutinho
Profa. Dra. Helena Machado de Paula Albuquerque
Profa. Dra. Madalena Guasco Peixoto
Profa. Dra. Maria Celina Teixeira Vieira
Profa. Dra. Maria Otilia José Montessanti Mathias
Profa. Dra. Marilia Josefina Marino
Profa. Ma. Marina Ranieri Cesana
Profa. Dra. Terezinha Calil Padis Campos
Profa. Ma. Cristina Barbosa do Amaral
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Módulo I
Formação Básica Administração e gestão no contexto histórico-político-social brasileiro Coordenação pedagógica, orientação educacional e formação continuada do professor
Elaboração de projetos de pesquisa e metodologia científica
Políticas públicas e a escola como organização educativa
Módulo II
Gestão da Organização Escolar nas Dimensões Humana e Gerencial
Cultura, exercício de papéis e poder na escola
Gestão das tecnologias da informação e de comunicação: Competências e habilidades gestoras
Gestão e direitos humanos
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I
Supervisão de estágio
Módulo III
Gestão Escolar e Currículo
A Construção do projeto pedagógico da escola: possibilidades e limites
Concepção de currículo, articulação com a gestão, planejamento e avaliação
Estatística aplicada ao diagnóstico da realidade escolar, verbas escolares: modalidades e prestação de contas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 300 30 30 360
Inscrições
Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br
- Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
O curso será destinado a pedagogos e interessados de diferentes cursos relacionados à área de administração ou que tenham afinidade com o desempenho de ações gestoras, desde que portadores de diploma de curso de graduação.
- Duração: 360h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse