• Curso de Especialização - EaD com aulas on-line síncronas
• Curso de Especialização, totalmente on-line, voltado para Análise do Comportamento, TEA e outras neurodivergências. Alinhado com a nova certificação brasileira CABA-BR. Lista de interessados com vagas limitadas para as disciplinas de extensões, registrar interesse em cursoabatea@pucsp.br
O Curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e a outras Neurodivergências visa a qualificar profissionais para o atendimento de neurodivergentes, com ênfase no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Nesse prisma, contempla o desenvolvimento de competências clínicas, técnicas, relacionais, gestoras e éticas que auxiliem os participantes no planejamento da melhoria da qualidade de vida desse público-alvo, bem como de sua família, nos diversos contextos em que se inserem e nos diferentes momentos da vida.
Objetivos
• Contribuir para a continuidade de formação de profissionais, na ótica da Análise do Comportamento e Desenvolvimento Humano, levando-os à busca ativa de soluções para os desafios impostos em seu cotidiano, por meio da implementação de práticas inclusivas eficazes e efetivas.
• Promover o aprofundamento dos processos de implementação de práticas inclusivas em ambientes diversos, com ênfase na Análise do Comportamento e Desenvolvimento Humano, para os Transtornos do Espectro Autista e outras condições neurodivergentes.
Diferenciais
Atende aos critérios necessários para a certificação de coordenador em intervenções baseadas em ABA para TEA
Olhar para o desenvolvimento humano, processos inclusivos e gerenciamento de equipes
Grupo de professores altamente qualificados na pesquisa e na clínica
Totalmente on-line facilitando acesso e globalização utilizando metodologias ativas
Vivências práticas em clínica pioneira em intervenção ABA (Grupo Gradual)
Sobre o Curso
Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, EAD
Público-alvo:
Profissionais das áreas de Educação e Saúde, desde que portadores de diploma de Graduação.
Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo - USP (2009); Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2000). É Co-fundadora e Co-Diretora da Gradual Grupo de Intervenção Comportamental, desde 2001. É membro da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC desde 2017 e do grupo de trabalho de autismo na ANPEPP desde 2020. É Líder do Núcleo de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do Ambulatório de Cognição Social Marcos T. Mercadante - TEAMM. Possui experiência na área de Psicologia Experimental, Análise do Comportamento Aplicada, Capacitação Parental, e Transtornos do Espectro do Autismo.
Doutorado (2014) e Mestrado (2005) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e graduação em Psicologia (2003) pela mesma Universidade. É Co-fundadora e Co-Diretora da Gradual Grupo de Intervenção Comportamental, desde 2001. É membro da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC desde 2017 e do grupo de trabalho de autismo na ANPEPP desde 2020. Atua na formação de residentes e discussão de casos com equipe multidisciplinar no ambulatório de autismo do Hospital das Clínicas de SP - PROTEA desde 2010. Possui experiência em seleção, treinamento e gestão de equipe para atuar com TEA com base em ABA e com a modelagem de Modelos de intervenção eficazes e sustentáveis de entrega de serviço para TEA ao longo da vida.
Módulo I – Sinais de Alerta no Desenvolvimento (120 horas);
Módulo II – Avaliação e Análise de Contingências (120 horas);
Módulo III – Desafios da Intervenção (120 horas), totalizando 360 horas. Essas horas contemplam a elaboração do TCC.
No Módulo I, discutem-se técnicas e medidas de observação e registro das principais características diagnósticas do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), de comorbidades relacionadas e outras condições neuroatípicas. Nessa etapa do curso, os estudantes têm a oportunidade de estudar conceitos e técnicas estudadas para elaboração do Projeto de Intervenção, que deverá ser concluído no Módulo III, na forma de Trabalho de Conclusão de Curso.
No Módulo II, aprofunda-se a discussão crítica de conceitos básicos de análise de comportamento, bem como de aspectos relacionados à comunicação/linguagem, que embasam a aplicação de práticas fundadas em evidência para diversas intervenções, tais como comportamento respondente e operante, extinção, punição, fuga esquiva, operações motivadoras, esquemas de reforçamento, entre outros. Os conceitos e as práticas estudados neste módulo também serão aplicados no Projeto de Intervenção, elaborado pelo discente, a ser concluído no Módulo III.
No Módulo III, abordam-se práticas inclusivas em diferentes contextos, conduta ética na prestação de serviços para inclusão, técnicas para mediação de conflitos, entre outros tópicos relevantes. Nessa etapa, os estudantes concluem o Trabalho de Conclusão de Curso, que constitui o Projeto de Intervenção já mencionado.
Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
Comprovante de Inscrição;
Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
Cópia autenticada do Diploma de Graduação
1 foto 3x4 recente
Carta de interesse
Currículo Lattes
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.