Educação Continuada

Ilustração de pessoas olhando obras em um museu

Teorias da museologia contemporânea

Apresentação

A disciplina Teorias da Museologia Contemporânea irá apresentar criticamente o desenvolvimento da Museologia rumo a sua consolidação como área do conhecimento dentro das Ciências Sociais e Humanas e de seu reconhecimento como disciplina científica. Serão debatidas as mudanças epistemológicas e sociais do posicionamento das instituições museológicas frente as diferentes realidades regionais e a globalização, reforçando os conceitos da função social e educativa dos museus por meio da análise de documentos fundamentais e pela apresentação de novos modelos de museus que surgiram após a primeira metade do século XX. O papel da UNESCO e do ICOM na regulamentação do exercício da museologia e na atualização ética das instituições será apresentada de modo transversal nas temáticas das aulas. Por fim as discussões sobre descolonização, novas representações, participação comunitária e sobre a nova definição de museu, em elaboração pelo ICOM, irão compor os debates e a proposta de trabalho final da disciplina.


Objetivos

Objetivo Geral:

Debater as mudanças epistemológicas e sociais dos museus e da museologia frente as diferentes realidades regionais e a globalização, reforçando os conceitos da função social e educativa por meio da análise de documentos fundamentais e pela apresentação de novos modelos de museus que surgiram após a primeira metade do século XX.

 

Objetivos Específicos:

- Possibilitar a compreensão das mudanças epistemológicas da museologia e da atuação das instituições museais frente as questões regionais e globais a partir do século XX.

- Debater os desafios dos museus, dos estudos e pesquisas em museologia, frente as novas diretrizes teóricas e de gestão institucional, sobretudo no que tange a afirmação da Função Educativa e Social.

- Apresentar e debater as novas tendências do pensamento museológico e seus impactos.

- Desenvolver uma visão crítica acerca da produção teórica da área de museologia e das práticas museológicas e curatoriais presentes nos museus brasileiros.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.

  • Duração: 30h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf

Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf

Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA e Líder do Grupo de Pesquisa de Acessibilidade e Interseccionalidade em Museus na mesma instituição. Professora Colaboradora do Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP e Professora do Curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. Ministrou disciplinas no Curso de Especialização em Audiodescrição da PUC-Minas e no MBA em Gestão de Museus e Inovação da ABGC/Universidade Cândido Mendes. Foi consultora da OEI para Criação de Programa Nacional de Acessibilidade e Inclusão em Museus do Ibram/Minc e da UNESCO para Projeto de Fortalecimento e Modernização da Política Cultural de Acessibilidade da SECEC-DF (2022). Coordenou o GEPAM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus. Pós Doutora em Museologia pelo Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Graduada em Educação Artística pela FAAP. Fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis. Parecerista AdHoc da FAPESP (desde 2013). Foi a responsável pela criação, documentação e conservação do acervo, criação do programa educativo, modernização, curadoria e programa de extensão cultural do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos (2002-2013). Recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais nas áreas de Ação Cultural e Educativa, Museologia, Empreendedorismo e Pesquisa. Possui publicações na área de Acessibilidade Cultural e ministra cursos na área em parceria com universidades e organizações culturais brasileiras. Organizou em 2018 o Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações junto ao Centro e Pesquisa e Formação do SESC-SP e o 6o Congresso Internacional Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio em parceria com o IEB-USP, MAM-SP e Itaú Cultural. Tem experiência na área de Acessibilidade Cultural, Museologia, Gestão Cultural, Curadoria e Comunicação, com ênfase em acessibilidade para pessoas com deficiência, neurodiversidades e novas identidades.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC