Comunicação e Multimeios

slider

A PUC-SP está com inscrições abertas para seus cursos de especialização,...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/especializacao-aperfeicoamento-e-extensao
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/puc_cogeae_bannercarrossel_620x318.jpg
Estão abertas até 31/7 as inscrições de alunos de graduação interessados em se...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/graduacao-edital-de-bolsas-para-2o-semestre
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/carrossel-bolsas-de-estudo-100-interno-pequeno_1.jpg
A PUC-SP ocupa a 33ª posição entre as universidades da América Latina. O resultado foi...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/puc-sp-entre-melhores-da-america-latina
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/qs-ranking-carrossel-interno.jpg
Apresentação 

 

Pioneiro na América Latina, e implantado na PUC-SP em 2000, nosso curso surge a partir da necessidade de estudar a Comunicação das novas mídias, em que qualquer um possui os meios para produzir informação. O curso se constitui no estudo da comunicação e suas diversas formas: arte, fotografia, audiovisual, áudio, design gráfico e linguagem editorial, além de pesquisar suas conexões resultando em produtos de caráter hipermidiático.

Nossa grade curricular apresenta disciplinas fixas e flexíveis. As fixas versam sobre a cultura da imagem e das mídias. As disciplinas flexíveis, disponíveis a partir do 3º semestre, nos permitem escolher disciplinas com propostas inovadoras lançadas por professores da PUC e de outras universidades com formações diversas, além de profissionais atuantes no mundo das artes possibilitando uma rica troca de conhecimento. 

Assim como nosso curso, somos múltiplos. Um grupo de alunos com identidades e habilidades diversas dotados de espírito criativo, senso crítico e sempre dispostos a adquirir repertório, nas mais diferentes áreas em prol de uma formação interdisciplinar.   

 

Acesse o Hotsite Multimeios Beta e conheça um pouco mais sobre o curso pela perspectiva dos alunos.

Formas de Ingresso 
  • Processo seletivo por meio de exame vestibular aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Processo seletivo específico para portadores de diploma de graduação, sob condição de existência de vagas abertas pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Matrícula por transferência sob a condição de existência de vaga, obedecendo ao calendário da Universidade ;
  • Prouni, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Reopção de curso, aberta pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade.
Serviços 

Nossos Espaços

Nós do curso de Comunicação e Multimeios temos disponíveis diversos ambientes para estudo e prática: estúdio e laboratório de fotografia, laboratório de rádio, estúdio de vídeo, ilhas de edição, auditórios, laboratórios de informática, ateliê de artes, centro de idiomas, salas de aula convencionais.

Estúdio e Laboratório de Fotografia – Equipado com câmeras, luzes e projetor multímidia, onde podemos fotografar e revelar. Para aulas teóricas e práticas.

Laboratórios de Informática – Equipados com computadores e projetor multimídia. Para aulas teóricas e prática, além de estarem disponíveis fora do horário de aula para todos os alunos.

Salas de aula – Equipadas com projetor multímidia. Para aulas teóricas, que possibilitam aos professores utilizarem conteúdo multimídia.

Nem só de Multimeios se faz a PUC. Além de nossos ambientes de aula contamos com uma infraestrutura que responde às nossas necessidades tanto nas atividades acadêmicas – de estudo, de pesquisa e desenvolvimento de projetos – como nas extracurriculares e de lazer. 

A biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri possui um grande acervo de livros, enciclopédias e trabalhos acadêmicos, além de espaços específicos para leitura, pesquisa, para estudos individuais e em grupo além de áreas audiovisuais reservadas que auxiliam e complementam o processo de formação dos estudantes.

 

Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

Compete à Câmara de Graduação:
I - desenvolver estudos que subsidiem o CEPE na elaboração ou alteração da política educacional da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CONSUN e CONSAD;
II - desenvolver estudos, no âmbito do ensino, de forma articulada com a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, que subsidiem a elaboração dos Projetos Institucionais da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CEPE;
III - propor ao CEPE plano de implementação da política educacional e do desenvolvimento do ensino nas Faculdades, definindo as prioridades;
IV - propor ao CEPE as normas e as orientações técnicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de ensino das Faculdades;
V - dar parecer sobre Projetos Pedagógicos de Cursos e propostas de alterações a serem submetidos à aprovação do CEPE;
VI - apreciar os relatórios das avaliações institucionais e de cursos;
VII - promover a auto-avaliação dos Cursos de Graduação das Faculdades, encaminhando ao CEPE relatórios;
VIII - promover estudos das demandas socio-ocupacionais e das transformações na esfera do conhecimento, orientando as Faculdades para a proposição de mudanças curriculares, ou de novas modalidades de Graduação;
IX - subsidiar e supervisionar o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, zelando pela observância dos mesmos;
X - acompanhar a implementação de novos Projetos Pedagógicos de Cursos;
XI - subsidiar o CEPE nas políticas de extensão referentes à Graduação;
XII - emitir pareceres de mérito sobre projetos de extensão ligados à Graduação;
XIII - exercer outras atribuições previstas em normas ou decididas pelos Colegiados competentes e inerentes à natureza do órgão.

Professores 
Prof Dr Alexandre Braga
Profa Dra Ane Elisa Machado Cysne
Prof Ms. Bruno Mendonça
Prof Carlos Eduardo Siqueira
Prof Dr Cauê Alves
Prof Ms.Claudir Segura
Prof Ms. Christian Pelegrini
Profa Ms. Dalva Garcia
Prof Dr. Douglas Canjani de Araújo
Prof Dr Edson Passetti
Prof Dra Elisabete Alfeld Rodrigues
Prof Ms. Eliseu Lopes
Profa Dra Flamínia Manzano M Lodovici
Prof Ms. Francisco Camelo
Prof Dr Hermes Renato Hildebrand
Prof Ms. Ivan Ordonha
Prof Dra Jane de Almeida
Prof Dr Jonnefer Francisco Barbosa
Prof Ms. Jozimas Geraldo Lucas
Profa Dra Laís Guaraldo
Prof Ms. Marcelo Prioste
Prof Dr Marcus Bastos
Prof Ms. Mário Madureira
Prof Dra Marlyvan Moraes de Alencar
Profa Dra Marta Bogéa
Prof Dr Milton Pelegrini
Prof Dr Nelson Brissac
Prof Ms. Rodrigo Priolli de Oliveira Filho
Profa Dra Pollyana Ferrari
Prof Ms. Patrícia Huelsen
Profa Dra Sonia Regis Barreto
Profa Ms. Regiane Caire
Prof Ms. Urbano Nobre Nojosa
Profa Dra Vanda Maria da Silva Elias
Profa Dra Verônica Ferreira Dias
Profa Dra Zuleica Camargo
Laboratórios 
O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (8), Monte Alegre (19) , Santana (2), Barueri (1) e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.
Avaliação do aluno 

O modelo de avaliação do aluno segue as regras da Instituição, com exceção das atividades complementares e do TCC, que têm regras próprias.

Para a avaliação das disciplinas regulares, o aluno deve receber, ao final do semestre, em cada disciplina, uma média, advinda dos trabalhos propostos, da participação em aula e de atividades diversificadas construindo uma média que deverá se combinar à indispensável avaliação individual, na composição da média final, cujo valor vai de 0,0 a 10,0 (zero a dez), podendo ser aplicados números quebrados. O aluno é considerado aprovado se atingir no mínimo nota 5,0 (cinco e tiver freqüentado 75% das aulas ministradas. A exceção é feita na disciplina TCC (I e II), em que o aluno só poderá ser aprovado se obtiver a média mínima 7,0 (sete) e tiver cumprido todas as etapas das disciplinas previstas nas normas do TCC I, que necessitam da aprovação em Metodologia de pesquisa e/ou Projeto TCC II que necessita de aprovação em TCC I.

TCC 

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade curricular obrigatória e uma das exigências do MEC para que o aluno obtenha o grau de Bacharel em Comunicação e Multimeios e consiste na sistematização de habilidades e conhecimentos teórico-práticos adquiridos durante o curso. A sua realização compreende três momentos: a formulação de um projeto, sua execução e apresentação. O tema de investigação a ser desenvolvido – quer contemple a elaboração de um projeto de caráter dissertativo (monografia) quer contemple a concepção e a produção de produtos e/ou protótipos de produtos em Multimeios – deve obrigatoriamente estar relacionado com a Comunicação e suas interfaces de modo a considerar a apropriação da tecnologia não dissociada de uma atuação crítica e reflexiva.

O Trabalho de Conclusão de Curso caracteriza-se como disciplina alocada no sétimo período denominada Trabalho de Conclusão de Curso I, com carga horária de 3 créditos e Trabalho de Conclusão de Curso II, alocada no oitavo período, com igual carga horária. As referidas disciplinas integram a carga horária total de duração do curso.
A realização do Trabalho de Conclusão de Curso, já planejado em disciplinas como “Metodologia do Projeto” e “Metodologia de Pesquisa” oferecidas no 5º e 6º períodos, prepara o aluno para a elaboração do projeto no 7º período, em todas as suas etapas, numa observância aos procedimentos apresentados em bibliografia indicada para a pesquisa e ou produção no campo da comunicação. O aluno conta com a orientação metodológica do professor-orientador responsável pela disciplina. A formulação do projeto em todos os itens de sua proposta será desenvolvida na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

 A execução do projeto na disciplina,  “Trabalho de Conclusão de Curso II”, no 8º período,  poderá ser uma monografia e/ou um produto midiáticos se desenvolvem sob a orientação metodológica do professor-orientador responsável pela disciplina, até sua finalização e apresentação oral, para uma banca composta de três professores, incluindo o orientador. Essa apresentação e sua aprovação finalizam e avaliam a graduação.  

    As disciplinas “Trabalho de Conclusão de Curso I e II” pertencem respectivamente aos seguintes departamentos: Arte, Jornalismo e Lingüística. Devido ao seu caráter diferenciado das demais disciplinas do curso, cada turma será composta por até 12 alunos. A atribuição pelos departamentos aos professores-orientadores deverá ter como critério a comprovação da pesquisa e da publicação na área da comunicação e suas interfaces.

 

Atividades de formação 

As Atividades Complementares representam um diferencial em nossa formação, pois nos auxiliam a visionar possíveis áreas de atuação profissional através de eventos extra acadêmicos.

Como carga horária obrigatória, devemos realizar no decorrer de quatro anos de formação, um total de 345 horas de atividades associadas à cultura e às Artes.

Para isso, nosso curso, em parceria com a PUC, promove uma série de atividades vinculadas aos vários níveis de extensão da universidade. Entre elas, as principais são:

- Iniciação Científica: uma introdução ao campo das pesquisas acadêmicas em prol do desenvolvimento da argumentação e da crítica. 

- Monitoria: desenvolvimento de atividades laboratoriais de nosso interesse em auxílio a um professor.

- Estágio: No entanto não obrigatório, nos permite aprender de forma interdisciplinar ao trabalhar com estudantes de outros cursos - Jornalismo, Publicidade, Jogos Digitais, Letras – em setores bastante produtivos – Rádio PUC, TV e Rede PUC e Videoteca. 

As Atividades Complementares podem ser calculadas com base no banco de dados disponibilizado aos alunos, e validadas mediante a entrega de certificados ou relatórios que comprovem a realização da atividade, o que compreende:

Especificidades das Atividades Programadas:

Atividades Complementares
Atividades ProgramadasRequisitosMáximo de Horas
Integralizáveis

Organização de eventos junto à Instituição e outros: Semana de Multimeios, Semana
Acadêmica, Exposição de Formandos, Recepção de Calouros e outros (sob julgamento da coordenação e comissão pedagógica).

Certificado e Relatório

100

Disciplinas optativas ou regulares de outras
unidades da PUC-SP, incluindo línguas
estrangeiras ou outras universidades.
Aprovação na Disciplina150
Participação de relevância em atividades
pedagógicas e/ou de pesquisa, indicadas por
orientadores e coordenadores.
Relatório com Análise Crítica20
Participação de relevância em atividades
culturais relacionadas à área do curso.
Certificado ou Comprovante
compatível e Relatório
48
Desenvolvimento de atividades laboratoriais
junto a REDE PUC, TV PUC, RÁDIO PUC, e Site do Curso, bem como estágio relacionado à área do
curso.
Relatório escrito pelo estudante e
assinado pelo coordenador do veículo
(cada 4 horas de trabalho correspondem
a 1 hora integralizável).
170
Publicação de trabalho em periódicos científicos
de relevância para a área do curso
Apresentação da publicação75
Representação discente.Apresentação de documento comprobatório e presença nas reuniões50
Participação em Congressos, seminários, conferências e palestrasCertificado de presença e relatório60
Iniciação CientíficaApresentação de Relatório Final de IC150
Prêmio recebido por trabalho realizado no curso, sob coordenação ou orientação de professor, incluindo IC. Destaque em concursos internos ou externos, nas áreas contempladas pelo curso
Internacional - Primeiro Lugar84
Internacional - Segundo Lugar60
Internacional - Terceiro Lugar ou Menção Honrosa30
Nacional - Primeiro Lugar75
Nacional - Segundo Lugar54
Nacional - Terceiro Lugar ou Menção Honrosa27
MonitoriaRelatório do Professor Orientador e documentação requerida no edital100
Participação em Grupo de EstudosDefinidos no julgamento da propriedade da atividade150
Outras atividades a juízo do coordenador do curso em acordo com a comissão pedagógica (O aluno pode entrar com requerimento junto à coordenação).Definidos no julgamento da propriedade da atividadeN

 

* Além de outras atividades a juízo do coordenador do curso em acordo com a comissão pedagógica (O aluno poderá entrar com requerimento junto à coordenação). O cálculo de hora por atividade e máximo de horas integralizáveis é feito a partir da análise da atividade e seu vínculo com as bases curriculares do curso.

Estágio curricular 

O estágio curricular proposto para a graduação em Comunicação e Multimeios pode ocorrer numa diversidade extensa de empresas e setores. Trata-se de uma habilitação, cuja demanda é crescente e já configurada, mas, em dimensão profissional é pouco divulgada e desconhecida dos setores do trabalho e serviços. Essa fase da graduação propiciou uma postura de aconselhamento do estágio, tornando-o não obrigatório.

Contudo, a Coordenação do curso, junto à Comissão didático/pedagógica possui um acompanhamento em que se verifica que os alunos realizam normalmente estágios na pluralidade das atuações em empresas através do setor de Estágios da Instituição, Coordenadoria Geral de Estágios. Acontece com frequência ofertas em espaços da videoteca, elaboração de sites, gerenciamento da informatização dos setores da PUC, da rede PUC com seus suportes midiáticos, em que os alunos cumprem estágios.

Matriz e Componentes 
Mensalidades 

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade

O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e na página oficial eletrônica especifica os valores calculados para cada curso, com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

Reconhecimento 

Reconhecimento: Portaria MEC nº 3.691- 12/11/2004 – D.O.U. em 16/11/2004, pág. 52
Renovação do Reconhecimento: MEC 379776  - CÓD AVALIAÇÃO: 93372

 

Duração 

Duração (tempo de integralização da carga horária): 08 semestres
Duração máxima: 12semestres

 

Avaliação do curso 
Sistema de Avaliação do PPC:

A autoavaliação do curso tem como propósito o aprimoramento de seu Projeto Pedagógico (PPC).

Trata-se de um processo contínuo que, por meio de diferentes fontes de informação, analisa a coerência e a efetividade entre princípios da proposta pedagógica e sua dinâmica de funcionamento.

Sua realização está a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação Didática do Curso, do Conselho de Faculdade e da Câmara de Graduação.

Por meio da autoavaliação, esses colegiados monitoram a implantação do PPC dialogando com as demandas advindas do cotidiano e com as informações construídas por meio de escutas periódicas. Para tanto são utilizados instrumentos específicos:

a) avaliação contínua do aluno;

b) avaliação das condições de ensino (infraestrutura, equipamentos e gestão acadêmico-administrativa);

c) avaliação dos aspectos didático-pedagógicos do corpo docente, realizada por meio da autoavaliação do professor e da docência pelo aluno.

Envolve também diferentes parcerias da universidade que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da formação dos alunos, especialmente os departamentos.

Esse processo articula-se internamente à Autoavaliação Institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), situando o curso no contexto da Universidade e, externamente, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa articulação externa leva em conta os resultados do Enade, as Avaliações in loco e os indicadores de qualidade do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Competência e habilidades 

O curso de Comunicação e Multimeios visa oferecer condições para que o aluno desenvolva as competências vinculadas à área de Comunicação, em se tratando de aspectos gerais, bem como de aspectos específicos da Comunicação Multimidiática, conforme apresentado nos itens a seguir.

  • assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;
  • posicionar-se de modo ético-político;
  • Conhecer as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões interpretativas e criativas;
  • ter competência no uso da língua nacional para escrita e compreensão de textos gerais e especializados na área.
  • Conhecer a trajetória das  conquistas tecnológicas midiáticas que funcionem como  referência para propostas da área das Ciências da Comunicação, na contemporaneidade;
  • Diagnosticar problemas cuja resolução demande a produção de projetos de
  • comunicação multimidiáticae propor soluções integradas e criativas dos referidos projetos;
  • planejar a produção e implantação, sozinho ou em conjunto com outros
  • profissionais, de peças, objetos ou sistemas de comunicação multimidiática, integrando várias  linguagens;
  • analisar a reconfiguração do mercado das tecnologias midiáticas em que a comunicação massiva convive com diversificadas segmentações e usabilidades e incorporar a participação dos usuários no redesenho dos produtos, em operações de uma cultura da remixagem;
  • conduzir, com autonomia, a capacidade de atualizar-se continuamente, com relação à competência tecnológica de produção de linguagem, para prospecção de produtos midiáticos.
  • auto-administrar um trabalho autônomo, prestador de serviços na área de comunicação;
  • produzir conhecimentos por meio de métodos de investigação científica, que sinalizem a entrada na pesquisa, ao longo da graduação.  
Áreas de atuação 

O mercado de trabalho atual busca profissionais maleáveis, capazes de se reconfigurar com a agilidade das tecnologias midiáticas. Nós, multimidiáticos, queremos atender a essa demanda.

  

 

 

 

 

 

Com esse intuito, procuramos:

  • Resgatar a cultura da imagem, da arte, da fotografia, do design gráfico, do audiovisual, do sonoro, da TV e do vídeo;
  • Exercitar o processo de criação produzindo narrativas, tais como: vídeo digital, cinema expandido, cinema interativo, Future Cinema, Live Cinema, curtaas, documentários e outros;
  • Fornecer conceitos e exercitar a habilidade em Cross-Mídia e Trasmidiatização;
  • Conceituar e propor projetos gráfico-visuais nos quais haja a combinação de variadas referências;
  • Desenvolver capacidades profissionais na elaboração de propostas de comunicação, através das mídias sociais, no que é chamado de “novas urbanias”;
  • Apresentar os conceitos fundamentais de macrotendências e empreendedorismo, capacitar diagnósticos de oportunidades nos mais variados segmentos, como tecnologia, design, novos modelos de produção e consumo.

Nós, profissionais de Multimeios, trabalhamos em: instituições, organizações e empresas de comunicação (portais de internet; estúdios de design, agências de publicidade; jornais e revistas; assessorias de comunicação; emissoras de televisão, produtoras de vídeo, áudio, animação, cinema, computação gráfica, webdesign e games); realização de projetos de curadoria para produtos da cultura da visualização, na área de artes, em novas mídias, em galerias e em espaços públicos. Além disso, estamos aptos a gerir nossos próprios negócios, pelo conhecimento e experiência em conectar a diversidade das tecnologias da imagem. 

Vagas turnos e campi 

Campus Perdizes:
100 vagas / vespertino

Histórico 

O curso “Comunicação em Multimeios”, com proposta pioneira, na América Latina, implantada em 2000, teve sua origem em ambiente de consolidada experiência na área da Comunicação, seja na graduação, como na pós-graduação, da PUC/SP. A proposta contou ainda, com pesquisa e eventos, sondagens em empresas e convites a especialistas de Universidades americanas, alemãs e outras, que possuem curso superior de Mídias. Constituiu-se em referência para cursos de graduação em multimeios, oferecidos posteriormente, em Universidades públicas e particulares. Ao longo de quase 10 anos de experiência, colhe resultados com profissionais que se destacam, como: Prêmio Phillips (1º lugar na América Latina – Desenho Digital); Fest Net – Festival Universitário (1º lugar Regional na Categoria Documentário-2001); Festival do Minuto (1º lugar – Categoria Minuto PUC-2002); 2º Festival de Cyne e y Vídeo Latino-americano – Argentina- Melhor Vídeo experimental; também participante do 9º Manchester Internacional Short Film Festival - Kinofilm 2005 - Inglaterra; Festival de Cinema e Vídeo de Gramado – Melhor vídeo e Melhor Documentário (2005).   
 

Objetivos 

O Curso de Comunicação e Multimeios propõe formar competências profissionais, numa visão atualizada da comunicação, cujas expansões, convergências e mudanças contínuas se reconfiguram coma agilidade das tecnologias midiáticas, levando em conta a colaboração de produtores amadores, usuários, internautas nos processos culturais de uma sociedade das redes.

Específicos

O Curso de Comunicação e Multimeios visa a

  • Resgatar a cultura da imagem, da arte, da fotografia, do design gráfico,  do audiovisual, do sonoro, da TV e do vídeo, em estudos do percurso histórico dos meios de comunicação, para que as produções atuais estejam subsidiadas pelas conquistas e ambientes tecnológicos,na compreensão dos processos midiáticos.
     
  • Fornecer referências teóricas e promover atividades de criação,produzindo narrativas audiovisuais na variedade de formatos, tais como: vídeo digital, cinema expandido, cinema interativo, Future Cinema, Sampleamentos, Live Cinema, curtas, documentários e outros, dentre as edições possibilitadas pelos recursos tecnológicos midiáticos.
     
  • Construir habilidades em produções dos novos formatos audiovisuais, que explorem as possibilidades representativas e entrem num circuito de difusão popularizado pela internet, pelas câmeras, mídias portáteis e telefones celulares, atendendo à demanda de produtos e prestação de serviços, em geral.
     
  • Fornecer conceitos e exercitar a habilidade em Cross-Mídia, ou seja, a passagem de um produto criado para mídia  impressa, que circule também em mídia digital,  tais como: identidade visual, projetos editoriais gráficos e outros, adequando  o gerenciamento visual para diferentes plataformas como tablets, smartphones e outras.
     
  • Conceituar e propor projetos gráfico/visuais em que se combine uma pluralidade de referências:a observação direta, obras de arte,ensaios fotográficos, paisagens urbanas, num remix de reinvenção e crítica para mídias e suportes variados. Avaliar as diferentes fases e procedimentos que compõem os processos criativos, nas mídias digitais.
     
  • Desenvolver capacidades profissionais na elaboração de propostas de comunicação, através das mídias sociais, numa sociedade que vivencia novas formas da experiência cidadã atrelada à urbanidade, à cidadania, que inclui as chamadas novas urbanias.
     
  • Apresentar os conceitos fundamentais de macrotendências e empreendedorismo, capacitar diagnósticos de oportunidades nos mais variados segmentos, como tecnologia, design, novos modelos de produção e consumo. Capacitar a gestão de um trabalho autônomo, o próprio negócio, em prestação de serviços para diversos setores
Grau 
Bacharelado
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Perdizes
Modalidade 
Presencial
Coordenação 
Contato 

e-mail:comfil@pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8125   
 

Formulários e Documentos 
Situação 
Matrículas encerradas

Conecte-se a PUC-SP