Catálogo


Livro indisponível 

AS PULSÕES

Arthur Hyppólito de Moura (org.)

Através da pulsão, concebida como matéria-prima fluente e plural, está em questão a própria psicanálise, abrindo-se a via para pensar a prática analítica como uma ética da singularidade, como uma estética da existência ou, até mesmo, no limite, como um construtivismo ontológico.


Livro indisponível 

ESCRITORES OU ESCREVENTES

Estudos literários

Beatriz Berrini (org.)

Coletânea que reúne cinco textos: um primeiro trata do trabalho de iniciação científica visando à transformação do aluno em autor; os demais, fruto desse trabalho, são ensaios literários de jovens autores sobre obras de Guimarães Rosa, do romantismo brasileiro e de José Saramago.


Livro indisponível 

ÉTICA E FINITUDE

Zeljko Loparic

Contribuição relevante não só àqueles que buscam pensar a ética na contemporaneidade, mas também aos que se ocupam em tratar de seus desdobramentos no pensamento de Heidegger.


Livro indisponível 

FAUSTO NO HORIZONTE

(Razões míticas, texto oral, edições populares)

Jerusa Pires Ferreira

Um estudo comparativo das diversas versões populares da fascinante história do homem que vende a alma ao diabo em troca de juventude, imortalizada por Goethe.


Livro indisponível 

FORMA E CIÊNCIA

Vera Cecília Machline
Lilian Cristina Monteiro França
Jerusa Pires Ferreira

De maneiras diferentes, os três artigos deste livro mostram uma relação entre novos conceitos de ciência e novos movimentos da forma, que põem em crise o estabelecido.


Livro indisponível 

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Os mercantilistas, Smith, Ricardo e Marx

Paulo Henrique Sandroni

Tentativa bem-sucedida de explicar os fundamentos econômicos de forma simples, porém rigorosa, lançando mão de exemplos atuais, passagens históricas e até literatura.


Livro indisponível 

MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NO BRASIL

E outros escritos

Luís Claudio M. Figueiredo

Apoiando-se na análise de historiadores e usando fatos recentes da nossa história, como as CPIs e o Impeachment de Collor, o autor mostra qual é e como se forma a complexa identidade brasileira, que oscila entre um personalismo exacerbado, uma massa de indivíduos anônimos e, em alguns raros momentos, uma cidadania moderna e autônoma.