Catálogo


Livro indisponível 

CRÍTICA GENÉTICA

Fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística

Cecilia Almeida Salles

A crítica genética, ou a genética textual, como preferem alguns, é uma ciência de vinte anos. A apresentação dos primeiros passos dessa ciência, seu desenvolvimento e aplicação são os objetivos desta obra. A autora, uma das principais estudiosas brasileiras sobre o tema, parte das teorias semióticas formuladas por Charles S. Peirce para mostrar de que maneira se dá a evolução do processo de criação artística, com base no estudo dos manuscritos literários.


Livro indisponível 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Uma introdução

Carol Kolyniak Filho

A complexidade dos possíveis significados da educação física remete à necessidade de se considerar o processo histórico de sua constituição como área de conhecimento, em especial no Brasil, onde muitos professores debatem hoje seus rumos possíveis e desejáveis. Este livro explicita uma posição a respeito do que significa a educação física e de suas possibilidades na promoção de mudanças na forma de se compreender o homem, sua motricidade, a sociedade e o próprio conhecer.


Livro indisponível 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Uma (nova) introdução

Silvia D. A. Machado (org.)

Transposição, contrato e situações didáticas; obstáculo epistemológico; dialética ferramenta-objeto; registros de representação; teoria dos campos conceituais; engenharia didática. Oito noções que introduzem o leitor, de modo inovador, ao discurso pedagógico da matemática, com o objetivo de ajudar a uma melhor compreensão dos problemas de ensino-aprendizagem na área.


Livro indisponível 

FILOSOFIA MODERNA

Uma introdução

Sonia A. Ignacio Silva

Iniciação à interrogação epistemológica, abordando temas fundamentais como: a relação filosofia-ciência, a origem, o estatuto e as funções da razão, a relação trabalho-humanização e o embate positivismo versus materialismo histórico. A autora trabalha com base na análise das principais matrizes do pensamento contemporâneo.


Livro indisponível 

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR CENTRADA NA ESCOLA

Uma introdução

Moacyr da Silva

Com um texto fluente e agradável, o autor nos mostra que propostas de formação continuada de professores, apresentadas hoje como inovadoras, tiveram sua concretização no Brasil na década de 1960, na realização de vários projetos de renovação educacional. Faz do Ginásio Vocacional de Americana, do qual foi orientador pedagógico na década de 1960, seu objeto de estudo para discutir uma experiência de formação continuada na escola, dando voz a diversos profissionais envolvidos no projeto.


Livro indisponível 

INTERAÇÃO ENTRE HUMANOS E COMPUTADORES

Uma introdução

Paulo Sergio de Carvalho

Este livro sugere uma reflexão sobre as mudanças culturais e de subjetividade provocadas pelo ingresso das máquinas informáticas no cotidiano dos brasileiros adultos. Mediante a abordagem de aspectos conceituais e históricos e a análise de trabalhadores brasileiros, apresenta os efeitos da interação entre o homem e o computador.


Livro indisponível 

ENTREVISTA E ÉTICA

Uma introdução

Marcos Cripa (orient. e org.)

Um livro que interessa a estudantes de qualquer área, mas também a quem quer que acompanhe de forma crítica o desenvolvimento da imprensa no país, em especial a que dá espaço a grandes entrevistas.