Catálogo


Impressão sob demanda | E-book gratuito

DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA, ESPIRITUALIDADE E MEIO AMBIENTE

O Sagrado em Perspectiva

Marlise A. Bassani

A partir da abordagem do Sagrado como perspectiva condutora para diversas contribuições no campo da ciência, em especial a psicológica, a Coletânea reúne três temáticas de exploração – Espaço, Tempo e Corpo - correspondentes a eventos promovidos pelo Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, proporcionando um convite às possibilidades de articulação. Além da compilação dos textos, apresenta reflexões dos próprios autores a respeito das contribuições para os dias atuais, propiciando um panorama do processo científico na produção de conhecimento. Convite feito: profissionais, professores e pesquisadores em Psicologia, estudantes de graduação e pós-graduação, desta e de outras áreas do conhecimento, e público em geral, a participarem das discussões levantadas em busca de atualizações, aprofundamentos e interlocuções desafiadoras!


Livro indisponível 

FAMÍLIA E COMUNIDADE

pesquisas e intervenções em temas emergentes

Rosa Maria Stefanini de Macedo (org.)
Ida Kublikowski (org.)

A obra aqui apresentada é produto de intervenções e pesquisas desenvolvidas nos últimos dois anos pela rede de pesquisadoras que compõem o Grupo de Trabalho "Família e Comunidade", filiado à ANPEPP. A partir de uma perspectiva sistêmica são priorizados, na coletânea, temas que abrangem tanto situações de dor e sofrimento, como situações de vulnerabilidade e risco para as famílias e comunidades. Os resultados obtidos são aplicáveis tanto do ponto de vista terapêutico quanto preventivo, com vistas à melhoria da qualidade de vida das populações em foco. Esperamos, caros leitores, que o presente escrito permita ampliar olhares e gerar reflexões sobre as questões apresentadas. Contribuir para a evolução das práticas clínicas, em consonância com os movimentos e mudanças da sociedade atual e as consequentes transformações vividas pela família na contemporaneidade, permite oferecer subsídios para políticas públicas e para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Site para compra do livro: Editora CRV


Impresso | E-book gratuito

CONSTRUINDO UMA PSICOLOGIA SOCIAL ÉTICO-POLÍTICA NA TRANSVERSALIDADE TEÓRICA

Maria Cristina G. Vicentin (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Suélen Cristina de Miranda (org.)
Karla Rampim Xavier (org.)

Esta coletânea de artigos de docentes e discentes do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP evidencia a perspectiva ético-política, de pluralismo e transversalidade teórico-metodológica que tem orientado a ação do Programa, assim como a aposta na produção conjunta entre docentes e discentes de diferentes núcleos de pesquisa. O conjunto de textos-tema e ressonâncias reitera o sentido do que se entende por uma Psicologia conectada com o seu tempo e com o País, refletindo sobre as desigualdades sociais; as constru-ções identitárias hoje; o debate sobre gênero, raça e etnias; o contexto macro e micropolítico e as exigências de um agir profissional e na pesquisa compromissado ética e politicamente.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PESQUISAS EM PSICOLOGIA CLÍNICA

Contexto e desafios

Ida Kublikowski (org.)
Edna Maria Severino Peters Kahhale (org.)
Rosa Maria Tosta (org.)

Produção coletiva dos professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, considerado um dos mais antigos programas de Psicologia Clínica do País, esta obra, com considerável amplitude, contempla as mais diversas perspectivas em Psicologia Clínica – mas sobretudo reflete a sua riqueza e seus dilemas – e o Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC/SP em suas diferentes facetas. A ordem de apresentação dos capítulos não segue nenhum critério teórico e ou metodológico, facultando, ao leitor, escolher a ordem de leitura que lhe convier.


Livro indisponível 

PESQUISA QUALITATIVA NO CONTEXTO DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

Experiências, Desafios e Reflexões

Rosa Maria Stefanini de Macedo (org.)
Ida Kublikowski (org.)
Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré (org.)

A obra que aqui se apresenta é uma preciosidade para aqueles que trabalham com famílias e comunidades, no campo da pesquisa e da intervenção em psicologia e áreas afins. Trata-se do produto do trabalho de uma rede de pesquisadoras brasileiras, congregadas no Grupo de Trabalho denominado Família e Comunidade filiado à ANPEPP. É no entorno de ambas as palavras-chave, que compõem o título do livro, que convergem os diferentes interesses de pesquisa dos autores envolvidos, que aceitaram o desafio de refletir sobre os dilemas da produção de conhecimento na área da Psicologia e, em especial, da psicologia da família e da comunidade.

Site para compra do livro: Editora CRV


Impresso

VIVER EM ÁREAS DE RISCO

Reflexões sobre vulnerabilidades socioambientais

Mary Jane Paris Spink

Com capítulos temáticos e estudos de caso, este livro aborda a questão das moradias em áreas de risco a partir de diversas óticas, entre elas a controvérsia sobre definições de risco e sua aplicação aos desastres ambientais, a dinâmica perversa da expansão do município de São Paulo e a contraposição entre o direito à moradia e a preservação dos mananciais. Os temas de cunho mais teórico recebem um colorido especial por meio dos estudos de caso, nos quais actantes, humanos e não humanos (como córregos, deslizamentos de terra e obras), assumem prioridade. Embora ancorado em uma abordagem psicossocial construcionista, o livro é transdisciplinar e propicia o diálogo entre pesquisadores, ativistas e cidadãos de distintas procedências teóricas e políticas.


Impresso

POLÍTICA AMBIENTAL

Contribuições interdisciplinares para um projeto de futuro

Eda Terezinha de Oliveira Tassara (org.)
Sandra Maria Patrício Ribeiro (org.)

A psicologia ambiental, no quadro de uma ciência ambiental prospectiva, deve privilegiar programas de investigação que – compromissados ética e politicamente com o processo de emancipação humana – propiciem conhecimentos sobre relações entre a subjetividade humana e a consciência ambiental, na história e na geografia.
Política ambiental: contribuições interdisciplinares para um projeto de futuro visa oferecer reflexões que auxiliem nessa busca, apresentando, em seu conjunto, elementos para propiciar uma análise que leve a um esclarecimento sobre relações entre ciência, discurso e realidade ambiental no contexto geopolítico planetário contemporâneo. Ela é composta de ensaios elaborados por participantes do Grupo de Estudos em Psicologia Socioambiental do Instituto de Estudos Avançados da USP e por pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) associados aos projetos de investigação desenvolvidos no Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP.