Sobre a Pastoral Universitária

A Coordenadoria de Pastoral Universitária está a serviço da presença da Igreja na Pontifícia Universidade Católica. Trata-se de uma atividade decorrente da missão e identidade da própria Universidade Católica, "parte integrante e indispensável da vida e estrutura da instituição" (Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, Nº. 38).

Seu objetivo é auxiliar a comunidade universitária a articular de maneira adequada sua vida acadêmica, pessoal, social com a fé. Para isso anima, dinamiza e desperta a vivência da fé e a convivência fraterna entre os membros da comunidade universitária.

Ao mesmo tempo, do ponto de vista acadêmico, estimula uma reflexão que faça amadurecer as implicações da fé no modo de conhecer a realidade em todas as áreas de estudo. Contribui assim para recompor, no plano acadêmico-científico, a integralidade e a complexidade da experiência humana, superando uma falsa oposição entre a ciência e a fé, criada pelos que reduzem a fé a uma opção particular, sentimental e irracional.

Tudo isso se desenvolve num profundo diálogo a partir do patrimônio do Magistério da Igreja. Trata-se de um diálogo respeitoso com as outras identidades religiosas presentes no mundo universitário, pois seu objetivo não é o de alcançar uma uniformidade de pensamento, mas sim o diálogo e a busca da verdade, necessários para a realização da pessoa humana.

Para o cumprimento de sua missão, a Coordenadoria de Pastoral Universitária conta com o Serviço de Pastoral e com o Núcleo Fé e Cultura, um centro cultural cuja missão é incentivar o diálogo e a reflexão, a partir do Magistério da Igreja, no mundo acadêmico e cultural de São Paulo.

 

Local

Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes
Prédio Bandeira de Melo - Sala 63
CEP: 05015-001 – São Paulo - SP

 

Contato

E-mail: pastoralpuc@pucsp.br
Telefones: (11) 3670-8557 e
11) 3670-8038

Eventos Atuais

8 de novembro é o Dia Nacional da Coleta de Alimentos

O Brasil tem encontro marcado com a solidariedade: no dia 8 de novembro, acontecerá a 9ª edição do Dia Nacional de Coleta de Alimentos. A campanha já entrou para o calendário nacional e arrecadou mais de 700 toneladas de alimentos desde a sua primeira edição em 2006.

A Coleta Nacional de Alimentos conta com diversas parcerias. Desde os supermercados que permitem o trabalho dos voluntários até os Bancos de Alimentos que recebem as doações. Também participam empresas e entidades de fomento que financiam todo o material utilizado na Coleta.

Em 2014 a Coleta acontecerá em 60 cidades de todo o Brasil, contando com a participação de mais de 5.000 voluntários, que fazem um trabalho de formiguinha abordando os clientes e convidando-os a doar os alimentos não perecíveis mais utilizados pelas instituições que receberão os donativos. Os voluntários, a parte mais importante do gesto, são pessoas de todas as faixas etárias, que doam parte do seu dia, ou até mesmo o dia todo, para que o projeto possa acontecer.

No dia 8 de Novembro, a Pastoral Universitária da PUC-SP, assumirá a Campanha em duas lojas: no Supermercado Pão de Açúcar da Rua Tito, 639/705 na Vila Romana e no Supermercado Pão de Açúcar da Alameda Santos, 2071, no Jardim Paulista.

Na sede da Pastoral no Campus Monte Alegre e na Direção do Campus Marquês de Paranaguá se encontram disponíveis folhetos para a divulgação e a ficha de inscrição com as informações e modalidades da disponibilidade dos participantes.

O prazo para inscrições de VOLUNTARIADO vai até o dia 30 de outubro.

  • No Campus Monte Alegre / Perdizes, elas deverão ser encaminhadas para a sala da Pastoral Universitária nº 63 – térreo do prédio novo ou pelo e-mail: pastoralpuc@pucsp.br.
  • No Campus Marquês de Paranaguá a inscrição deve ser entregue na Sala da Direção de Campus.

Mais Informações: (11) 3670-8557

Conecte-se à PUC-SP