Sobre a Pastoral Universitária

A Coordenadoria de Pastoral Universitária está a serviço da presença da Igreja na Pontifícia Universidade Católica. Trata-se de uma atividade decorrente da missão e identidade da própria Universidade Católica, "parte integrante e indispensável da vida e estrutura da instituição" (Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, Nº. 38).

Seu objetivo é auxiliar a comunidade universitária a articular de maneira adequada sua vida acadêmica, pessoal, social com a fé. Para isso anima, dinamiza e desperta a vivência da fé e a convivência fraterna entre os membros da comunidade universitária. 

Ao mesmo tempo, do ponto de vista acadêmico, estimula uma reflexão que faça amadurecer as implicações da fé no modo de conhecer a realidade em todas as áreas de estudo. Contribui assim para recompor, no plano acadêmico-científico, a integralidade e a complexidade da experiência humana, superando uma falsa oposição entre a ciência e a fé, criada pelos que reduzem a fé a uma opção particular, sentimental e irracional. 

Tudo isso se desenvolve num profundo diálogo a partir do patrimônio do Magistério da Igreja. Trata-se de um diálogo respeitoso com as outras identidades religiosas presentes no mundo universitário, pois seu objetivo não é o de alcançar uma uniformidade de pensamento, mas sim o diálogo e a busca da verdade, necessários para a realização da pessoa humana.

Para o cumprimento de sua missão, a Coordenadoria de Pastoral Universitária conta com o Serviço de Pastoral e com o Núcleo Fé e Cultura, um centro cultural cuja missão é incentivar o diálogo e a reflexão, a partir do Magistério da Igreja, no mundo acadêmico e cultural de São Paulo.

 

Local

Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes
Prédio Bandeira de Melo - Sala 63
CEP: 05015-001 – São Paulo - SP

 

Contato

E-mail: pastoralpuc@pucsp.br
Telefones: (11) 3670-8557 e
11) 3670-8038

Eventos Atuais

Celebração Eucarística início do ano letivo 2016

 

A Reitora e a Coordenadoria de Pastoral da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, convidam toda a comunidade acadêmica para missa de início do ano letivo de 2016 da PUC-SP, a realizar-se no dia 17 de fevereiro, às 12h00 na Capela do campus Monte Alegre. A celebração será presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo - Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade.

 

 

 


Saiba mais sobre o evento

 

 

"Contribuições do Cristianismo em meio a atual crise socioeconômica e política - uma perspectiva ecumênica”

 

A Coordenadoria de Pastoral Universitária da PUC-SP, em parceria com a Aliança Bíblica Universitária, convidam a comunidade acadêmica e todos os interessados a participarem da palestra “As contribuições do Cristianismo em meio a atual crise socioeconômica e política – uma perspectiva ecumênica”, O evento terá como ideia central, entre outras, fazer uma análise da atual conjuntura socioeconômica e política do Brasil e a partir da perspectiva ecumênica mostrar possíveis contribuições do cristianismo que possibilitem o vislumbrar de um horizonte factível. Em suma, as implicações da fé cristã sob uma ótica histórica, filosófica e sociológica numa conjuntura de crise como a que vivemos hoje no Brasil.   O tema será abordado pelos professores Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da FAAP, Paul Freston, professor da Wilfrid Laurier University (Canadá), e Jonas Madureira, professor da Faculdade Teológica Batista em São Paulo. Serão conferidos atestados de participação (horas atividades e/ou complementares extracurriculares) aos presentes inscritos. Informações: Coordenadoria de Pastoral Universitária – E-mail: pastoralpuc@pucsp.br, Telefones, 3670-8557 e 3670-8389.

Dia: 25 de fevereiro de 2016
Horário: às 19h30
Local: PUCSP, Campus Monte Alegre, Nº 984, auditório 239.


Saiba mais sobre o evento

 

 

Presença de Dom Carlos Lema Garcia no campus Monte Alegre.

 

A Pastoral Universitária da PUC-SP comunica a toda comunidade acadêmica que, a partir do mês de setembro, todas as quartas-feiras, das 18h às 20h, Dom Carlos Lema Garcia, bispo referencial do Vicariato para a Educação e a Universidade estará presente no Campus Monte Alegre, no Espaço de Convivência São Tomás de Aquino (antiga lojinha da PUC), para conversar, escutar, se aproximar e conhecer melhor as pessoas desta comunidade universitária. Ele se colocará à disposição dos estudantes, dos professores e dos funcionários que quiserem encontrá-lo para uma conversa fraterna.

Maiores informações com a Walkíria, na secretaria da Pastoral Universitária, sala 63, térreo Prédio Novo, telefone 3670-8557 ou pelo e-mail: pastoralpuc@pucsp.br 



Veja o cartaz do Evento

Conecte-se à PUC-SP