Ciências Sociais

Guia do Estudante

Grau

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Apresentação

O curso de Ciências Sociais da PUC-SP é o mais tradicional e bem avaliado da cidade de São Paulo. Desde o início da década de 1960, cientistas sociais formados pela PUC-SP são requisitados para ocuparem postos de trabalho em associações da sociedade civil, secretarias de governo municipal e estadual, assessoria de prestações de serviços públicos, empresas e em renomados institutos de pesquisa das condições sociais, políticas e econômicas da população brasileira. O curso também prepara para o ingresso na pós-graduação oferecendo uma solida carreira de professor e pesquisador acadêmico em nível de mestrado e doutorado. Há 40 anos o Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP prepara pesquisadores que atuam na carreira docente nas principais universidades brasileiras públicas ou privadas.


O Bacharelado em Ciências Sociais é semestral, totalizando oito semestres, com duração de quatro anos e estrutura-se em três áreas de conhecimento: Antropologia, Política e Sociologia; possui também um grande eixo de disciplinas e atividades voltadas à pesquisa, como Métodos e Técnicas de Pesquisa, Laboratório de Formação do Pesquisador e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Compõe-se a grade curricular de disciplinas complementares para a formação do Cientista Social, a saber: Economia, Filosofia, Psicologia, Historia e Geografia. Este conjunto variado de disciplinas de diferentes áreas de conhecimento e de atuação formam pesquisadores munidos de um saber de natureza multidisciplinar, assim como de pensamento crítico, criativo e autônomo, capazes de problematizar a realidade histórica, social, política e cultural.

As instituições sociais, órgãos públicos e empresas privadas necessitam cada vez mais de profissionais capazes de avaliar criticamente situações complexas, de construir problemas e questões que orientam a coleta de dados empíricos de pesquisa que irão subsidiar as possíveis soluções. Os problemas das grandes metrópoles, questões ambientais e globais, protestos e revoltas políticas antisistêmicas, os direitos das populações indígenas e tradicionais são alguns dos problemas do mundo contemporâneo que exigem a presença de cientistas sociais. Os cientistas sociais - sociólogos, antropólogos e cientistas políticos - formados na PUC-SP desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e planejamento, análise de dados, assessoria e consultoria em diferentes áreas como saúde, educação, cultura, planejamento urbano, meio-ambiente, recursos humanos e consultoria política.

A PUC-SP se destaca, além da sua excelência acadêmica, por constituir-se espaço de vivência da vida universitária, com a oportunidade de experimentar múltiplos encontros que irão contribuir para a afirmação de modos de vida criativos e o aprendizado da diferença. Em todos os cursos da PUC-SP, o estudante possui a liberdade de atuação em associações estudantis que propiciam a construção de sociabilidades que afirmam a diferença, as controvérsias e a livre manifestação sem cercear os oponentes.


Os estudantes de Ciências Sociais da PUC-SP promovem semanas científicas com temáticas contemporâneas, mesas redondas sobre temas atuais, atividades de ensino de preparação dos alunos oriundos da escola pública para o ingresso na Universidade, atividades culturais, artísticas e festivas. A PUC-SP, especialmente estudantes e professores do curso de Ciências Sociais, se orgulham de uma história de invenção de resistências às formas autoritárias de governos e de convívio societário.

 

 

  Conheça o #VCnaPUC* *Programa de Relacionamento com o Vestibulando
Coordenação
 
Coordenador(a)
avatar_quadrado.jpg
Prof. Dr. Pedro Gustavo Fernandes Fassoni Arruda
Vice-Coordenador(a)
avatar_quadrado.jpg
Prof. Dr. José Paulo Florenzano
Contato

Secretaria da Faculdade de Ciências Sociais
(11) 3670 8110

E-mail: facsoc@pucsp.br
 

Menu
Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC