Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD)

O Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) foi criado pela PUC-SP no final do segundo semestre de 2020 e tem como objetivo:

1. organizar ações de formação voltadas ao desenvolvimento profissional dos docentes da PUC-SP.

2. apoiar as coordenações de curso no desenvolvimento dos seus projetos pedagógicos, no que se refere ao planejamento, às metodologias diversificadas de ensino e de avaliação da aprendizagem, ao uso de tecnologias digitais, entre outros.

3. elaborar estudos e divulgar conhecimento científico relativos ao desenvolvimento profissional docente e inovação.

Desde o primeiro semestre de 2021, o Centro já promoveu dois momentos de formação que compõem o 1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente. O primeiro contemplou diversas temáticas, organizadas em quatro eixos: 1) acolhimento e apresentação das atividades de apoio docente, 2) temas gerais como Juventudes e Cultura Contemporânea, 3) conhecimento pedagógico com ênfase nas metodologias diversificadas e foco na interação e colaboração entre alunos e professores nas aulas remotas, ensino híbrido, avaliação da aprendizagem e outros recursos e 4) estrutura de apoio aos docentes, direcionada aos serviços da biblioteca e da DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), plano de ensino, portal acadêmico e preparação e realização de Defesas no Teams.

O segundo momento de formação aconteceu em julho/21 e manteve os eixos estruturantes da edição anterior, considerando a avaliação feita pelos participantes, e contemplou as temáticas:

1. O olhar do professor para os estudantes no contexto da pandemia.

2. O ensino no contexto da diversidade na Educação Superior.

Durante os três dias de evento, assim como anteriormente, os monitores do GAAR contaram com a participação de professores do grupo e ofereceram plantões aos docentes para auxiliá-los no que fosse necessário.

Cabe ressaltar que o CAD, atualmente, é coordenado pelo Profº Nelson Gimenes e conta com a participação dos membros do GAAR na promoção de suas atividades.

Assista no link: PUC-SP inaugura novo Centro de Aperfeiçoamento Docente como foi feita a divulgação do Centro à comunidade universitária.

Reitora
Prof. Nelson Gimenes  Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores (PUC-SP) pesquisador da Fundação Carlos Chagas e editor-chefe da Revista Estudos em Avaliação Educacional. Coordena o Centro de Aperfeiçoamento Docente da PUC- SP.

PUC-SP