Notícias

Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD)

Notícias

2024

Fevereiro

Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: inscrições abertas

Atividades acontecem de 6 a 22/2

Saiba mais


 

Anos Anteriores

 

2023  

2023

Novembro

Evento debate tecnologia e metodologias ativas na pós em Letras

Atividade online com emissão de certificado

Saiba mais


Campus Marquês de Paranaguá recebe "Encontro de Ciências Exatas e Tecnologia 2023"

Evento inclui "Semanas Acadêmicas" de vários cursos

Saiba mais


Julho

Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: 2º semestre de 2023

Inscrições abertas de 26/7 a 4/8

Saiba mais


Junho

Inscrições abertas para o "Seminário Pesquisas, Projetos e Práticas em Organizações

Atividade será híbrida

Saiba mais


Maio

Estudo articula contextos curriculares e uso de tecnologias digitais

Atividade é coordenada pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação

Saiba mais


Pós em Literatura e Crítica Literária: conheça a Plataforma Ciência Aberta

Portal reúne produtos de pesquisas, materiais de estudo, didáticos e artísticos em diversos formatos, como textos, áudios, imagens e vídeos

Saiba mais


Fevereiro

Centro de Aperfeiçoamento Docente realiza novas atividades em fevereiro

Entre as ações, haverá mesas-redondas, grupo de trabalho e plantão de dúvidas com atendimento individualizado

O Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) realizará até 16/2 atividades de formação dirigidas a docentes da PUC-SP.

Saiba mais


Centro de Aperfeiçoamento Docente realiza primeiras atividades de 2023

Diversas ações foram realizadas de forma online e também presencial

Desde 2021, o Centro de Aperfeiçoamento Docente da PUC-SP (CAD) realiza uma série de atividades para discutir e aprimorar a prática docente. Os trabalhos de 2023 tiveram início neste mês de fevereiro, com ações online e presenciais, de 7 a 16/2. Houve mesas-redondas, grupos de trabalho e plantão de dúvidas com atendimento individualizado (clique aqui para saber mais).

Saiba mais

2022  

2022

Outubro

PUC-SP realiza o “I Ciclo de formação docente antirracista”

Primeiro tema a ser debatido no evento aborda a linguagem antirracista em sala de aula

A PUC-SP realiza o I Ciclo de Formação Docente Antirracista, dia 19/10, das 16h às 17h30, de maneira remota. A atividade recebe o prof. Mauricio J. Souza Neto, CEO da Ọfò̀: Language and Cultural Solutions e advisor na International School, para falar sobre o tema A linguagem antirracista: conscientização e mudança.

Saiba mais


Julho

CAD realiza oficinas para docentes no final de julho

Atividades integram o Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente 2022

O Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) realizará atividades de formação dirigidas aos (às) docentes da PUC-SP em 27, 28 e 29/7. Elas integram o Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente em 2022 e serão compostas por mesas-redondas, grupos de trabalho e plantão de dúvidas.

Saiba mais


Maio

Oficinas online para docentes: inscrições abertas e vagas limitadas

Atividades oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) da PUC-SP

Entre os dias 17 e 27/5, docentes podem participar de uma série de oficinas online oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD). Com duração de 1h30 cada, todas serão realizadas pela Plataforma Teams.

Saiba mais


Fevereiro

II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: inscrições terminam dia 7/2

Atividades estão divididas entre compulsórias e eletivas

Terminam no dia 7/2 as inscrições para o II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente. Algumas atividades terão vagas limitadas e o critério utilizado será a ordem das inscrições.

Saiba mais


“2º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente”: atividade de 11/2

Programação do dia abordará o tema “Docentes Ingressantes na PUC-SP”

A programação do 2º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente segue no dia 11/2, às 10h30, com a atividade Docentes Ingressantes na PUC-SP. O objetivo é familiarizar este público às características principais da Universidade, seu projeto e sua política acadêmicos a curto e médio prazo.

Saiba mais


“2º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente”: atividade de 24/2

Programação encerra o Ciclo e abordará o tema "Docência na Universidade: desafios e perspectivas

A programação do 2º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente se encerra no dia 24/2, às 10h30, com a atividade Docência na Universidade: desafios e perspectivas. Participam do debate a reitora Maria Amalia Andery e todos(as) os(as) pró-reitores(as).

Saiba mais


Janeiro

II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: atividades de 8 a 24/2

Programação para docentes da PUC-SP é organizada pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD)

O Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) realiza, de 8 a 24/2, o 2º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente. Todos os professores da PUC-SP devem participar.

Saiba mais


II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: inscrições abertas

Atividades estão divididas entre compulsórias e eletivas

Conforme divulgado anteriormente, durante o mês de fevereiro teremos o II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) de nossa universidade. As discussões com o(a)s convidado(a)s e as oficinas de práticas pedagógicas serão feitas em ambiente digital (Office 365, Even3, etc), entre os dias 08 e 24 de fevereiro.  - Clique aqui

Saiba mais


II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: atividades de 8 a 24/2

Programação para docentes da PUC-SP é organizada pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD)

O Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) realiza, de 8 a 24/2, o 2º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente. Todos os professores da PUC-SP devem participar. A programação completa e o link de inscrição serão divulgados em breve.

As atividades têm como objetivo principal contribuir para o aprimoramento profissional dos docentes da graduação e pós-graduação da Universidade por meio de um conjunto de ações de formação, considerando diferentes aspectos do trabalho do professor na educação superior.

Saiba mais

 

2021  

2021

Novembro

CAD oferece nova oficina a docentes

Atividade é voltada a todos(as) que pretendam avançar na modalidade híbrida em 2022

Até o dia 9/11, professores(as) podem se inscrever para a nova oficina oferecida pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente da PUC-SP (CAD).

Saiba mais


CAD oferece nova oficina a docentes

Atividade é voltada a todos(as) que pretendam avançar na modalidade híbrida em 2022

Até o dia 9/11, professores(as) podem se inscrever para a nova oficina oferecida pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente da PUC-SP (CAD).

"Os novos desafios impostos pela pandemia somam-se a desafios pedagógicos preexistentes, incluindo as possibilidades abertas pelo ensino híbrido, cada vez mais presente no cotidiano educacional, principalmente na educação superior. A PUC-SP, em continuidade ao desenvolvimento de seu projeto acadêmico de revisão de seus PPC, e tendo em vista a implementação estratégica de mudanças em suas disciplinas, realizará esta oficina voltada ao preparo para o ensino híbrido, com uma dinâmica denominada 'mão na massa'", afirma o coordenador do CAD, prof. Nelson Gimenes.

A atividade será realizada na Plataforma Teams, em três encontros síncronos, nos dias 12 e 19/11 e 3/12, das 16 às 17h30. Clique aqui para fazer a inscrição.


Apoio docente e atividades remotas: CAD e GAAR lançam novos materiais

Acesse as novidades do Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) e do Grupo de Apoio às Atividades Remotas (GAAR)

O Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) e o Grupo de Apoio às Atividades Remotas (GAAR) acabam de divulgar novos materiais de apoio, em pdf e vídeo, para uso dos recursos na Plataforma Teams.

A produção se destina à criação de canais nas equipes das disciplinas e tutorais para uso do Padlet e do Whiteboard (lousa/quadro digital). O objetivo é tornar públicos e acessíveis mais recursos das ferramentas digitais que sirvam de suporte para a prática docente.

Clique aqui para acessar.

Outros materiais

Também estão disponíveis outros tutoriais, entre eles os materiais de apoio para a avaliação da aprendizagem de sala de aula, por meio da Plataforma Teams. Eles podem ser acessados neste link.

Para tirar dúvidas, solicitar apoio adicional, dar sugestões ou pedir auxílio para testar novos aplicativos e conversar sobre possibilidades de uso de outras metodologias no formato remoto, acesse este link.


Outubro

Apoio docente e atividades remotas: CAD e GAAR lançam novos materiais

Acesse as novidades do Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) e do Grupo de Apoio às Atividades Remotas (GAAR)

O Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) e o Grupo de Apoio às Atividades Remotas (GAAR) acabam de divulgar novos materiais de apoio, em pdf e vídeo, para uso dos recursos na Plataforma Teams. 

A produção se destina à criação de canais nas equipes das disciplinas e tutorais para uso do Padlet e do Whiteboard (lousa/quadro digital). O objetivo é tornar públicos e acessíveis mais recursos das ferramentas digitais que sirvam de suporte para a prática docente.

Saiba mais


Centro de Aperfeiçoamento Docente lança site

Página oferece diversas ferramentas e a gravação das edições dos "Ciclos de Formação"

O CAD tem como objetivos organizar ações de formação voltadas ao desenvolvimento profissional dos docentes da PUC-SP, apoiar as coordenações de curso no desenvolvimento dos seus projetos pedagógicos, no que se refere ao planejamento, às metodologias diversificadas de ensino e de avaliação da aprendizagem, ao uso de tecnologias digitais, entre outros, bem como elaborar estudos e divulgar conhecimento científico relativos ao desenvolvimento profissional docente e inovação. 

Na página podem ser encontradas as gravações das edições dos Ciclos de Formação, tutoriais sobre ferramentas do Teams e notícias, entre outros.

Saiba mais


Setembro

Monitores do GAAR em formação: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL)

Os monitores do GAAR participaram da Oficina de Formação de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) ministrada pelo Professor David Lemes. A finalidade da atividade é propiciar uma sólida formação aos monitores de forma que estejam preparados para a função de auxiliar os docentes da PUC/SP, por meio da apresentação de novas metodologias que podem servir de recurso na superação dos desafios enfrentados nesse novo cenário acadêmico virtual.

Nessa oficina, foram discutidos aspectos teóricos da Aprendizagem Baseada em Projetos e apresentados exemplos práticos da metodologia aplicada nos cursos de Saúde. A monitora Beatriz Silverio da Rocha considerou positivo o aprendizado adquirido: “Essa forma de aprendizagem baseia-se nas metodologias ativas, ou seja, o aluno como a gente no processo de desenvolvimento de conhecimentos. Desta forma, o professor torna-se um mediador entre o aluno e o conhecimento. Por meio dessa metodologia ativa, a elaboração e execução de projetos complementa o embasamento teórico, substituindo as aulas expositivas por problematização, neste sentido, como um caso redigido, por exemplo, pode se transformar num projeto posterior, que pretende agregar o conhecimento teórico ao prático”.

O PBL pode ser aplicado nos mais diversos cursos tanto nas aulas presenciais quanto remotas. Para saber mais sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos e a sua aplicação, acesse o link http://bit.ly/GAAR2021 e agende um atendimento individual com a equipe de monitores do GAAR.

 

 


Monitores do GAAR em formação: Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL)

Os monitores do GAAR participaram, no dia 04/08/2021, da Oficina de Formação de Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) ministrada pelo Professor Mário Cesaretti. O objetivo central dessa atividade foi contribuir para construção de uma sólida formação pedagógica aos monitores para que estejam devidamente preparados para a função de auxiliar os professores da PUC/SP.

Nessa oficina, foram discutidos aspectos teóricos da Aprendizagem Baseada em Equipes e organização de atividades pedagógicas utilizando o método TBL. Por ser uma metodologia ativa, o Professor Mário preparou uma aula prática em que os alunos aprenderam sobre o TBL a partir do seu uso, instruindo os participantes para a aplicação do método nos moldes digitais. A monitora Gabrielle Valeri considerou positivo o aprendizado adquirido, conforme depoimento a seguir: “O método apresentado pelo Professor Mário nos permite avaliar se o estudante muda ou não de opinião quando confrontado com a ideia do grupo. Outro ponto positivo da oficina foi o Professor Mário ter aplicado a dinâmica da aprendizagem em equipes para nos ensinar mais a respeito do método”.

Com o atual cenário acadêmico, a interação entre os alunos se tornou mais restrita e a Aprendizagem Baseada em Equipes é uma ferramenta pedagógica que pode ser perfeitamente adaptada e aplicada para a linguagem das aulas remotas, criando um ambiente de aprendizagem interativa.

Para saber mais sobre o Método TBL, acesse o link http://bit.ly/GAAR2021 e agende um atendimento individual com a equipe de monitores do GAAR.

 

 


Julho

Ciclo de Formação Docente: novas atividades dias 28,29 e 30/7

Ciclo é promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD)

O Ciclo de Formação Docente 2021, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), retomará as atividades nos dias 28,29 e 30/7. A programação completa será divulgada em breve.

Saiba mais


Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: primeira atividade do segundo semestre

Haverá debates e plantão de dúvidas

Entre os dias 28, 29 e 30/7 se realiza o Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente – 2º semestre, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente da PUC-SP (CAD).

Saiba mais


GAAR é notícia na TV PUC

A TV PUC abriu espaço para contar a história do Grupo de Apoio às Atividades Remotas. Na matéria, produzida em conjunto com a equipe do GAAR, é possível conhecer como se deu a criação do grupo e as atividades que são realizadas, além de saber quais as novidades para este semestre.  
 
O vídeo conta com os depoimentos dos pró-reitores, Profa. Alexandra Fogli Serpa Geraldini e Prof. Márcio Alves da Fonseca, de graduação e pós-graduação, respectivamente, que abordam sobre a formação do GAAR e sua importância para a comunidade acadêmica da PUC-SP.  
 
Os professores Nelson Gimenes, coordenador do Centro de Aperfeiçoamento Docente, e Mario Cesaretti, membro do grupo, relembram como foram as primeiras atividades e contam as próximas ações.  
   
A monitora Fabiana Carvalho relata como é a rotina do grupo e a importância do trabalho realizado não só para os docentes, mas também para os alunos e, ainda, para os próprios monitores do GAAR, por meio da troca dos conhecimentos adquiridos.  
  
O ponto alto da matéria são os depoimentos das professoras Celeste Melão, do curso de Direito, e Ana Elisa Machado Cysne, do curso de Letras, que relembram os desafios lançados para o grupo e as soluções encontradas.  
   
Confira a matéria no link GAAR | PUC-SP.


GAAR oferece atendimento individual aos docentes e discentes  

O Grupo de Apoio às Atividades Remotas (GAAR) integra o Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) e tem como objetivo desenvolver ações que envolvam o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos docentes e discentes de graduação e pós-graduação da PUC-SP.   
 
 Com o advento da pandemia do COVID-19, a crise se instaurou nos mais variados segmentos da sociedade, afetando diretamente as instituições de ensino habituadas com o funcionamento do trabalho presencial. Visando manter a qualidade acadêmica característica da instituição, a PUC-SP implantou efetivas medidas e, entre elas, criou o Grupo de Apoio às Atividades Remotas, formado por docentes, funcionários e estudantes de pós-graduação.   
 
Para além do auxílio às novas ferramentas de tecnologias para uso acadêmico, os monitores do GAAR, capacitados a partir de oficinas ministradas por professores especialistas da PUC-SP, estão aptos para contribuir com o desenvolvimento de novas estratégias e linguagens pedagógicas para o ensino remoto, objetivando facilitar e aprimorar a relação aluno-professor no novo ambiente da sala de aula, agora, digital.   
 
Ativo desde o final do primeiro semestre de 2020, o GAAR assessorou diversos docentes e discentes da instituição e vem contribuindo no auxílio das demandas apresentadas, desde possíveis dificuldades de uso com as plataformas até mesmo na implementação de metodologias ativas.  
 
A criação de materiais de apoio docente também é outra atividade implementada pelo GAAR. Já estão disponíveis três tutoriais: dois relativos ao recurso 'Tarefas' para avaliação dos alunos e um para a criação de salas para sessão em grupo, ferramentas de uso disponíveis na Plataforma Teams. O recurso Tarefa está subdividido em dois tutoriais: Tarefa e Questionário, que permitem (re)pensar as maneiras de realizar e disponibilizar as avaliações, inclusive com a possibilidade de devolutivas aos alunos de forma simples e ágil. O tutorial "Como Criar Salas para Sessão de Grupo" na Plataforma Teams, além de expor exemplos de atividades usando metodologias ativas, também apresenta o passo a passo para a criação e utilização de diversas salas que podem ser úteis para promover a interação entre os alunos e professores durante as aulas.  
  
Para saber mais sobre o GAAR e sanar alguma dúvida e/ou necessitar de um apoio adicional, na busca por ideias, sugestões e/ou auxílio em testar novos aplicativos e conversar sobre possibilidades de outras metodologias no formato remoto, acesse o link http://bit.ly/GAAR2021 e agende um atendimento individual com a equipe de monitores.  


Abril

Estudantes de pós-graduação: oportunidade de trabalho junto ao GAAR PUC-SP

Inscrições abertas para atuar junto ao Grupo de Apoio às Aulas Remotas

Entre os dias 7 e 12/4, estudantes de programas de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP podem se inscrever para o processo de seleção realizado pelo Grupo de Apoio às Aulas Remotas (GAAR).

Saiba mais


Fevereiro

“1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente" faz pausa

Atividade é promovida pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD)

1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente realiza uma pausa na semana de 15 a 19/2. 

A atividade é a primeira realizada pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), uma estrutura nova da Universidade, prevista pelo Regimento Geral, coordenada pelo prof. Nelson Gimenes, docente da Faculdade de Educação e do Mestrado Profissional de Formação de Formadores da PUC-SP, além de pesquisador da Fundação Carlos Chagas.

Saiba mais


Janeiro

PUC-SP inaugura novo Centro de Aperfeiçoamento Docente

Estrutura é prevista no novo Regimento Geral e será coordenada pelo prof. Nelson Gimenes (Fac. De Educação)

“Aprimorar a atuação e a formação de professoras e professores da PUC-SP, de maneira contínua e estruturada”, afirma a reitora Maria Amalia Andery, ao definir o novo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), que inicia suas atividades em 2021.

Saiba mais


"1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente": atividade para todos os professores da PUC-SP

Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) realiza Ciclo a partir de 1º/2

O Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) estreia suas atividades com o 1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente, que será a partir de 1º/2.

Todos os professores da universidade devem participar. Clique aqui para ver a programação e clique aqui para se inscrever.

Saiba mais

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC