Educ - Editora da PUC-SP
Impressão sob demanda: R$ 57,00 E-book gratuito

MUSEOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO
Diálogos interdisciplinares na contemporaneidade

Luciana Pasqualucci (org.)
David de Oliveira Lemes (org.)

"Museologia, cultura e educação..." é o resultado de reflexões sobre a incerteza e a potência de uma disciplina em transformação a partir do cruzamento entre a formação, a prática, os currículos e as experiências de pesquisa dentro e fora da esfera acadêmica, e considerando como a própria transformação do ensino universitário pode promover tal intersecção É neste âmbito que a musealização pode ser entendida como uma ferramenta de transformação social, para os diferentes atores de um patrimônio em constante renegociação e rearticulação. Os museus e a museologia seguem se transformando e transformando os saberes que nos auxiliam a compreendê-los e a praticá-los na observação crítica dos seus usos para além de nosso domínio, na compreensão da sua potência para além de nossa autoridade contestada.

Compartilhe:


Editora: EDUC-PIPEq
Ano: 2022
Edição:
Páginas: 304
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9786587387932
ISBN E-BOOK: 9786587387932
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

Luciana Pasqualucci

Doutora e mestre em Educação na área de Currículo pela PUC-SP e professora e coordenadora do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação na mesma universidade. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado em Sociomuseologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), onde coordena o grupo de estudos Sociomuseologia, Interculturalidade, Universidade (SiU), vinculado à Cátedra Unesco Educação, Cidadania e Diversidade Cultural/ULHT. Trabalha com formação de professores, projetos nas áreas de museologia e educação e gestão de parcerias institucionais desde 2001.

David de Oliveira Lemes

Diretor da Faculdade de Estudos Interdisciplinares da PUC-SP, professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais. Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela mesma universidade. Consultor na área de educação e tecnologia, já tendo atendido instituições como Insper, Escola Vera Cruz, Instituto Superior de Educação Vera Cruz, Instituto Singularidades, Editora Moderna, Grupo Santillana, Sesc, Escola Carlitos, entre outras.