Imagem ilustrativa

Uma Introdução à Cultura Visual: Escopo, Teoria e Métodos

Extensão, Presencial

Consolidada a partir dos anos 1980, inicialmente no programa de pós-graduação da Universidade de Rochester, EUA, e posteriormente se espalhando pelo hemisfério norte, a Cultura Visual é, ainda, incipiente em nosso país. Surgida no rescaldo das chamadas viradas do século XX (cultural, e linguística, principalmente), a Cultura Visual emergiu da observação feita por intelectuais de diferentes campos das humanidades a respeito dos limites interpretativos e metodológicos para a abordagem dos fenômenos visuais como elementos centrais da organização cultural da sociedade capitalista global. Assim, questões pertinentes à comunicação, à sociologia e à antropologia visuais, às artes e à tecnologia, começaram a se pautar a partir de um novo paradigma que compreende o visual como eixo central do processo de reprodução social a partir de sua transformação em mecanismo de poder. Nesta esteira, a cultura visual pautou a abordagem do fenômeno visual como um processo tanto histórico quanto epistemológico, fisiológico e social, sujeito às alterações e desenvolvimentos materiais da sociedade. Dando atenção a estas observações, o curso discutirá, assim, o escopo, a fundamentação e os métodos de análise pautados pela cultura visual para a investigação de questões pertinentes a diversos ramos das humanidades (e não só), focando-se na interdisciplinaridade e na especulação teórica sobre as possibilidades de compreensão da cultura moderna.

Diferenciais do Curso

Proposta de projeto de pesquisa ou artigo acadêmico sobre os temas debatidos em aula e apresentados pelos proponentes nas oficinas.

Apresentar a Cultura Visual a partir de seu escopo, teoria e métodos de análise; Abordar conjuntamente estudos de caso; Pautar propostas de investigação em temas socioculturais a partir da cultura visual; difundir conhecimento produzido no campo proposto.

Prof. Dr. Gustavo Racy

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade da Antuérpia (Bélgica), com fomento da CAPES e revalidação pela UFMG (2023). Em estágio pós-doutoral, sob supervisão do Prof. Dr. Mauro Luiz Rovai, na Universidade Federal de São Paulo, com a pesquisa:"Imagem-Colonialismo-Capitalismo. O Imaginário colonial e a formação do Brasil por images. Séculos XVI e XVII". É pesquisador do grupo Imagem, Subjetividade e Teoria Social (UNIFESP), e do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional (NACI - PUC-SP). Sua pesquisa aborda, no plano interdisciplinar, temas de Antropologia Social, Filosofia Política, Cultura Visual e História Social.