Prédios conectados pela tecnologia

Tecnologia, aceleração e qualidade de vida na metrópole: Vida digital e os desafios para o bem estar e a saúde mental

Extensão, Presencial

A aceleração social do tempo e a hiperconexão digital têm produzido indivíduos exaustos e contextos sociais desumanizados e cada vez mais patológicos em razão da violência da velocidade na vida cotidiana.

Com base em conceitos e esquemas teóricos inovadores, o curso almeja também contribuir para que os(as) alunos(as) tenham condições de influir consistentemente na – e transformar a – realidade vigente. Para alcançar esses objetivos, o curso está dividido em três unidades: (1) como percebemos o tempo, o bem-estar e a saúde mental; (2) ideias e conceitos que amparam a reflexão sobre o tempo e sobre a aceleração social na contemporaneidade; e (3) práticas e experiências de desaceleração e de mudança individual e coletiva.

O curso visa proporcionar:

a) explanações e discussões sobre a percepção do tempo e sobre a experiência de aceleração na cidade, com foco no bem-estar e na saúde mental individuais e considerando prioritariamente os modos de relação com as tecnologias digitais;

b) aporte teórico-reflexivo para que cada aluno(a) possa conectar sua percepção e experiência ao que o conhecimento científico vem produzindo a respeito da aceleração social do tempo, do capitalismo e da sociedade do cansaço;

c) informações embasadas para que o(a) aluno(a) pense alternativas ou formas possíveis de transformação de sua realidade individual e de seu entorno sociocultural.

Diferenciais

Ao final do curso, o(a) aluno(a) terá realizado ampla trajetória de reflexão sobre sua experiência em relação ao tempo e à aceleração da vida na cidade, seu bem-estar individual e sua saúde mental; e, somando novos recursos cognitivos, terá conectado essa experiência tanto às teorias e conceitos estudados, quanto a alternativas de transformação pessoal e social.

• Categoria: Extensão, Presencial

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de todas as áreas do saber, interessados(as) nas temáticas do curso – especialmente das áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas (Ciência da Informação, Educação, Ciências da Saúde, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política

• Duração: 30h
  • Local: Campus Monte Alegre

Foto da Professora Doutora Michelle Prazeres, mostra mulher branca, com óculos, sorrindo suavemente.

Profa. Dra. Michelle Prazeres

É jornalista, pesquisadora e educadora. Atua como consultora de bem-estar, saúde mental no trabalho e desenvolvimento profissional e organizacional. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Doutora em Educação (FE-USP). Membra do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, possui Pós-Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com foco nas relações entre comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo.

É CEO do Instituto Desacelera e idealizadora da iniciativa DesaceleraSP, da Escola do Tempo e do Dia sem Pressa, o primeiro festival de cultura slow do Brasil. Mãe de duas crianças, Miguel e Francisco, é sócia da Ação Educativa e Vice-Presidenta da Cidade Escola Aprendiz.