O curso de extensão Espanhol para Fins Específicos: Leitura de textos acadêmicos tem por objetivo oferecer ao aluno estratégias e dinâmicas de aprendizagem – individuais e coletivas – que permitam sua participação ativa no processo de construção de seu próprio conhecimento e, com isto, desenvolver sua capacidade de realizar a leitura autônoma de diferentes textos acadêmicos em língua espanhola, preparando-se, assim, para enfrentar as diferentes exigências de sua vida acadêmica e de sua área de atuação.

Trata-se de um curso de 40h a ser oferecido em um único módulo, sendo 32 horas presenciais e 8h a distância por meio da plataforma educacional Moodle. De modalidade semipresencial e metodologia híbrida, o aluno será estimulado a participar das atividades propostas por meio de estratégias e dinâmicas que visam o desenvolvimento da aprendizagem por meio de ações e de reflexão sobre a língua e o discurso textual, tornando a aprendizagem mais colaborativa, produtiva e efetiva. A plataforma Moodle, em que os alunos terão 8h de aulas não presenciais, facilitará a integração de atividades interativas com as aulas presenciais, de modo a ampliar as possibilidades de aprendizagem, reflexão e discussão.

O objetivo do curso é oferecer ao aluno estratégias e dinâmicas de aprendizagem que permitam sua participação ativa no processo de construção de seu próprio conhecimento e, com isto, desenvolver sua capacidade de realizar a leitura autônoma de diferentes textos acadêmicos em língua espanhola, preparando-se, assim, para enfrentar as diferentes exigências de sua vida acadêmica e de sua área de atuação.

• Categoria: Extensão

Alunos de pós-graduação, graduação e público em geral interessado em aprender a ler em espanhol, quer seja para a realização de exames de proficiência em leitura ou para obter maior autonomia de leitura em língua espanhola com vistas a uma participação integral nas atividades acadêmicas e/ou profissionais.

Não é necessário ter conhecimento prévio da língua espanhola, de modo que qualquer pessoa interessada poderá ser matriculada.

• Duração: 40 horas (32 presencial – 8 online)
  • Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Eliane Gonçalves, Doutora em Letras, pela Universidade de São Paulo; professora do Departamento de Linguística da PUCSP, instituição na qual, além de professora de espanhol, já exerceu as funções de coordenadora de curso de Letras Espanhol-Português, de curso de pós-graduação lato sensu Ensino de Espanhol para Brasileiros e de cursos de extensão em ensino de espanhol para fins específicos. Sua experiência docente centra-se no ensino e aprendizagem de língua espanhola para a educação básica e superior, língua espanhola para fins específicos, formação de professores de espanhol, metodologia de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e tecnologias aplicadas à educação.