Educação Continuada

Homem segurando uma planta dentro do mundo na mão

ESG: estratégias, competências e práticas

Apresentação

A agenda ESG – Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança) acompanha a mudança de um modelo tradicional de desenvolvimento, marcado por uma busca incessante de crescimento econômico para o modelo de desenvolvimento sustentável, considerado como aquele que é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. O que se vê é um boom da agenda ESG, representada por práticas internas e externas das empresas e organizações que buscam uma governança mais inclusiva e responsável, com práticas sociais e ambientais que sejam mais responsáveis e gerem impacto positivo


Objetivos

Desenvolver competências para atuação em ESG – Ambiental, Social, Governança (Environmental Social Governance), em perspectiva interdisciplinar.

 

Objetivos específicos:

•Analisar o conceito ESG, em uma perspectiva histórico-cultural

•Avaliar como estabelecer relações intersetoriais (estado, sociedade, empresa)

•Compreender as causas sociais e ambientais e apresentar dados e metodologias que auxiliem na reflexão sobre as questões socioambientais

•Compreender as implicações da governança para gestão estratégica e controles

•Capacitar os alunos por meio de exercícios e estudos de caso para uma visão reflexiva e prática do ESG

 

Diferenciais

É importante fomentar ações formativas voltadas a interessados na área, que permitam o aprofundamento da reflexão quanto a (a) Estratégias ESG, como o plano de ação para alcançar metas e objetivos de longo prazo em um contexto organizacional, uma visão do futuro e uma orientação para alcançar essa visão; assim, traz a ideia de reflexão aplicada aos objetivos; (b) Competências, conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional necessários para o alcance dos objetivos; e (c) Práticas, ferramentais que auxiliem no desenvolvimento de ações que permitam gerar impacto mais amplo e contribuir com o desenvolvimento sustentável, demandando a conexão entre os diferentes setores da sociedade.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Colaboradores (ou interessados em atuar em):

    •Áreas de gestão com atuação estratégica

    •Áreas: jurídica, compliance, auditoria

    •Áreas operacionais

    •Áreas de responsabilidade social em empresas

    •Organizações sociais

  • Duração: 72h
  • Local: On-line Síncrono
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Mariana Rico

Mariana Rico

Mestre em sustentabilidade/ESG pela Fundação Getúlio Vargas com Trabalho Aplicado sobre políticas públicas e gestão de resíduos; graduada em comunicação social pela ESPM. É atualmente gerente de sustentabilidade, ESG e investimento social da Orizon Valorização de Resíduos. Possui 15 anos de atuação profissional em organizações da sociedade civil, consultorias e empresas nos temas de investimento social privado, inovação social, sustentabilidade corporativa, ESG, educação ambiental, economia circular e gestão de resíduos. Foi Diretora-executiva do Instituto Estre, organização referência em educação ambiental; gerente de sustentabilidade e ESG da Estre Ambiental; coordenadora de comunicação do GIFE, organização da sociedade civil.

Professor em Destaque

Luanda A. Bonadio

Luanda Bonadio é mestre em Gestão Social, com pesquisa em Investimento Sociocultural Privado pela PUC-SP, especialista em Economia da Cultura pela Universidad Carlos III de Madrid,  em Responsabilidade Social e Gestão do Terceiro Setor pelo CEATS-USP e Administradora pela FEA-USP. Possui vasta experiência em Comunicação e Marketing, Cultura e Terceiros Setor desenvolvida em empresas globais, organizações sociais e culturais e equipamentos de cultura. É idealizadora da plataforma Cultura, Presente! e correalizadora do Mapeamento da Economia Criativa – Cuesta Paulista, iniciativas visando o fortalecimento da Economia e Industria Criativa nacional.

Membro do NEATS-PUC-SP.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC