Psicoterapia de Casal e Família na Perspectiva Psicanalítica

Aprimoramento, Presencial, Clínica

Consideramos a família como um espaço de pertinência e referência que deve garantir o processo de subjetivação de seus membros; uma de suas funções, portanto é permitir a integração e participação social dos seus sujeitos, garantindo a sua singularidade. Esse processo não se dá sem conflitos e impasses, o que traz para a família contemporânea, em suas múltiplas configurações, grandes desafios observando-se situações de muito desamparo tanto para adultos quanto para crianças que não suportam expor-se a situações de conflito e angústia. Nessa perspectiva, torna-se um grande desafio para a família enfrentar situações de crise, sejam elas determinadas por fatores sociais, quanto por fatores pessoais – dificuldades emocionais ou físicas que envolvam algum de seus membros .O grupo familiar deveria ser capaz de dar suporte ao sentimento de desamparo suscitado, sem sucumbir à possível sensação de fracasso ,nem abandonar seus componentes .O que se verifica ,entretanto ,é que muitas vezes para fazer frente a essa situação ,comete-se atos de violência ou abandono para resgatar a ilusão de potência e competência .Muitas das famílias que buscam tratamento na Clínica trazem essa dinâmica convocando intervenções terapêuticas que exigem um profissional capacitado a dar conta das complexas situações que se apresentam. É nessa perspectiva que o aprimoramento de Terapia de casal e família se justifica. Pretende-se subsidiar o aprimorando para as diferentes possibilidades de atendimento familiar, instrumentalizando-o para uma prática clínica tanto a nível de atendimento psicoterapêutico, quanto ao atendimento em contextos institucionais onde a família se apresenta.

Modalidade: Presencial com atividades online síncronas

Diferenciais

Desde 1975, a psicoterapia de casal e família vem sendo objeto de pesquisa e ensino, pelos professores do curso de psicologia da PUCSP, sendo oferecida a oportunidade de atendimento supervisionado a famílias que são encaminhadas à Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic. A clínica com crianças, a clínica das psicoses, situações de violência doméstica, que se constituem em importantes campos de atuação nessa instituição, traz questões que implicam em estratégias de intervenção com as famílias, sendo a terapia familiar um dispositivo terapêutico importante. Essa realidade permite que a formação se dê a partir da prática, já que a (o) aprimoranda (o) se responsabilizará pelo atendimento psicoterapêutico de casais e/ou famílias. A supervisão em grupo (8 participantes) permite aos aprimorandos acompanharem diversas dinâmicas familiares, apropriando-se de um pensamento clínico rigoroso, preparando-os para trabalhar em diferentes contextos de atenção à saúde, onde o atendimento a famílias se faz necessário. Nesse espaço também o aprimorando terá a oportunidade de fundamentar e aprofundar seus estudos a respeito tanto das técnicas e estratégias clínicas quanto das temáticas que as famílias apresentarem.

Instrumentalizar de forma teórica e prática, os profissionais que em sua prática atendam famílias, para tratar famílias e/ou casais em crise, propiciando a reflexão de cada caso tendo em vista sua singularidade.

Objetivos específicos:

- compreender a dinâmica familiar e o sentido do sintoma apresentado.

- discutir os problemas técnicos habituais nas psicoterapias de casal e família e desenvolver estratégias de intervenção específicas orientadas pela psicanálise.

• Categoria: Aprimoramento, Presencial, Clínica

Psicólogos, médicos psiquiatras e psicopedagogos.

• Duração: 530 horas
  • Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

Profa. Dra. Isabel da Silva Kahn Marin

Professora, pesquisadora e supervisora do Curso de Psicologia da FACHS da PUC/SP nas áreas de Infância, adolescência e família

Responsável e supervisora no Aprimoramento Profissional Clínico Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” da PUCSP, na modalidade Terapia Psicanalítica de casal e família;

Supervisora clínico institucional de equipes técnicas e profissionais que trabalham em instituições educacionais, instituições de acolhimento, projetos sociais, serviços de referência e atendimento a vítimas da violência, Varas de Infância e Juventude e/ou Família; serviços de atenção à saúde. Autora do livro: Febem, família e identidade. O lugar do outro. S. Paulo: Escuta, 2010 (terceira edição revisada e atualizada) Violências, S. Paulo: Escuta, 2002.

-Autora de numerosos artigos em livros e revistas especializadas.