Psicologia

slider

Vestibular 2017 tem quatro cursos novos
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2017 da PUC-SP, de 3/10 a 16/11...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/vestibular-2017-tem-quatro-cursos-novos
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/620x318_cmp.jpg
A PUC-SP é a melhor universidade privada do país em qualidade de ensino pelo terceiro...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/puc-sp-melhor-em-qualidade-de-ensino-no-ruf
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/ruf_2016_noticias_peq2.jpg
De 14 a 23/11 (até às 18h), estão abertas as inscrições para interessados em obter...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/bolsa-fundasp-inscricoes-abertas-ate-2311
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/pucsp-bolsas-de-estudo-100-carrossel-noticia.jpg
Apresentação 

Na avaliação deste item pode-se afirmar, sem receios, que o Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - PUC-SP está em sintonia com as transformações da profissão. Sua participação ativa e de vanguarda nesse processo tem contribuído com elementos críticos e de fundamentação por meio de pesquisas e experiências em seu currículo que apontam direções para as transformações da profissão de psicólogo no Brasil.

A Psicologia envolve tanto uma profissão quanto uma ciência em desenvolvimento. Nesse sentido, o reconhecimento de sua diversidade é um dos elementos mais importantes para a construção de sua identidade e de seu corpo teórico. A PUC-SP é uma das poucas universidades que oferecem em sua matriz curricular, um número significativo de perspectivas teóricas e que convivem na busca do diálogo.

Cabe ainda enfatizar um aspecto importante do desenvolvimento da profissão: a busca de condições que tornem a Psicologia acessível a quem dela precise, o que sem dúvida exige a adaptação de alguns saberes e alguns fazeres às novas demandas. A Faculdade de Psicologia, em seus espaços de disciplinas, em suas pesquisas na graduação e pós-graduação, nas publicações, participações e práticas profissionais de seus professores, nos estágios oferecidos aos alunos, enfim, no conjunto de experiências de formação, tem se direcionado para essa meta. A PUC-SP tem sido reconhecida como uma escola que, na formação, oferece a oportunidade do debate e da preocupação com a prática profissional e o conhecimento científico voltados para a construção de condições dignas de vida em nossa sociedade.

Por fim, cabe destacar mais dois aspectos: primeiro, a formação dada pela PUC-SP alia competência técnica e compromisso ético, com um currículo que apresenta de forma equilibrada as teorias, as técnicas, o incentivo à pesquisa e o debate crítico e reflexivo sobre o compromisso da ciência e da profissão; segundo, observa-se a presença também equilibrada da ciência e da profissão, dois aspectos que a Psicologia procura unir por meio de suas entidades. Hoje, busca-se o diálogo entre estes âmbitos, uma possibilidade que a PUC-SP sempre ofereceu.

O curso da Faculdade de Psicologia da PUC-SP é marcado pelas preocupações científicas e da ética, e ao mesmo tempo é fortemente voltado para o preparo profissional, propiciando sólido conhecimento teórico e oportunidades de aplicação prática associadas à crítica e à busca de soluções mais efetivas para demandas de naturezas distintas.

É essa busca contínua que motiva a revisão curricular e exige que a relação teoria e prática seja pensada como estratégia fundamental para uma formação flexível. Ao mesmo tempo é essa relação que fará com que a Psicologia possa reinventar as suas práticas ou se rever enquanto conhecimento, fazendo do estranhamento e da perplexidade o primeiro passo para a busca de soluções em seu campo.

Formas de Ingresso 
  • Processo seletivo por meio de exame vestibular aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Processo seletivo específico para portadores de diploma de graduação, sob condição de existência de vagas abertas pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Matrícula por transferência sob a condição de existência de vaga, obedecendo ao calendário da Universidade ;
  • Prouni, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Reopção de curso, aberta pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade.
Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

Compete à Câmara de Graduação:
I - desenvolver estudos que subsidiem o CEPE na elaboração ou alteração da política educacional da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CONSUN e CONSAD;
II - desenvolver estudos, no âmbito do ensino, de forma articulada com a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, que subsidiem a elaboração dos Projetos Institucionais da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CEPE;
III - propor ao CEPE plano de implementação da política educacional e do desenvolvimento do ensino nas Faculdades, definindo as prioridades;
IV - propor ao CEPE as normas e as orientações técnicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de ensino das Faculdades;
V - dar parecer sobre Projetos Pedagógicos de Cursos e propostas de alterações a serem submetidos à aprovação do CEPE;
VI - apreciar os relatórios das avaliações institucionais e de cursos;
VII - promover a auto-avaliação dos Cursos de Graduação das Faculdades, encaminhando ao CEPE relatórios;
VIII - promover estudos das demandas socio-ocupacionais e das transformações na esfera do conhecimento, orientando as Faculdades para a proposição de mudanças curriculares, ou de novas modalidades de Graduação;
IX - subsidiar e supervisionar o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, zelando pela observância dos mesmos;
X - acompanhar a implementação de novos Projetos Pedagógicos de Cursos;
XI - subsidiar o CEPE nas políticas de extensão referentes à Graduação;
XII - emitir pareceres de mérito sobre projetos de extensão ligados à Graduação;
XIII - exercer outras atribuições previstas em normas ou decididas pelos Colegiados competentes e inerentes à natureza do órgão.

Corpo Docente 

Adriana Barbosa Pereira  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.6 - programa 3 - psicanálise, sociedade, clínica e cultura
Núcleo 2.6 - supervisão - psicanálise e práticas contemporâneas
Psicanálise iii - freud
Psicanálise v - melanie klein
Teorias e técnicas psicoterápicas i

Acessar Currículo Lattes

Adrianna Loduca Ribeiro  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 16 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 16 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Desenvolvimento interpessoal
Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Núcleo 2.3 - programa 3 - prática profissional de grupo em discussão
Núcleo 2.3 - supervisão - o atendimento de grupos: psicodrama, suas técnicas e aplicações
Núcleo 2.7 - programa 3 - os desafios do psicólogo na área da saúde
Núcleo 2.7 - programa 4 - desenvolvendo o papel profissional do psicólogo da saúde
Núcleo 2.7 - supervisão - psicologia hospitalar

Acessar Currículo Lattes

Alexandre Saadeh  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 18 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 18 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.3 - programa 2 - aprendizagem em ação
Psicopatologia i

Acessar Currículo Lattes

Ana Cristina Marzolla  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 33 ano(s) e 1 mês(es).

Tempo de Trabalho: 33 ano(s) e 1 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Psicologia do desenvolvimento iii

Acessar Currículo Lattes

Ana Laura Schliemann  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 26 ano(s) e 7 mês(es).

Tempo de Trabalho: 26 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Eletiva temática - deficiência e empregabilidade no brasil contemporâneo
Estágio básico i
Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Psicologia do desenvolvimento iii
Psicologia e excepcionalidade
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Ana Maria Trape Trinca  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 40 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 37 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio
Núcleo 2.9 - programa 2 - transtornos psíquicos na infância e atualizações terapêuticas
Núcleo 2.9 - supervisão - clínica psicanalítica de crianças: atendimento terapêutico individual e em
Projeto de pesquisa
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Ana Merces Bahia Bock  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 40 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 40 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - psico sócio-histórica: o processo consciência-alienação
Núcleo 3.3 - programa 1 - políticas públicas sociais

Acessar Currículo Lattes

Andre Rodrigues Lemos Bruttin  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 10 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 10 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 4 - programa 1 - psicologia organizacional
Núcleo 4 - psicologia do trabalho e das organizações: supervisão de estágio
Núcleo 4.3 - programa 3 - desenvolvimento humano e organizacional
Núcleo 4.3 - supervisão - a psicologia nas organizações

Acessar Currículo Lattes

Andreia de Conto Garbin  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 3 ano(s) e 3 mês(es).

Tempo de Trabalho: 3 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Grupos: teorias e práticas
Núcleo 4 - programa 2 - psicologia social do trabalho
Núcleo 4 - psicologia do trabalho e das organizações: supervisão de estágio
Projeto de pesquisa

Acessar Currículo Lattes

Anete Maria Busin Fernandes  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 33 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 33 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Pmip i:processo de investigação diagnóstica
Pmip iii - análise da expressão verbal

Acessar Currículo Lattes

Antonio Carlos Amador Pereira  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 42 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 42 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Desenvolvimento interpessoal
Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Psicologia do desenvolvimento iii

Acessar Currículo Lattes

Antonio Marchionni  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 34 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 33 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico i

Acessar Currículo Lattes

Ari Rehfeld  

Titulação: Pós Grad. completo

Anos de Casa: 37 ano(s) e 3 mês(es).

Tempo de Trabalho: 37 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.2 - supervisão - atendimento clínico na abordagem fenomenológica-existencial
Psicologia fenomenológica i
Psicologia fenomenológica iii

Acessar Currículo Lattes

Beatriz Borges Brambilla  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 0 ano(s) e 3 mês(es).

Tempo de Trabalho: 0 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 4.4 - programa 1 - teorias e técnicas orientação profissional e de carreira

Acessar Currículo Lattes

Bruno Cesar de Pinho Costa  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Psicologia comportamental i (prática)
Psicologia comportamental iii

Acessar Currículo Lattes

Carla Regina Calderoni  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 4 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 4 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - psicodrama clínico: teoria aplicada
Estágio básico i
Teoria psicodramática

Acessar Currículo Lattes

Carlos Eduardo Carvalho Freire  

Titulação: Pós Grad. completo

Anos de Casa: 33 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 32 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.2 - programa 1 - fundamentos fenomenológicos-existenciais da psicoterapia
Teorias e técnicas psicoterápicas i

Acessar Currículo Lattes

Cecilia Pescatore Alves  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 18 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 17 ano(s) e 2 mês(es).

Disciplinas: Modelos de investigação i
Núcleo 3 - programa 1 - o processo educacional: saúde ou alienação?

Acessar Currículo Lattes

Celia Maria de Souza Terra  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 41 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 40 ano(s) e 11 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 2.9 - programa 1 - psicoterapia psicanalítica infantil: fundamentos, princípios e aplicação
Núcleo 2.9 - supervisão - clínica psicanalítica de crianças: atendimento terapêutico individual e em
Psicanálise v - melanie klein
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Clarissa Metzger  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.6 - programa 2 - os operadores estruturais da psicanálise e a práxis em instituição
Núcleo 2.6 - supervisão - psicanálise e práticas contemporâneas
Psicanálise i - freud
Psicanálise iii - freud

Acessar Currículo Lattes

Claudinei Affonso  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Núcleo 2.7 - programa 2 - a instituição hospitalar e seus atores
Núcleo 2.7 - supervisão - psicologia hospitalar
Pmip iii - análise da expressão verbal

Acessar Currículo Lattes

Deborah Sereno  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 7 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 7 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Grupos: teorias e práticas
Núcleo 3.2 - programa 2 - dispositivos clínicos
Núcleo 3.2 - supervisão - saúde mental: política e clínica ampliada
Núcleo 4.1 - supervisão - contextos em crise: intervenções clínico-institucionais

Acessar Currículo Lattes

Denigés Maurel Regis Neto  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - análise de contingências e comportamento humano
Estágio básico i
Núcleo 2.8 - programa 2 - avaliação comportamental de problemas específicos
Psicologia comportamental i
Psicologia comportamental i (prática)
Teorias e técnicas psicoterápicas i
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Denize Rosana Rubano  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 37 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 37 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Bases epistemológicas da psicologia i
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Dinamar Aparecida Gaspar Martins  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 13 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 13 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Genética humana

Acessar Currículo Lattes

Dulce Maria Tourinho Baptista  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 13 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 13 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Sociologia

Acessar Currículo Lattes

Durval Luiz de Faria  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 41 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 41 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.1 - supervisão - abordagem junguiana: fundamentos teóricos e intervenção

Acessar Currículo Lattes

Edna Bertini  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 10 ano(s) e 7 mês(es).

Tempo de Trabalho: 10 ano(s) e 5 mês(es).

Disciplinas: Bases fisiológicas do comportamento - módulo b

Acessar Currículo Lattes

Edna Maria Severino Peters Kahhale  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 43 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 42 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio

Acessar Currículo Lattes

Elisa Maria de Ulhoa Cintra  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 14 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 14 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Psicanálise v - melanie klein

Acessar Currículo Lattes

Elisa Zaneratto Rosa  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 14 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 14 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Ética profissional
Núcleo 3.2 - programa 1 - a trajetória da reforma na saúde mental
Núcleo 3.2 - supervisão - saúde mental: política e clínica ampliada
Núcleo 3.3 - programa 1 - políticas públicas sociais
Núcleo 3.3 - supervisão - a psicologia nas políticas públicas
Núcleo 4 - psicologia do trabalho e das organizações: supervisão de estágio

Acessar Currículo Lattes

Elisabeth Frohlich Mercadante  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 41 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 40 ano(s) e 11 mês(es).

Disciplinas: Antropologia

Acessar Currículo Lattes

Elizabeth Costa Pinto Brandao  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 44 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 44 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 1 - programa 2 - contextualização e fundamentação teórica do diagnóstico psicológico
Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio
Pmip iii - análise da expressão verbal

Acessar Currículo Lattes

Fabiola Freire Saraiva de Melo  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Modelos de investigação i
Núcleo 3 - educação e formação: supervisão de estágio
Psicologia fenomenológica iii
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Fani Eta Korn Malerbi  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Estatística ii
Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio

Acessar Currículo Lattes

Fatima Regina Pires de Assis  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 43 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 41 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 3 - educação e formação: supervisão de estágio
Projeto de pesquisa
Psicologia comportamental iii
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Felicia Rodrigues Rebelo da Silva Araujo  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.1 - programa 1 - relação terapêutica no processo analítico
Núcleo 2.1 - programa 3 - método clínico em psicologia analítica
Psicologia analítica i - jung

Acessar Currículo Lattes

Fernanda Alves da Cruz Gouveia Paulino  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 14 ano(s) e 8 mês(es).

Tempo de Trabalho: 14 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Núcleo 2 - programa 2 - trabalho de grupo em instituições de saúde

Acessar Currículo Lattes

Fernando Altemeyer Junior  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 20 ano(s) e 2 mês(es).

Tempo de Trabalho: 20 ano(s) e 2 mês(es).

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico i

Acessar Currículo Lattes

Flávia Arantes Hime  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 38 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Desenvolvimento interpessoal
Núcleo 2.4 - programa 3 - técnicas de abordagem psicoterápicas corporais em diversas fases da vida
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Gilberto Mariano Azzi  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 28 ano(s) e 8 mês(es).

Tempo de Trabalho: 24 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Neurologia i
Neurologia i (prática)

Acessar Currículo Lattes

Helio Roberto Deliberador  

Titulação: Pós Grad. completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 38 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - fenomenologia e psicologia.: afinidades e diferenças
Eletiva teórica - fenomenologia e psicologia: afinidades e diferenças
Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 2.2 - supervisão - atendimento clínico na abordagem fenomenológica-existencial
Núcleo 4.4 - supervisão - orientação vocacional, profissional e de carreira

Acessar Currículo Lattes

Hemir Baricao  

Titulação: Educação superior completo

Anos de Casa: 37 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 36 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - fundamentos da teoria da psicose na visão psicanalítica
Grupos: teorias e práticas
Núcleo 3.2 - programa 3 - teoria psicanalítica da psicose e dos estados limites na atualidade
Núcleo 3.2 - supervisão - saúde mental: política e clínica ampliada
Psicologia social iii

Acessar Currículo Lattes

Ida Elizabeth Cardinalli  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 37 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.2 - programa 2 - o exercício da compreensão clínica
Núcleo 4.1 - programa 1 - a crise como operador do trabalho terapêutico na clínica contemporânea
Núcleo 4.1 - programa 4 - fórum clínico-temático
Núcleo 4.1 - supervisão - contextos em crise: intervenções clínico-institucionais

Acessar Currículo Lattes

Irene Pereira Gaeta  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 0 ano(s) e 8 mês(es).

Tempo de Trabalho: 0 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.4 - supervisão - integração psicofísica: o corpo na psicologia

Acessar Currículo Lattes

Isabel da Silva Kahn Marin  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 38 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 4.1 - programa 3 - clínica institucional, grupal e de família na contemporaneidade
Núcleo 4.1 - supervisão - contextos em crise: intervenções clínico-institucionais
Núcleo 4.2 - programa 2 - desafios da constituição subjetiva
Núcleo 4.2 - supervisão - práticas clínico-educacionais

Acessar Currículo Lattes

Ivelise Fortim de Campos  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 8 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 8 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.1 - programa 1 - relação terapêutica no processo analítico
Núcleo 2.1 - programa 3 - método clínico em psicologia analítica
Núcleo 4.4 - programa 2 - técnicas em orientação profissional e de carreira
Núcleo 4.4 - supervisão - orientação vocacional, profissional e de carreira
Projeto de pesquisa
Psicologia analítica i - jung
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Joao Claudio Rufino Rodrigues Silva  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 1 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 1 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico i

Acessar Currículo Lattes

Joao Pedro Benzaquen Perosa  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Bases epistemológicas da psicologia i
Psicologia fenomenológica i

Acessar Currículo Lattes

Jorge Broide  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Grupos: teorias e práticas
Núcleo 4.2 - programa 1 - as instituições de formação da infância e juventude

Acessar Currículo Lattes

Jose Agnaldo Gomes  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 6 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 6 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Ética profissional
História da psicologia i
Núcleo 3.3 - supervisão - a psicologia nas políticas públicas
Núcleo 4 - psicologia do trabalho e das organizações: supervisão de estágio

Acessar Currículo Lattes

Jose Roberto Abreu de Mattos  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 7 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 7 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico i

Acessar Currículo Lattes

Juliana Aparecida de Oliveira Camilo  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 7 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 7 ano(s) e 5 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 4 - psicologia do trabalho e das organizações: supervisão de estágio
Núcleo 4.3 - programa 1 - psicologia organizacional
Núcleo 4.4 - programa 3 - teorias de orientação de carreira e gestão de pessoas
Núcleo 4.4 - supervisão - orientação vocacional, profissional e de carreira

Acessar Currículo Lattes

Julianna Emma Radvany Florez  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 40 ano(s) e 2 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2 - programa 2 - trabalho de grupo em instituições de saúde
Teoria psicodramática
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Katia El Id  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - programa 1 - o processo do diagnóstico psicológico - a prática clínica
Núcleo 1 - programa 2 - contextualização e fundamentação teórica do diagnóstico psicológico
Núcleo 2.9 - programa 3 - o atendimento a pais de crianças em processo de psicoterapia
Núcleo 4.1 - programa 2 - psicotepia(s) brev(s): a prática clínica
Núcleo 4.1 - supervisão - contextos em crise: intervenções clínico-institucionais

Acessar Currículo Lattes

Laura Marques Castelhano  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 4 - psicologia do trabalho e das organizações: supervisão de estágio
Núcleo 4.3 - supervisão - a psicologia nas organizações

Acessar Currículo Lattes

Leandro Feitosa Andrade  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 3.3 - programa 3 - ferramentas de intervenção
Núcleo 3.3 - supervisão - a psicologia nas políticas públicas
Psicologia social i
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Leda Maria Perillo Seixas  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 2 ano(s) e 8 mês(es).

Tempo de Trabalho: 2 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.4 - programa 4 - experimentação vivencial de técnicas específicas
Núcleo 2.4 - supervisão - integração psicofísica: o corpo na psicologia

Acessar Currículo Lattes

Ligia Maria Ananias Cardoso  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 7 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 7 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Psicopatologia i

Acessar Currículo Lattes

Lucia Iracema Zanotto de Mendonca  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 6 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 6 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Bases neurológicas do psicodiagnóstico

Acessar Currículo Lattes

Lucia Maria Franco da Silva  

Titulação: Educação superior completo

Anos de Casa: 44 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 44 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Psicologia do desenvolvimento i

Acessar Currículo Lattes

Luciana Szymanski Ribeiro Gomes  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 12 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 12 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 4.2 - programa 1 - as instituições de formação da infância e juventude
Núcleo 4.2 - programa 4 - problematizações da prática nos contextos educacionais
Núcleo 4.2 - supervisão - práticas clínico-educacionais
Psicologia fenomenológica i

Acessar Currículo Lattes

Luisa de Oliveira  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 8 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 8 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.1 - programa 2 - o desenvolvimento da consciência no caminho da individuação
Núcleo 2.1 - programa 3 - método clínico em psicologia analítica
Núcleo 2.1 - programa 4 - áreas de atuação na psicologia analítica
Núcleo 2.1 - supervisão - abordagem junguiana: fundamentos teóricos e intervenção
Teorias e técnicas psicoterápicas i

Acessar Currículo Lattes

Luiz Carlos Rondini  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 20 ano(s) e 2 mês(es).

Tempo de Trabalho: 19 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Sociologia

Acessar Currículo Lattes

Marcelo Sodelli  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Eletiva temática - uso de drogas e instituições: novos olhares, novas contribuições
Eletiva temática - uso de drogas e populações invisíveis: da prevenção ao tratamento
Estágio básico i
Modelos de investigação i
Psicologia fenomenológica iii
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Marcia Almeida Batista  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 39 ano(s) e 7 mês(es).

Tempo de Trabalho: 39 ano(s) e 7 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.3 - supervisão - o atendimento de grupos: psicodrama, suas técnicas e aplicações
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Marcos Alexandre de Medeiros  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Psicologia comportamental i (prática)
Psicologia comportamental iii

Acessar Currículo Lattes

Marcos Oreste Colpo  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 13 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 13 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.2 - programa 3 - fenomenologia da experiência sadia e patológica
Projeto de pesquisa
Psicologia fenomenológica i
Psicologia fenomenológica iii
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Maria Cecilia de Vilhena Moraes  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 39 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 38 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio
Pmip iv - análise da percepção - rorschach i

Acessar Currículo Lattes

Maria Cecilia Roth  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 35 ano(s) e 1 mês(es).

Tempo de Trabalho: 33 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Núcleo 2 - programa 1: a psicologia e a saúde-presssupostos para a prática profissional do psicólogo
Núcleo 2.7 - programa 1 - aspectos psicológicos do adoecimento
Núcleo 2.7 - supervisão - psicologia hospitalar

Acessar Currículo Lattes

Maria Claudia Tedeschi Vieira  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 37 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 35 ano(s) e 11 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio
Núcleo 3.2 - programa 2 - dispositivos clínicos
Núcleo 3.2 - supervisão - saúde mental: política e clínica ampliada
Projeto de pesquisa

Acessar Currículo Lattes

Maria Cristina Gonçalves Vicentin  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 33 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 28 ano(s) e 11 mês(es).

Disciplinas: Grupos: teorias e práticas
Núcleo 4.1 - programa 1 - a crise como operador do trabalho terapêutico na clínica contemporânea
Núcleo 4.1 - programa 4 - fórum clínico-temático
Psicologia institucional

Acessar Currículo Lattes

Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 40 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 40 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Pmip i:processo de investigação diagnóstica
Pmip iii - análise da expressão verbal

Acessar Currículo Lattes

Maria Cristina Pinto Gattai  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 10 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 10 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 4 - psicologia do trabalho e das organizações: supervisão de estágio
Núcleo 4.3 - programa 2 - gestão de pessoas
Núcleo 4.3 - supervisão - a psicologia nas organizações
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Maria da Graca Marchina Goncalves  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 40 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 39 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - psico sócio-histórica: o processo consciência-alienação
Modelos de investigação i
Núcleo 3.3 - programa 2 - sócio-histórica: fundamentos
Psicologia social i

Acessar Currículo Lattes

Maria de Lourdes Bara Zanotto  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 45 ano(s) e 6 mês(es).

Tempo de Trabalho: 45 ano(s) e 6 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.8 - supervisão - psicologia comportamental: aplicações
Núcleo 3 - programa 2 - a ação do psicólogo nas instituições educacionais
Psicologia comportamental i
Psicologia comportamental i (prática)

Acessar Currículo Lattes

Maria de Lourdes Trassi Teixeira  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 41 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 41 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Eletiva temática - criança e adolescente: desigualdade social e violação de direitos
Eletiva temática - proc judicialização e criminalização: análise crítica a partir da cont psico
Núcleo 3 - educação e formação: supervisão de estágio
Núcleo 4.2 - programa 4 - problematizações da prática nos contextos educacionais
Núcleo 4.2 - supervisão - práticas clínico-educacionais

Acessar Currículo Lattes

Maria Elisabeth Montagna  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 38 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 1 - programa 1 - o processo do diagnóstico psicológico - a prática clínica
Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio
Pmip iv - análise da percepção - rorschach i

Acessar Currículo Lattes

Maria Helena Pereira Franco  

Titulação: Pós Dout.completo

Anos de Casa: 41 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 41 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - morte e luto em seus fundamentos teóricos: expressos na prática profissional

Acessar Currículo Lattes

Maria Luisa Guedes  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 45 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 45 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 2.8 - programa 1 - fundamentos teóricos e possibilidades da terapia comportamental
Núcleo 2.8 - supervisão - psicologia comportamental: aplicações
Psicologia comportamental i (prática)
Psicologia comportamental iii

Acessar Currículo Lattes

Maria Ruth Goncalves Pereira  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio

Acessar Currículo Lattes

Maria Thereza de Alencar Lima  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Desenvolvimento interpessoal
Psicologia do desenvolvimento iii
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 43 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Eletiva temática - educação inclusiva: educação para todos
Núcleo 3 - educação e formação: supervisão de estágio
Núcleo 3 - programa 3 - a criança e o jovem no processo de socialização: leitura psicológica
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Marina Pereira Gomes  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 39 ano(s) e 8 mês(es).

Tempo de Trabalho: 39 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 1 - programa 1 - o processo do diagnóstico psicológico - a prática clínica
Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio
Projeto de pesquisa
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Marina Pereira Rojas Boccalandro  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 39 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 39 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Marion Rauscher Gallbach  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 0 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.1 - supervisão - abordagem junguiana: fundamentos teóricos e intervenção

Acessar Currículo Lattes

Matilde Maria Almeida Melo  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 29 ano(s) e 3 mês(es).

Tempo de Trabalho: 28 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Sociologia

Acessar Currículo Lattes

Mauro Lantzman  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 16 ano(s) e 3 mês(es).

Tempo de Trabalho: 16 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Neurologia i
Neurologia i (prática)
Psicobiologia

Acessar Currículo Lattes

Miguel Angelo Yalenti Perosa  

Titulação: Educação superior completo

Anos de Casa: 20 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 20 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.2 - supervisão - atendimento clínico na abordagem fenomenológica-existencial
Psicologia fenomenológica i

Acessar Currículo Lattes

Miriam Debieux Rosa  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 38 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 4.2 - programa 3 - educação e saúde mental da criança e do adolescente: impasses subjetivos

Acessar Currículo Lattes

Moacir Nunes de Oliveira  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 21 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 21 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico i

Acessar Currículo Lattes

Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 37 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 37 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Modelos de investigação i
Núcleo 3 - educação e formação: supervisão de estágio
Psicologia comportamental i
Psicologia comportamental i (prática)

Acessar Currículo Lattes

Nelson D Angelo Ribeiro  

Titulação: Educação superior completo

Anos de Casa: 30 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 30 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Psicologia do desenvolvimento i

Acessar Currículo Lattes

Nichan Dichtchekenian  

Titulação: Educação superior completo

Anos de Casa: 44 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 40 ano(s) e 2 mês(es).

Disciplinas: Psicologia fenomenológica iii

Acessar Currículo Lattes

Odair Furtado  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 33 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 30 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Psicologia social i

Acessar Currículo Lattes

Paola Espósito de Moraes Almeida  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 9 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio
Núcleo 2.8 - programa 3 - a análise do comportamento na prática
Núcleo 2.8 - supervisão - psicologia comportamental: aplicações

Acessar Currículo Lattes

Patricia Maria Galvao Cintra Mortara  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 36 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Ética profissional
Núcleo 3 - educação e formação: supervisão de estágio
Núcleo 4.4 - supervisão - orientação vocacional, profissional e de carreira

Acessar Currículo Lattes

Paula Regina Peron  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 8 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 8 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.6 - programa 3 - psicanálise, sociedade, clínica e cultura
Psicanálise i - freud

Acessar Currículo Lattes

Paulo Roberto Moreira  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 38 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Plínio de Almeida Maciel Júnior  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 19 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 19 ano(s) e 2 mês(es).

Disciplinas: Desenvolvimento interpessoal
Projeto de pesquisa
Psicologia do desenvolvimento i
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Raul Albino Pacheco Filho  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 41 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 37 ano(s) e 0 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.6 - programa 1 - sujeito e subjetividade: sobre a constituição do sujeito

Acessar Currículo Lattes

Regina Aiko Fukunaga Kato  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 18 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 17 ano(s) e 11 mês(es).

Disciplinas: Pmip iii - análise da expressão verbal
Pmip iv - análise da percepção - rorschach i

Acessar Currículo Lattes

Regina Celia Cavalcante de Carvalho  

Titulação: Pós Grad. completo

Anos de Casa: 28 ano(s) e 8 mês(es).

Tempo de Trabalho: 27 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Psicanálise i - freud
Psicanálise iii - freud

Acessar Currículo Lattes

Regina Fabbrini  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 32 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 32 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.6 - programa 1 - sujeito e subjetividade: sobre a constituição do sujeito
Núcleo 2.6 - supervisão - psicanálise e práticas contemporâneas

Acessar Currículo Lattes

Regina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 43 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 43 ano(s) e 4 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 4.4 - programa 1 - teorias e técnicas orientação profissional e de carreira
Núcleo 4.4 - supervisão - orientação vocacional, profissional e de carreira
Pmip iv - análise da percepção - rorschach i

Acessar Currículo Lattes

Renata Paparelli  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 14 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 14 ano(s) e 7 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 3.3 - supervisão - a psicologia nas políticas públicas
Núcleo 4 - programa 3 - saúde do trabalhador
Núcleo 4 - psicologia do trabalho e das organizações: supervisão de estágio
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Ricardo Monezi Juliao de Oliveira  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 9 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 9 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Bases fisiológicas do comportamento - módulo a
Bases fisiológicas do comportamento - módulo a (prática)
Neurologia i
Neurologia i (prática)

Acessar Currículo Lattes

Rita de Cassia Ferrer da Rosa  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 7 ano(s) e 3 mês(es).

Tempo de Trabalho: 7 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.7 - supervisão - psicologia hospitalar
Pmip i:processo de investigação diagnóstica
Psicologia analítica i - jung

Acessar Currículo Lattes

Rosa Maria Farah  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 4 mês(es).

Tempo de Trabalho: 37 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2.4 - programa 1 - princípios básicos da abordagem corporal em psicologia
Núcleo 2.4 - programa 2 - técnicas de abordagem corporal em psicologia: teoria e prática

Acessar Currículo Lattes

Rosa Maria Tosta  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 44 ano(s) e 6 mês(es).

Tempo de Trabalho: 44 ano(s) e 1 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Núcleo 2.9 - programa 4 - consultas terapêuticas: teoria, técnica e aplicações
Núcleo 2.9 - supervisão - clínica psicanalítica de crianças: atendimento terapêutico individual e em
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Rosalba Filipini  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 7 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 7 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Núcleo 2.3 - programa 1 - o psicodrama na teoria socionômica de moreno
Núcleo 2.3 - programa 4 - práticas psicodramáticas diferenciadas
Núcleo 2.3 - supervisão - o atendimento de grupos: psicodrama, suas técnicas e aplicações
Teoria psicodramática

Acessar Currículo Lattes

Rosane Mantilla de Souza  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 42 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 42 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Desenvolvimento interpessoal

Acessar Currículo Lattes

Ruth Gelehrter da Costa Lopes  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 37 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 36 ano(s) e 8 mês(es).

Disciplinas: Eletiva temática - a concepção de saúde-doença da velhice pelas mídias
Grupos: teorias e práticas
Núcleo 2 - atuação do psicólogo em instituições de saúde: supervisão de estágio
Núcleo 2 - programa 1: a psicologia e a saúde-presssupostos para a prática profissional do psicólogo

Acessar Currículo Lattes

Sandra Gagliardi Sanchez  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 38 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 38 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: História da psicologia i
Modelos de investigação i
Projeto de pesquisa
Psicologia social i

Acessar Currículo Lattes

Sandra Macedo Bettoi  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 45 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 44 ano(s) e 2 mês(es).

Disciplinas: Modelos de investigação i

Acessar Currículo Lattes

Sergio Wajman  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 19 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 19 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Eletiva temática - família e suas transformações
Estágio básico i
Psicologia social iii
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Silvana Rabello  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 31 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 31 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - clin da const do suj: autismo, psicoses inf e demais transt globais de desen
Eletiva teórica - clínica da constituição do sujeito: autismo e psicoses infantis
Núcleo 4.2 - programa 3 - educação e saúde mental da criança e do adolescente: impasses subjetivos
Núcleo 4.2 - supervisão - práticas clínico-educacionais

Acessar Currículo Lattes

Talitha Ferraz de Souza  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 37 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 37 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Psicologia institucional
Psicologia social iii
Trabalho de conclusão de curso ii

Acessar Currículo Lattes

Tania Cociuffo  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 17 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 17 ano(s) e 1 mês(es).

Disciplinas: Estágio básico i
Psicopatologia i

Acessar Currículo Lattes

Teresa Cristina Endo  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 5 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Núcleo 1 - diagnóstico psicológico: supervisão de estágio
Núcleo 1 - reflexão sobre a experiência como psicólogo clínico: supervisão de estágio
Núcleo 2.6 - programa 3 - psicanálise, sociedade, clínica e cultura
Núcleo 2.6 - supervisão - psicanálise e práticas contemporâneas
Núcleo 4.1 - supervisão - contextos em crise: intervenções clínico-institucionais

Acessar Currículo Lattes

Thomas Anatol da Rocha Woelz  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 4 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 4 ano(s) e 9 mês(es).

Disciplinas: Eletiva teórica - análise de contingências e comportamento humano
Estágio básico i
Psicologia comportamental i
Psicologia comportamental i (prática)

Acessar Currículo Lattes

Vera Helena de Souza Cury  

Titulação: Mestrado completo

Anos de Casa: 35 ano(s) e 9 mês(es).

Tempo de Trabalho: 35 ano(s) e 3 mês(es).

Disciplinas: Neurologia i
Neurologia i (prática)

Acessar Currículo Lattes

Vera Lucia Valsechi de Almeida  

Titulação: Doutorado completo

Anos de Casa: 45 ano(s) e 10 mês(es).

Tempo de Trabalho: 45 ano(s) e 10 mês(es).

Disciplinas: Antropologia

Acessar Currículo Lattes

Yara Rosaria Pisanelli Gustavo de Castro  

Titulação: Pós Grad. completo

Anos de Casa: 48 ano(s) e 5 mês(es).

Tempo de Trabalho: 48 ano(s) e 5 mês(es).

Disciplinas: Estatística ii

Acessar Currículo Lattes

Laboratórios 
O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (8), Monte Alegre (19) , Santana (2), Barueri (1) e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.
Avaliação do aluno 

A avaliação discente é entendida, também, como uma oportunidade para o aluno consolidar o conhecimento adquirido e auto-avaliar seu desempenho. Envolve as competências e habilidades que se espera desenvolver durante o curso, respeitando os objetivos e especificidades de cada disciplina.

Por esses motivos, e em conformidade com as recomendações do Projeto Pedagógico Institucional e das Diretrizes Curriculares para cursos de Psicologia a avaliação discente seguirá estes princípios:

Terá caráter formativo e se dará de forma processual e contínua;

Terá como referência a maior diversidade possível de experiências pedagógicas que levem em conta objetivos de ensino, programas e procedimentos específicos de avaliação, não se limitando às formas burocráticas e os modelos tradicionais pré-definidos.

A fim de assegurar a avaliação efetiva do aluno e promover suas habilidades de auto-avaliação, serão adotadas as seguintes estratégias:

  • Cada disciplina realizará pelo menos duas avaliações por semestre;
  • Haverá pelo menos uma avaliação individual e por escrito;
  • Os objetivos da avaliação e os critérios de correção serão antecipadamente explicitados;
  • As reavaliações ocorrerão após a devolução das avaliações – devidamente corrigidas e comentadas – aos alunos, para que tenham conhecimento das razões do desempenho considerado insuficiente;
  • Serão criados procedimentos que contribuam para o desenvolvimento da capacidade de auto-avaliação discente, a partir do início do curso e progressivamente, de modo que o aluno possa efetivamente se auto-avaliar nos últimos anos, visando a atingir um dos objetivos do curso;
    • Serão constituídos espaços de discussão do aproveitamento dos alunos, como conselhos de classe e reuniões de período, de modo a:
    • Avaliar e orientar alunos que não estejam progredindo a contento no curso ou que estejam enfrentando problemas ou dificuldades de natureza diversa;
    • Avaliar a relação professor-aluno;
    • Avaliar a relação aluno-grupo ou classe.

 

TCC 

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória para a formação do psicólogo na PUC-SP.
Consiste na realização individual e orientada de uma investigação em Psicologia proposta pelo próprio aluno, em todas as suas etapas. Inclui a elaboração de um texto, nos moldes de um trabalho acadêmico e apresentação do trabalho para a comunidade acadêmica.

As normas gerais para organização do TCC são as seguintes:

  • A orientação de TCC funcionará como uma turma de disciplina, com encontros semanais, em horário previsto da grade horária do aluno.
  • As turmas de TCC serão compostas por 10 alunos.
  • A cada ano, a Coordenação de Curso indicará o número de turmas necessárias para atender os alunos e os departamentos indicarão os professores responsáveis por elas (haverá uma divisão das turmas pelos quatro departamentos).
  • Ao indicar os professores, os departamentos deverão contemplar diversidade teórica e de temáticas de pesquisa.
  • A equipe de professores indicados procederá à distribuição dos projetos de TCC elaborados na disciplina Projeto de Pesquisa

O conjunto de normas relativas à elaboração do trabalho e sua avaliação constam do Manual do TCC.
Clique aqui para visualizar o manual.
Clique aqui para visualisar o manual Ilustrado da Plataforma Brasil

Atividades de formação 

As atividades de integração se constituem em um espaço destinado à discussão, reflexão ou análise de um tema, abordado a partir de diferentes perspectivas. Tais atividades serão planejadas a cada semestre por um grupo de professores provenientes dos diferentes departamentos da Faculdade e poderão envolver professores convidados de outras áreas.

Essa modalidade pedagógica destina-se a promover a integração entre as diversas atividades realizadas pelo aluno. A fim de viabilizar a realização periódica e sistemática das atividades de integração, as disciplinas de cada período serão organizadas em blocos. As equipes responsáveis por cada bloco deverão planejar essas atividades a cada semestre, definindo as semanas em que elas ocorrerão, quais serão as atividades, qual a forma de participação dos alunos e do acompanhamento pelos professores.

As semanas utilizadas por diferentes blocos não poderão coincidir, a não ser em ocasiões específicas, definidas por todos. Desse modo, haverá diferentes momentos de atividades de integração no semestre, garantindo a possibilidade de se articular conteúdos e trabalhos acadêmicos realizados pelos alunos nas diversas áreas, bem como ampliar discussões realizadas em classe.

As Atividades de Integração são mais amplas do que as chamadas “atividades complementares”. Ou seja, as Atividades de Integração poderão incluir e integrar atividades complementares.

Na discussão para elaboração do projeto, houve intensa e aprofundada discussão sobre as atividades complementares e decidiu-se que elas devem necessariamente estar integradas a outras atividades do projeto pedagógico. A maneira que foi encontrada para garantir essa articulação foi por meio das Atividades de Integração.

Além disso, a proposta de Atividades de Integração deixa claro um princípio defendido pela Faculdade: todo e qualquer aspecto da formação do aluno é de responsabilidade da instituição formadora e dos professores. Assim, as Atividades de Integração serão um espaço para que, coletivamente, professores e alunos programem diferentes ações que possam incorporar desde os aspectos do aprendizado promovido nas disciplinas regulares, até aspectos do aprendizado oriundos de outras atividades (Iniciação Científica, Monitoria, participação em Congressos, realização de outros cursos, etc.).

Nesse sentido, o projeto contempla atividades complementares, mas dentro de uma concepção mais ampla que é essa das Atividades de Integração.

As horas relativas a Atividades de Integração compõem a carga horária das disciplinas, uma vez que a responsabilidade de seu planejamento, acompanhamento e avaliação é dos professores das disciplinas. Entretanto, é fundamental que sejam destacadas das horas específicas de cada disciplina, a fim de se garantir que se concretizem como espaço diferenciado das atividades regulares e possibilitem aquilo a que se propõem: integração de diferentes áreas; integração de alunos de diferentes períodos; integração de atividades de diferentes modalidades; integração com outros cursos; etc. Também é importante que fique claro que a responsabilidade dessas horas deve ser compartilhada pelo conjunto dos professores de cada bloco de disciplinas e que o conjunto de horas para Atividades de Integração é um espaço comum de atividades e não específico de cada disciplina.

As atividades de integração representam 10,5% da carga horária total do curso. Serão acopladas às disciplinas, compondo a sua carga horária, mas deverão ter as horas a elas destinadas computadas de forma destacada. Ou seja, tais horas devem aparecer como horas de atividade de integração. Nesse sentido, a carga horária destinada às atividades de integração será atribuída ao aluno em decorrência do cumprimento das exigências das disciplinas que as abrigam. A integralização da carga horária do curso dar-se-á com o cumprimento de todas as modalidades pedagógicas, inclusive as atividades de integração.

 

Estágio curricular 

Caracterizam-se por serem conjuntos de atividades programadas e supervisionadas por um professor, em que os alunos, por meio do contato direto com situações, contextos e instituições, exercitam ações profissionais que permitem a concretização e integração de conhecimentos, habilidades e atitudes anteriormente introduzidas em outras modalidades pedagógicas.

A supervisão de estágio caracteriza-se por ser um momento semanal de discussão das atividades desenvolvidas por duplas de alunos ou por alunos individualmente nos locais de estágio. Deve garantir o relato das atividades realizadas, a discussão pelo grupo e a avaliação e orientação, por parte do professor supervisor, bem como o planejamento das atividades seguintes. A natureza do trabalho realizado nos estágios e a necessidade de discutir todos os casos em atendimento semanalmente fazem com que o número de alunos por grupo tenha que ser limitado.

Os estágios básicos terão dois níveis de complexidade.
1.    Os de menor complexidade ocorrerão nos 5º e 6º períodos; e
2.    Os de complexidade maior nos 7º e 8º períodos.

Os estágios básicos do 5º e 6º períodos não se vinculam a nenhuma disciplina em particular, representando espaço para o exercício de competências e habilidades relativas à identificação do fenômeno psicológico em diversas situações da realidade e à identificação do conhecimento da Psicologia que permite compreender e atuar naquela realidade. Representam, nesse sentido, um exercício mais elaborado e em sentido “inverso” àquele possibilitado nas disciplinas teórico-práticas. Nestas, parte-se do conhecimento teórico para a prática, em um exercício de aplicação do conhecimento. Nos estágios básicos, a referência inicial será a observação da realidade, e o exercício realizado consistirá na identificação do fenômeno psicológico e na busca do conhecimento que pode ser utilizado para sua compreensão.

Evidentemente, em nenhum momento de prática, seja nos estágios básicos, seja nas disciplinas teórico-práticas, a atividade realizada pode prescindir de referenciação em conteúdos teóricos vistos no curso. A concepção que o currículo deve garantir é aquela em que o exercício de aprendizagem deve ser necessariamente uma concretização do princípio da articulação entre prática e teoria, ratificando a visão de que a universidade só pode cumprir adequadamente seu papel na formação de profissionais à medida em que se apresenta como espaço de produção de conhecimento. Também se esclarece, nessa direção, o papel do professor como aquele que orienta e faz a mediação entre o conhecimento acumulado e as questões postas pela realidade, na direção da aplicação crítica do saber e/ou de sua renovação.

Os estágios básicos de 7º e 8º (4º ano) períodos terão um grau maior de complexidade, implicando mais do que a observação da realidade. O aluno deverá entrar em contato com diferentes espaços e formas de atuação profissional do psicólogo, em diferentes instituições, identificar demandas próprias da Psicologia, elaborar diagnósticos e propor intervenções de âmbito relativamente restrito. Nesse caso, os estágios estarão vinculados a disciplinas específicas que oferecerão subsídios para essas atividades. Essa articulação entre estágio e disciplinas teóricas ou teórico-práticas correspondentes compõe os núcleos de formação profissional, referentes a três grandes áreas (Saúde; Educação e Formação; Trabalho e Produção).

Os estágios do 3º ano (5º e 6º períodos), caracterizados como de observação participante, representarão a primeira oportunidade de os alunos entrarem em contato com situações reais, em sua complexidade habitual, com a finalidade de identificarem os fenômenos psicológicos ali presentes, bem como o âmbito de atuação do psicólogo, o que, posteriormente, ainda sob orientação do supervisor, será analisado à luz de diferentes embasamentos teóricos. Dadas as características desse estágio, os grupos de supervisão no 3º ano deverão ter, no máximo, 10 alunos.

No caso de supervisão de estágios no 4º ano (7º e 8º períodos) os grupos serão de 8 alunos. Na maior parte das situações, os alunos deverão trabalhar em duplas e na supervisão serão discutidos, semanalmente, 4 casos em atendimento. "Casos" aqui poderão ser em atendimento clínico, na Clínica-Escola, ou em atendimento em instituições educacionais, de saúde ou de organizações diversas, enfocando relações de trabalho. Além disso, de acordo com a experiência acumulada pela Faculdade, muitas vezes os convênios estabelecidos com as instituições onde os alunos realizam estágios limitam o número de vagas e não é possível acrescentar alunos além do que foi acertado.
Nos 9º e 10º períodos (5º ano), reservados às ênfases curriculares, os núcleos serão anuais e oferecerão estágios de maior nível de complexidade. O aluno fará dois estágios eletivos, pois serão oferecidas quatro possibilidades, por meio de Núcleos que representam as diferentes ênfases. O aluno escolherá dois núcleos, podendo ser de uma ou duas ênfases diferentes.

Uma diferença nos estágios clínicos de 5º ano é que o atendimento dos casos será feito por alunos individualmente e não em duplas. Isso implica um aumento dos casos discutidos na supervisão, por isso, nesse tipo de estágio, os grupos terão no máximo 6 alunos. Em alguns estágios de 5º ano que ocorrem em instituições, dependendo da atividade realizada, os grupos poderão ter até 8 alunos.

Grade Curricular 
Campus Monte Alegre
Selecione o periodo:
Mensalidades 

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade
O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e os valores de cada curso são calculados com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

Reconhecimento 

Campus Perdizes: Decreto 62.993 de 16/7/1968, publicado no D.O.U. em 19/7/1968, página 6.131.Renovação do Reconhecimento: Monte Alegre: Portaria nº 705 de 18/12/2013 – DOU em 19/12/2013
Nota CC: 04 (Conceito de Curso)

Duração 

Duração: 05 anos 
Duração máxima: 07 anos e ½

Avaliação do curso 
Sistema de Avaliação do PPC:

A autoavaliação do curso tem como propósito o aprimoramento de seu Projeto Pedagógico (PPC).

Trata-se de um processo contínuo que, por meio de diferentes fontes de informação, analisa a coerência e a efetividade entre princípios da proposta pedagógica e sua dinâmica de funcionamento.

Sua realização está a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação Didática do Curso, do Conselho de Faculdade e da Câmara de Graduação.

Por meio da autoavaliação, esses colegiados monitoram a implantação do PPC dialogando com as demandas advindas do cotidiano e com as informações construídas por meio de escutas periódicas. Para tanto são utilizados instrumentos específicos:

a) avaliação contínua do aluno;

b) avaliação das condições de ensino (infraestrutura, equipamentos e gestão acadêmico-administrativa);

c) avaliação dos aspectos didático-pedagógicos do corpo docente, realizada por meio da autoavaliação do professor e da docência pelo aluno.

Envolve também diferentes parcerias da universidade que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da formação dos alunos, especialmente os departamentos.

Esse processo articula-se internamente à Autoavaliação Institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), situando o curso no contexto da Universidade e, externamente, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa articulação externa leva em conta os resultados do Enade, as Avaliações in loco e os indicadores de qualidade do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Competência e habilidades 

A realização dos objetivos específicos da formação supõe o desenvolvimento de competências e habilidades que as atividades curriculares deverão propiciar. As competências definem-se como capacidades adquiridas necessárias ao exercício profissional. As habilidades seriam recursos necessários para o desenvolvimento das competências.

Em Psicologia, as competências poderiam ser agrupadas segundo sua utilização na prática profissional e de pesquisa.

 

Áreas de atuação 

O curso capacita o profissional para a intervenção em instituições e situações diversas, tais como: instituições educacionais (escolas, creches, entidades sócio-educativas etc.), instituições de saúde e/ou saúde mental (hospitais, centros de saúde, ambulatórios de saúde mental, hospitais-dia, clínicas psicológicas etc.) e ainda intervenções em qualquer instituição, na perspectiva das condições e relações de trabalho. Desenvolve, para isso, habilidades para o diagnóstico, o tratamento clínico, assessoria, orientação e planejamento. O momento privilegiado dessa habilitação são os estágios supervisionados, que são obrigatórios e dividem-se em básicos e específicos. Além disso, no decorrer do curso, o aluno desenvolve trabalhos de pesquisa com diversidade de abordagens, metodologias e temas. 

Vagas turnos e campi 
Histórico 

Desde sua regulamentação no Brasil, a profissão de psicólogo vivenciou um crescimento tal que, hoje, está presente nos setores mais diversificados da sociedade, abrindo um campo de ação quase que ilimitado. O curso de Psicologia da PUC-SP, criado em 1964, tem sua estrutura curricular alicerçada em quatro pontos básicos: a abertura para o novo, a articulação teoria e prática, a formação abrangente e a produção de conhecimento. É ministrado no Campus Monte Alegre.

Objetivos 

Objetivos Gerais
O curso de Psicologia da PUC-SP terá como objetivos gerais:

  • Prover uma formação abrangente que garanta um aprendizado da Psicologia em ampla gama de teorias, temáticas, técnicas, formas e campos de atuação.
  • Estimular o aluno a assumir o compromisso de, com seu conhecimento, contribuir para a transformação da realidade.
  • Propiciar a experiência de pesquisa e de exercício profissional, utilizando como estratégia básica a integração entre teoria e prática.
  • Desenvolver postura científica frente ao conhecimento da Psicologia.
  • Favorecer a competência técnica como requisito ético da aplicação do conhecimento.
  • Oferecer uma base sólida do conhecimento psicológico associada à busca contínua de novos conhecimentos.
  • Propiciar o diálogo com outras áreas da ciência, permitindo uma visão da Psicologia como uma das perspectivas sobre o fenômeno humano e instrumentalizando para a prática interdisciplinar.
  • Manter indissociados o ensino, a pesquisa e a extensão.

Objetivos Específicos
O aluno deverá ser capaz de:

  • Abordar de forma crítica o conhecimento da Psicologia.
  • Compreender os múltiplos referenciais teóricos e epistemológicos da Psicologia, apreendendo a amplitude e a especificidade do fenômeno psicológico.
  • Reconhecer a diversidade da Psicologia e sua inserção no campo geral do conhecimento.
  • Atuar em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
  • Respeitar os princípios éticos da profissão e da ciência, desenvolvendo uma postura ética.
  • Avaliar e rever permanentemente suas concepções no campo da Psicologia, acompanhando o desenvolvimento da área e respondendo adequadamente às demandas próprias da profissão.
  • Compreender e utilizar adequadamente os conhecimentos básicos das teorias e métodos da Psicologia.
  • Compreender, utilizar e avaliar as diferentes possibilidades de intervenção profissional.
  • Discernir e dimensionar sua atuação profissional na relação com outros profissionais.
  • Integrar e articular a Psicologia em suas interfaces com diferentes áreas do conhecimento
Grau 
Bacharelado
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Campus Perdizes
Modalidade 
Presencial
Coordenação 
Contato 

Para consultas sobre equivalências de disciplinas; colações de grau, transferências e ENADE: atendpsico@pucsp.br ou ligue para 3670.8152

Para informações sobre matrículas: matriculapsico@pucsp.br ou ligue para 3670.8156

Informações sobre professores e  revisões de nota – profachs@pucsp.br  ou 3670.8320

Agendamento de reunião com a Coordenação - atendpsico@pucsp.br  ou ligue para 3670.8152 

Para informações sobre Iniciação Científica, Comitê de Ética, Monitoria: deptofachs@pucsp.br ou ligue para 3670.8157

Direção da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde: direcaofachs@pucsp.br / supervisãofachs@pucsp.br ou ligue para 3670.8168

Rua Monte Alegre, 984 - sala T-52 –A – Perdizes
São Paulo – SP CEP 05014-001

Horário de Funcionamento: 07h30 às 21h

Eventos 

Clique aqui para acessar a Programação da Semana de Integração 2014 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE

Clique aqui para acessar a Programação da Semana de Integração 2015 - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE

Revistas 

PSICOLOGIA REVISTA. REVISTA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE. ISSN 1413-4063

psicorevista.png

Psicologia Revista, revista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, visa apresentar a produção de conhecimentos em Psicologia; estimular o intercâmbio entre pesquisadores; favorecer o debate e o confronto entre idéias, técnicas, teoria e pressupostos presentes nas diferentes abordagens psicológicas; permitir a divulgação de posições originais e dar espaço a articulação de produção com questões trazidas pela contemporaneidade, especialmente as que se relacionam à realidade brasileira. É um Periódico Semestral indexado pelo LILACS. Publica artigos originais, tanto de autores nacionais, quanto estrangeiros que se enquadrem nas seguintes categorias: relatos de pesquisa, artigos teóricos, revisões da literatura e relato de experiencias de ensino, serviço ou extensão.

Acessar revista

Situação 
Matrículas abertas
ID Curso Totvs 
220
ID Filial Totvs 
1
Matriz Curricular 
Última atualização: 04/12/2016

Conecte-se à PUC-SP