Psicologia

Guia do Estudante

Grau

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Apresentação

Na avaliação deste item pode-se afirmar, sem receios, que o Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - PUC-SP está em sintonia com as transformações da profissão. Sua participação ativa e de vanguarda nesse processo tem contribuído com elementos críticos e de fundamentação por meio de pesquisas e experiências em seu currículo que apontam direções para as transformações da profissão de psicólogo no Brasil.

A Psicologia envolve tanto uma profissão quanto uma ciência em desenvolvimento. Nesse sentido, o reconhecimento de sua diversidade é um dos elementos mais importantes para a construção de sua identidade e de seu corpo teórico. A PUC-SP é uma das poucas universidades que oferecem em sua matriz curricular, um número significativo de perspectivas teóricas e que convivem na busca do diálogo.

Cabe ainda enfatizar um aspecto importante do desenvolvimento da profissão: a busca de condições que tornem a Psicologia acessível a quem dela precise, o que sem dúvida exige a adaptação de alguns saberes e alguns fazeres às novas demandas. A Faculdade de Psicologia, em seus espaços de disciplinas, em suas pesquisas na graduação e pós-graduação, nas publicações, participações e práticas profissionais de seus professores, nos estágios oferecidos aos alunos, enfim, no conjunto de experiências de formação, tem se direcionado para essa meta. A PUC-SP tem sido reconhecida como uma escola que, na formação, oferece a oportunidade do debate e da preocupação com a prática profissional e o conhecimento científico voltados para a construção de condições dignas de vida em nossa sociedade.

Por fim, cabe destacar mais dois aspectos: primeiro, a formação dada pela PUC-SP alia competência técnica e compromisso ético, com um currículo que apresenta de forma equilibrada as teorias, as técnicas, o incentivo à pesquisa e o debate crítico e reflexivo sobre o compromisso da ciência e da profissão; segundo, observa-se a presença também equilibrada da ciência e da profissão, dois aspectos que a Psicologia procura unir por meio de suas entidades. Hoje, busca-se o diálogo entre estes âmbitos, uma possibilidade que a PUC-SP sempre ofereceu.

O curso da Faculdade de Psicologia da PUC-SP é marcado pelas preocupações científicas e da ética, e ao mesmo tempo é fortemente voltado para o preparo profissional, propiciando sólido conhecimento teórico e oportunidades de aplicação prática associadas à crítica e à busca de soluções mais efetivas para demandas de naturezas distintas.

É essa busca contínua que motiva a revisão curricular e exige que a relação teoria e prática seja pensada como estratégia fundamental para uma formação flexível. Ao mesmo tempo é essa relação que fará com que a Psicologia possa reinventar as suas práticas ou se rever enquanto conhecimento, fazendo do estranhamento e da perplexidade o primeiro passo para a busca de soluções em seu campo.

Coordenação
Coordenador(a)
Profa. Elisa Zaneratto Rosa
Profa. Elisa Zaneratto Rosa
Vice-Coordenador(a)
Prof.ª Marilda P. de O. Ribeiro
Contato

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Endereço: Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes – Sala T-25A, São Paulo - SP
 

Horário de Funcionamento
2ªa 6ªfeira das 07h30 às 21h

Telefone:
3670-8320
 

E-mail:
deptofachs@pucsp.br

#EUSOUPUCSP

Área de Alunos: Grades Curriculares, Monitoria, Estágios, Avisos, Eventos, entre outros.

Menu
Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC