Dúvidas Frequentes

Dúvidas de interessados nos cursos da Educação Continuada/PUC-SP

 

1 – Os cursos Lato Sensu da PUC-SP são reconhecidos pelo MEC?  

Sim. A Universidade é credenciada pelo MEC e os cursos de pós-graduação Lato Sensu atendem ao disposto na Resolução CES/CNE nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o seu funcionamento. Alguns cursos estão credenciados junto aos seus respectivos Conselhos de Classe e as informações para registro do título devem ser solicitadas a esses órgãos.

2 – Qual é a diferença entre cursos Lato Sensu, Stricto Sensu e de Extensão?  

Cursos Stricto Sensu (Mestrado Profissional e Acadêmico e Doutorado) – Têm ênfase na formação de pesquisadores e de pessoas que pretendem seguir carreira acadêmica e/ou que buscam maior aprofundamento numa área do conhecimento para seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Abrangem os cursos de Mestrado (a titulação implica defesa de Dissertação) e de Doutorado (a titulação implica defesa de Tese).
 

Cursos Lato Sensu (Especialização) – Constituídos de, no mínimo, 360 horas-aula, destinam-se a profissionais que buscam especializar-se em sua profissão para aprimorar o desempenho em suas funções ou aumentar as chances de inserir-se no mercado de trabalho (a obtenção do Certificado exige elaboração e entrega de Monografia).

Cursos de Extensão - São cursos de média e curta duração, que fornecem um aprimoramento curricular de maneira rápida e específica.

3 – Como faço para receber informações sobre os cursos da Educação Continuada/PUC-SP? 

No item Fique por dentro da página principal do site Especialização, clique em Cadastre-se. Você define a(s) área(s) de interesse e recebe informações por meio do nosso Boletim Eletrônico.

4 – A Educação Continuada/PUC-SP tem curso de Especialização online?  

Não. Os cursos de Especialização são todos em modalidade presencial. A Educação Continuada/PUC-SP oferece cursos de Aperfeiçoamento e Extensão na modalidade online.

5 - Há possibilidade de transferência de alunos de Lato Sensu de outras instituições para a Educação Continuada/PUC-SP?  

Não. Alguns cursos oferecem a possibilidade de aproveitamento de estudos. Nesse caso, matricule-se no curso de interesse e formalize seu pedido junto à respectiva Coordenação, por meio de Requerimento emitido em nosso Setor de Atendimento, acompanhado de Histórico Escolar e Conteúdo Programático.

6 – Pessoas com Diploma de curso superior de Tecnólogo podem matricular-se em um curso de Especialização?  

Sim. De acordo com a resolução CNE/CP nº 3, de 18.12.2002, os cursos que formam tecnólogos são cursos de Graduação e seus egressos podem matricular-se em cursos de Especialização. O Diploma e o Histórico Escolar devem conter as seguintes informações:

  • campo de saber dos estudos realizados;
  • carga horária (mínima de 1.600 horas);
  • data de conclusão do curso e expressão Diploma de Curso Superior de Formação Específica de Tecnólogo.

 

7 – Todos os cursos da Educação Continuada/PUC-SP fornecem Certificado?  

Sim. Nos cursos de média duração, emitimos Certificado de acordo com a modalidade (Extensão Cultural, Extensão Universitária). Para cursos de curta duração, palestras e eventos, emitimos Declaração de Participação. Para cursos de Especialização, Aprimoramento e Aperfeiçoamento, emitimos Certificado com registro nos devidos órgãos.

8 – No curso de Especialização, é possível ser aluno ouvinte?  

Não. O corpo discente é constituído de alunos matriculados de acordo com o Regimento Geral da Universidade.

9 – Como funciona o atendimento na Educação Continuada/PUC-SP?  

Campus Consolação: Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.
Campus Ipiranga: Av. Nazaré, 993 – Ipiranga – São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30. Campus Sorocaba: Rua Joubert Wey, 290 - Sorocaba/SP, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Atendimento telefônico: (11) 3124-9600, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.

10 – Onde consigo informações sobre os cursos?  

Você pode visualizar todas as informações referentes aos cursos em nosso site, navegando pelo menu lateral e clicando nas abas:

  • Apresentação;
  • Corpo Docente;
  • Estrutura Didática;
  • Investimento;
  • Turmas e Horários;
  • Local.
Na mesma página, abaixo desses campos, você pode acessar as seguintes informações:
  • Categoria;
  • Duração;
  • Situação.

 

11 – Qual o valor dos cursos e a forma de pagamento?  

Na página de cada curso, no menu lateral, clique no item Investimento para informações sobre valor e parcelamento do curso/semestre. O pagamento pode ser feito à vista, com 3% de desconto, ou em, no máximo, 6 parcelas, a depender da data de inscrição e da duração do curso. A primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser paga logo após o processo de inscrição.

12 – A Educação Continuada/PUC-SP oferece bolsa de estudos?  

Não. A Educação Continuada/PUC-SP não oferece bolsa de estudos para cursos de Especialização e Extensão.

13 – Onde são realizadas as aulas dos cursos da Educação Continuada/PUC-SP?  

Para consultar as unidades que oferecem cursos da Educação Continuada/PUC-SP, acesse http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/unidades ou acesse a página do curso de seu interesse e clique na aba Local.

14 – Como faço para me inscrever em um curso oferecido pela Educação Continuada/PUC-SP?  

A inscrição pode ser realizada online, na página do curso no site, por meio do botão “Faça sua Inscrição”. Preencha seus dados e realize o envio dos documentos. Sua matrícula será efetivada após a confirmação do pagamento. Se tiver alguma dúvida, consulte o Setor de Atendimento pelo telefone (11) 3124-9600.

15 – A inscrição feita por Procuração necessita de autenticação em Cartório?  

Sim. É necessário o reconhecimento de firma para inscrição por meio de Procuração.

16 – Até quando posso fazer a inscrição?  

Essa informação está em nossa página. Nos cursos com processo seletivo, verifique o campo Inscrições. Quanto aos cursos sem processo seletivo, inscreva-se até a data limite estabelecida, enquanto houver vagas disponíveis.

17 – Como faço para acessar o ambiente moodle?  

Você deverá utilizar como usuário o seu RA completo (letras e números) e na senha digite os seis dígitos intermediários do seu CPF.

Ex.: Se o seu RA é RA00111111 e seu CPF é 123456789-00, seu usuário será “RA00111111” e sua senha será “456789”.

18 – O link de inscrições não me dá a opção de selecionar o curso. Existe outra maneira de fazer a inscrição?  

As inscrições são realizadas exclusivamente online. Portanto, verifique se não há problemas em seu navegador ou se o curso pretendido está com inscrições abertas.

19 – Qual é o número mínimo de alunos para formar turmas?  

O número varia de acordo com o curso. Em caso de cancelamento por inviabilidade da turma, nosso Setor de Atendimento entrará em contato com você para oferecer uma alternativa.

20 – Não tenho o boleto bancário de inscrição, como faço? 

A segunda via do boleto fica disponível no Portal do Candidato.

21 – Não consigo editar ou refazer minha inscrição, como devo proceder? 

Entre em contato com o Setor de Atendimento, pelo número (11) 3124-9600, para solicitar a edição e atualização do seu processo de inscrição.

 

Dúvidas sobre a matrícula

 

22 – Quais os documentos necessários para matrícula?  

Os documentos necessários para realização da matrícula em todos os cursos são:

  • cópia simples do RG;
  • cópia simples do CPF;
  • cópia simples do Comprovante de Endereço;
Além desses documentos, cada curso exige uma documentação específica. Consulte a aba Inscreva-se - Documentos na página do curso escolhido.

 

23 – Como acesso o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais?  

O Contrato de Prestação de Serviços fica disponível para leitura na página de confirmação de sua inscrição. Para solicitar o contrato entre em contato com o Setor de Atendimento pelo telefone (11) 3124-9600.

24 – Eu ainda não tenho Diploma, somente Declaração de Conclusão e o Histórico Escolar. Posso me matricular?  

Sim. Nos cursos de Especialização, você pode realizar sua inscrição comprometendo-se a entregar a cópia autenticada do Diploma até o término do primeiro semestre cursado.

Mas não se esqueça: é necessária a entrega de uma Declaração de Conclusão da Graduação e o Histórico Escolar para a matrícula.

25- Onde devo entregar os documentos de matrícula?  

Todos os documentos devem ser anexados no ato da inscrição pelo Portal – Central do Candidato.

26- Não recebi o meu boleto de matrícula. Como faço para solicitar o envio?  

Entre em contato com o Setor de Atendimento, pelo telefone (11) 3124-9600, para solicitar a segunda via do boleto, que será encaminhada posteriormente para o seu e-mail pelo Setor Financeiro, com vencimento atualizado.

27- Como sei se estou devidamente matriculado(a)?  

Você estará devidamente matriculado(a) após a entrega completa da documentação exigida e o pagamento do boleto de matrícula (1ª parcela do plano de pagamento).

 

Dúvidas de alunos matriculados

 

28- Como tenho acesso ao Portal Acadêmico do Aluno?  

Após a efetivação da matrícula, você receberá um e-mail com as instruções de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno (link, login e senha).

29- Estou matriculado e tenho os dados de login, como acesso o Portal Acadêmico?  

Para acessar o Portal Acadêmico, siga estes procedimentos:

  • acesse www.portalacademico.pucsp.br;
  • no campo Usuário, digite as letras RA + os números do seu RA - sem espaços, pontos e símbolos;
  • digite sua senha, que é de caráter pessoal e intransferível, e altere-a no primeiro acesso;
  • em sua página no Portal Acadêmico, clique em Ambiente, no canto superior direito da tela, e escolha a filial da Educação Continuada PUC-SP;
  • selecione Alterar Contexto e escolha o semestre;
  • clique em Avançar e Concluir.

 

31- Fiz minha matrícula e preciso de um comprovante. Onde o solicito?  

Após a matrícula, você pode imprimir uma via do comprovante no Portal Acadêmico: portalacademico.pucsp.br, clicando em Opção - Atestado/comprovante de matrícula. Para tanto, siga este caminho:

  • Relatórios;
  • Emitir relatórios;
  • Atestado de Matrícula.

 

32- Qual é a forma de avaliação empregada nos cursos da Educação Continuada/PUC-SP?  

A forma mais usual de avaliação consiste na realização de trabalhos, exercícios, seminários, atividades práticas e provas. Os procedimentos são definidos pelo Regulamento Acadêmico de cada curso.

Na maioria dos cursos, para ser aprovado(a), você precisa obter nota mínima 7,00 (em escala de 0 a 10) e frequência mínima de 75% da carga horária total do curso.

33- Qual a data de vencimento das mensalidades?  

A primeira mensalidade corresponde à matrícula, e seu vencimento será de 72 horas a partir da finalização de sua inscrição no site. Todos os demais boletos de mensalidade terão seus vencimentos gerados para o dia 5 do mês de referência.

34- Não recebi o meu boleto de mensalidade pelos Correios. Como faço para solicitar uma segunda via atualizada?  

Conforme consta em Contrato, caso você não receba o boleto de mensalidade via Correios em até 5 dias que antecedem o vencimento, emita a 2º via no Portal Acadêmico do Aluno. O boleto será atualizado pelo próprio Portal, após o dia 25 de cada mês. Para acessá-lo, siga este caminho:

  • clique em Financeiro;
  • acesse 2ª via de boleto;
  • selecione o boleto a ser emitido.

 

35- O que eu posso consultar no Portal Acadêmico?  

Na sua página do Portal, você tem acesso a dados pessoais, notas, faltas, horários, matriz curricular e plano de aula. Você também faz solicitações diversas, tais como solicitação de Declaração de Conclusão, Declaração de Matrícula, Histórico Escolar, entre outros, e acompanha o andamento do processo.

36- Como solicito documentos acadêmicos para a Secretaria?  

Documentos acadêmicos podem ser solicitados no Portal Acadêmico, por meio dos seguintes passos:

  • 1. acesse o Portal Acadêmico em portalacademico.pucsp.br;
  • 2. clique em Solicitações;
  • 3. clique em Educação Continuada - Especialização e MBA – Documentos;
  • 4. clique no documento desejado;
  • 5. preencha a justificativa no campo indicado;
  • 6. clique em Solicitar.

 

37- Como tenho acesso ao Conteúdo Programático das disciplinas?  

O Programa de disciplinas cursadas e/ou em curso é emitido somente para alunos matriculados, mediante solicitação no Portal Acadêmico do Aluno (https://portalacademico.pucsp.br).

38- Como faço para acessar o ambiente Moodle?  

O endereço da plataforma Moodle é http://moodle.pucsp.br. Para acessá-la, siga estes procedimentos:

  • no campo Usuário, digite as letras RA + os números do RA (sem espaços, pontos e símbolos);
  • no campo Senha, digite os 6 números intermediários de seu CPF (ex.: para o CPF 123456789-10, a senha é 456789).
Se você está inscrito(a) em um curso a distância, após a confirmação de matrícula, seu acesso ao ambiente é automático. Depois de se logar, você encontra o link para o ambiente do curso na seção Meus cursos, localizada na lateral esquerda da página inicial. Se você está inscrito(a) em um curso presencial, necessita de um código de autoinscrição, fornecido pelo professor da disciplina.

 

39- Como funciona a emissão de carteirinha?  

A carteirinha da PUC-SP Educação Continuada é entregue em sala de aula. Caso você não esteja presente na data da entrega, ela ficará disponível para retirada na Secretaria do Campus Consolação.

40- Como solicito o meu passe escolar?  

Conforme legislação vigente, cursos de Extensão Cultural não têm direito ao Passe Escolar

Para solicitá-lo, acesse o site http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/passe-escolar-solicitacao-de-passe-escolar e siga os procedimentos apresentados.

41- Preciso do Extrato Financeiro Anual para fins de Imposto de Renda. Como faço?  

O Extrato ou Declaração Financeira fica disponível no Portal Acadêmico do Aluno. Para obter o documento, acesse https://portalacademico.pucsp.br e siga o seguinte caminho:

  • Relatórios;
  • Emitir relatórios;
  • Extrato Financeiro – Anual.

 

42- Posso desistir da matrícula?  

Você pode cancelar sua matrícula em cursos de Especialização, Extensão ou Aperfeiçoamento, desde que oficialize o pedido por meio de Requerimento (via Portal acadêmico), respeitando as normas internas da Universidade e do Contrato de Prestações de Serviços recebidos no ato da matrícula.

43- Concluí meu curso. Como recebo meu Certificado?  

A emissão do Certificado é automática, após o lançamento das notas finais, para todos os que concluírem integralmente o curso. O prazo para emissão do documento é de 90 dias úteis após a conclusão (registro de aprovação). Para cursos de Extensão, o Certificado é digital e será enviado um link para impressão no e-mail de cadastro do aluno. Para cursos de Especialização, Aprimoramento e Aperfeiçoamento, o Certificado deve ser retirado no Setor de Atendimento da Educação Continuada/PUC-SP, situado na Rua da Consolação, 881, Consolação – SP, após o recebimento, via e-mail, da confirmação de que o documento está disponível.

44- Qual o prazo de entrega da Monografia?  

Para cada curso de Especialização existe um prazo definido para a entrega da Monografia. Você recebe essa informação por e-mail, ao ingressar na disciplina de Monografia.

45- Existe prorrogação de entrega da Monografia?  

Não. Caso seja necessário, matricule-se novamente na disciplina no semestre seguinte, desde que esteja no prazo regimental do curso.

46- Quais as regras para elaboração da Monografia?  

A formatação de trabalhos acadêmicos segue as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mas não deixe de consultar o professor da disciplina e nossa Biblioteca.

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