Pesquisa


Encontramos 17 livros associados à sua pesquisa por "negr"
Mostrando livros 8 até 14 de 17 encontrados

Impresso

VIDAS ABANDONADAS

Crime, violência e prisão

Vania Conselheiro Sequeira

Nesta importante pesquisa, realizada em um presídio paulista durante dois anos e meio, “as histórias ouvidas tomaram a palavra”, e vamos acompanhando, através das entrevistas realizadas, algumas vidas consideradas infames: homens em sua grande maioria jovens, oriundos das periferias, negros, pobres, com baixa escolaridade e quase nenhuma qualificação profissional. Esse é o “perfil” encontrado majoritariamente nas prisões brasileiras.
Esse é o “perfil” daqueles que estão sendo exterminados diariamente em nome da segurança social, com aplausos maciços de vastos segmentos de nossa população.
Entretanto, se o poder sobre a vida se exerce cada vez mais planetariamente, a potência da vida também se faz presente. Ao trilhar os horrores do cotidiano prisional, Vania Sequeira nos aponta também – além das violências de toda ordem, do abandono, das desqualificações – o poder da vida.


Livro indisponível 

EDUCAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Foco Vestibular: um experimento da diferença

Silvana Tótora (org.)

Este livro relata uma experiência inovadora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto pastoral, de preparação, acesso e permanência na universidade de estudantes de escolar públicas provenientes das populações de pobres, negros, negras e indígenas.


Livro indisponível 

MEMÓRIA EM BRANCO E NEGRO

Olhares sobre São Paulo

Teresinha Bernardo

Memórias de velhos de origem italiana e afrodescendentes, que resgatam não somente fatos, mas maneiras de ser e de pensar que documentam a dinâmica de processos socioeconômicos e culturais na cidade de São Paulo. Através desses depoimentos, o leitor vai além das individualidades e surpreende cenários de conflito, discriminações, jogos de poder entre grupos sociais, identidades sociais em construção.


Livro indisponível 

CADERNO DE TUTORES

Ronaldo Ferreira Negrão
Vera Cecília Achatkin

O objetivo deste documento é estabelecer princípios gerais para o desenvolvimento do trabalho do professor tutor, por ocasião do projeto de educação continuada dos professores de Artes e de Educação Física, oferecido pela PUC-SP.


Livro indisponível 

ENTRE O MAR E A MATA: A MEMÓRIA AFRO-BRASILEIRA

São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba

Márcia Merlo

Este livro trata da contribuição afro-brasileira ao universo caiçara de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, sendo produto da tese de doutorado da autora. É um trabalho inédito, pois o caiçara foi pensado na maioria das vezes como uma categoria que foi influenciada somente pelas populações indígenas e se reconhece como descendentes de europeus. A autora saiu à procura dos afrodescendentes em Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Mais do que encontrar o lado negro do caiçara, encontrou remanescentes de comunidades de quilombos: Caçandoca e Camburi. No momento em que as terras destes afrodescendentes estão colocadas em jogo, inclusive com a necessidade da presença do Estado para a manutenção da terra dessa gente, esta obra deverá ser lida por todos que se interessam pelas questões referentes às populações afrodescendentes; pela especulação imobiliária pela posse da terra; pela relação complicada entre a política ambientalista, a indústria do turismo, a pesca como uma atividade de subsistência e a pesca industrial-predatória.


Livro indisponível 

AFRO-DESCENDENTE

Identidade em construção

Ricardo Franklin Ferreira

O autor sugere uma dinâmica processual própria na construção da identidade pessoal do negro, marcada por quatro estados: submissão, impacto, militância, articulação. A ficção de democracia racial, reforçada pela escola, pode instaurar no negro uma autoimagem negativa, cuja revisão virá na militância e articulação com movimentos sociais.


Livro indisponível 

NEGRAS, MULHERES E MÃES

Lembranças de Olga de Alaketu

Teresinha Bernardo

Uma antropologia das relações raciais no Brasil, orientada segundo dois eixos: gênero e religiosidade. Com base em farta documentação, situa a mulher na sociedade brasileira para mostrar as condições de inferioridade a que é submetida - condições que se tornam ainda mais adversas quando se trata da mulher negra - e sua capacidade de superar dificuldades.