Pesquisa


Encontramos 5 livros associados à sua pesquisa por "BUENO"
Mostrando livros 1 até 5 de 5 encontrados

Impressão sob demanda

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

José Geraldo Silveira Bueno (org.)
Katya Mitsuko Zuquim Braghini (org.)
Kazumi Munakata (org.)
Silvia Marcia Ferreira Meletti (org.)
Tatiana Fulas (org.)

O livro, "A produção do conhecimento no campo da educação especial", apresenta o trabalho conjunto de grupos de pesquisa, sociólogos e historiadores da educação, que, por meio da interlocução interdisciplinar e do debate acadêmico, procurou dar força a nalítica às investigações nesse campo de pesquisa e criar novos horizontes de investigação. O debate tanto analisou as questões políticas e sociais que visam ampliar as oportunidades educacionais de sujeitos marginalizados socialmente, quanto critico u a característica seletiva da escola brasileira, que, em sua trajetória conservadora, visa à manutenção das condições sociais de dominação.


Impresso

MARCELLO DAMY DE SOUZA SANTOS

Vida, obra e legado

Carmen Cecília Bueno

Marcello Damy nasceu em 14 de junho de 1914 e faleceu em 2009. Ao lado da sua genialidade e capacidade inventiva no enfrentamento dos muitos desafios científicos superados ao longo da sua vida, estava a sua obstinada dedicação em auferir grandeza a tudo que fazia. No caso particular da PUC-SP, ingressou com a firme resolução de elevar com o seu trabalho e sua atuação a reputação do curso de Física no panorama nacional. Físico competente e com grande experiência acadêmica, promoveu uma transformação no tradicional curso de bacha¬relado em Física da PUC-SP ao introduzir na graduação as disciplinas teóricas e experimentais de física nuclear. Aposentou-se da PUC-SP, nutrindo uma imensa gratidão pela instituição que o acolheu carinhosamente e que soube respeitá-lo como grande profes¬sor e físico de reputação internacional.


Impressão sob demanda | E-book

EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA

Questões conceituais e de atualidade

José Geraldo Silveira Bueno

O livro Educação especial brasileira: questões conceituais e de atualidade é integrado pela reedição parcial do livro Educação especial brasileira, de 1993, e por um conjunto de produções selecionadas dentre os vários e relevantes trabalhos publicados por José Geraldo Silveira Bueno nas duas últimas décadas.
O balanço dessas duas últimas décadas mostra que, a despeito da edição de diversos instrumentos legais/políticos em nome de um novo momento, e a despeito do aumento significativo de matrículas de alunos “com necessidades especiais” na escola comum, pública, ainda são enormes os desafios. A formação do educador, de modo geral, e em particular do especialista, não tem conseguido responder à perspectiva de um trabalho articulado e efetivo de inclusão escolar.
Nesse contexto, a produção acadêmica crítica, consolidada em grupos e trajetórias de investigação, cumpre papel singular; e aí o livro do professor José Geraldo segue como uma referência nacional para a compreensão e análise das políticas educacionais brasileiras.


Impresso

A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE

O papel do estágio

Luzia Bueno

Resultado de uma tese de doutorado, esta pesquisa possui três méritos essenciais. Ela propõe inicialmente uma análise rigorosa do dispositivo de estágios assim como do conteúdo exato dos textos de prescrição que normatizam os “projetos de intervenção” que devem redigir os estagiários. Já quanto ao plano metodológico, esta pesquisa se caracteriza por uma análise do conteúdo e da organização discursiva dos projetos, que se funda em uma combinação particularmente benéfica do método adotado pelo grupo LAF de Genebra e daquele adotado pelo grupo ALTER da PUC de São Paulo. Por fim, quanto ao tratamento dos dados e de sua conceitualização, a presente
pesquisa permitiu identificar e diferenciar claramente as instâncias agentivas que eram de fato mobilizadas nos textos prescritivos ou nos projetos dos estagiários, nesse caso, respectivamente, os alunos, o professor supervisor, o professor observado e um professor “genérico”.


Livro indisponível 

OLHOS QUE PINTAM

A leitura da imagem e o ensino da arte

Anamelia Bueno Buoro

Livro inspirado na visão semiótica sobre a prática do ensino de arte no contexto da escola formal desde o nível fundamental até o médio. Discute a leitura da imagem no cotidiano da sala de aula e seu papel na formação do educador de arte. Inclui exemplos dos procedimentos de análise semiótica de cinco obras de arte.