Web Semântica e Processamento de Linguagem Natural na Prática

O curso Web Semântica e Machine Learning na Prática tem como objetivo apresentar os conceitos, ferramentas e tecnologias para se trabalhar com dados na Web, tanto em publicação quanto em consumo, de maneira inteligente. A Web Semântica vem sendo estudada há mais de 15 anos e aplicada em diferentes contextos, desde aplicações de pequeno porte às de grande porte, como é o caso do Google.

A proposta surgiu com o objetivo de contribuir para a organização das informações e conhecimento disponível na Web, permitindo que nós, humanos, façamos uso otimizado e até mesmo obtenhamos auxílio das máquinas, neste caso entende-se aplicações de software, para a realização de tarefas que envolvem interpretação de informação e dados na Web. As aulas deste curso possuem características práticas e teóricas, nas quais serão apresentados os conceitos e fundamentos relacionados à Web Semântica, numa primeira etapa e, posteriormente, serão apresentados conceitos de Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural e Deep Learning. As aulas práticas consistem da implementação de exemplos, análise de casos reais e tutoriais para a construção de aplicações baseadas nessas tecnologias.

O objetivo do curso é apresentar conceitos e fundamentos de Web Semântica e direcionar para o uso e implementações práticas das tecnologias que fazem parte desta abordagem.

Público-Alvo

Profissionais do mercado que atuam com desenvolvimento web, pesquisadores, professores e alunos interessados em conhecer sobre Web Semântica e entender os primeiros passos para sua aplicação.

Newton Calegari

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD/PUC-SP), e bacharel em Ciência da Computação. É líder de projetos no W3C Brasil e pesquisador do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br (Ceweb.br). Newton é editor da recomendação Data on the Web Best Practices do W3C, trabalha com dados na Web, Web Semântica e core web technologies, atuando na área de padronização e recomendações para Web junto ao W3C.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Consolação - UNIDADE MARQUÊS DE PARANAGUÁ

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 60,00
    A partir de 01/03 – R$ 80,00

Para saber o valor total de cada nível, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Introdução e contexto
O surgimento da World Wide Web
A evolução da Web e o desenvolvimento de aplicações