Pessoas juntando engrenagens

Cooperativas e cooperativismo

O curso introduz aos princípios da Economia social e solidária e do cooperativismo, considerando princípios e valores desse tipo de organizações sociais e as oportunidades da transição para um Modelo Democrático e horizontal de fomento à economia solidária e do cooperativismo. Com uma longa história no país, o cooperativismo mostra-se um caminho relevante para enfrentar as enormes desigualdades sociais. O fortalecimento do cooperativismo requer a formação de agentes que recuperem os princípios e as experiências relevantes da economia solidária nas últimas décadas, bem como dos novos caminhos e perspectivas para a formação de empreendimentos cooperativos solidários.

Geral:

• Capacitar interessados na Organização e Gerenciamento adequado de Cooperativas sob a perspectiva da Economia Solidária, forrnecendo insumos e reflexões para a aplicação prática em empreendimentos cooperativos.

Específicos:

• Retomar elaborações sobre cooperativismo e economia solidária, recuperando sua tradição, relevância e atualidade no enfrentamento dos dilemas contemporâneos da economia e das demandas sociais por trabalho e renda.
  • Aprofundar aspectos conceituais e operacionais e apontar tendências em relação a esse campo, como a tendência emergente da Economia de Plataformas.
  • Estimular e favorecer o desenvolvimento de empreendimentos solidários cooperativos.

Diferenciais

O curso será realizado com a utilização de dinâmicas pedagógicas democráticas e participativas, com aulas expositivas dialogadas e palestras, visando o desenvolvimento de Boas Práticas de Gestão das Cooperativas e de empreendimentos solidários no Brasil.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Gestores de empreendimentos sociais e solidários; público interessado no Cooperativismo e Economia Solidária; acadêmicos e pesquisadores da temática; membros da sociedade civil em busca de conhecimentos para suas práticas cotidianas em cooperativas; estudantes em geral; governos locais e nacionais.

• Duração: 24h
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SE

Ladislau Dowbor

Ladislau Dowbor Possui graduação em Economie Politique - Université de Lausanne (1968), mestrado em Economia Social pela Escola Superior de Estatística e Planejamento (1974) e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento de Varsóvia (1976). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi durante 5 anos Assessor Técnico Principal do Departamento de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da ONU, e consultor do Secretário Geral da ONU. Seus mais de 40 livros e numerosos artigos estão disponíveis no site http://dowbor.org , uma biblioteca virtual seletiva com cerca de 1500 títulos, usada nos seus cursos e conferências.

Aguinaldo Lima

Aguinaldo Lima Contador, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, sócio da ALL CONTABILIDADE, consultor e assessor de Organizações da Sociedade Civil – OSCs e de Empreendimentos Econômicos Solidários - EES, diretor do Instituto Redes Para o Desenvolvimento, entidade de apoio e fomento a Economia Solidária, Conselheiro do Banco do Povo Crédito Solidário – BPCS, organização de microcrédito e microfinanças, integrante do Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira e foi da diretoria executiva da Caritas Arquidiocesana de São Paulo.