Psicoterapia para Pessoas Enlutadas – Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu

O Curso de Aprimoramento Psicoterapia para Pessoas Enlutadas – Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LElu habilita o psicólogo para atuar no âmbito hospitalar, em consultório particular, na escola ou na organização, possibilitando o desenvolvimento da intervenção necessária para a situação de rompimento de vínculos significativos, seja na morte repentina e/ou violenta, seja após longo período de doença. Além disso, instrumentaliza o profissional para a utilização de técnicas de intervenção aliadas a uma postura crítica e ética, em uma relação multiprofissional.

Nessa perspectiva, os estudantes podem atender a indivíduos, grupos familiares, grupos temáticos (viúvos, mães, enlutados por suicídio, por exemplo) ou grupos organizados por faixas etárias (crianças/adolescentes/adultos/terceira idade). Os atendimentos têm, geralmente, frequência de uma sessão semanal, mas essa frequência pode ser maior, dependendo da necessidade. A critério da supervisora, cada estudante poderá atender, simultaneamente, a mais de um paciente.

Objetivo

Capacitar o profissional para o atendimento a pessoas enlutadas em hospitais, consultórios particulares, escola ou organizações.

Psicólogos que atuem nas áreas Clínica e da Saúde.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre a professora, clique em seu nome para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição no processo seletivo: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Confirmação de inscrição: sua participação no processo de seleção estará confirmada tão logo seja efetuado o pagamento da inscrição.
  3. Processo de seleção: leia atentamente o Edital para obter informações.

PUC-SP - Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic

Mais informações em http://www.pucsp.br/clinica/aprimoramento.html

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 120,00

Não há devolução de taxa de inscrição

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Respondendo à demanda contínua de profissionalização e aprimoramento do psicólogo das áreas Clínica e da Saúde, o Aprimoramento Profissional Clínico-Institucional da Clínica Psicológica da PUC-SP oferece a oportunidade de atividade prática na clínica ampliada, com clientela assegurada e garantia de supervisões. Os atendimentos oferecidos para a comunidade  resultam de uma proposta comprometida com a realidade brasileira.

O Aprimoramento conta com um grupo de professores do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, habilitados como supervisores altamente qualificados, capazes de propiciar aos egressos da graduação de Psicologia uma oportunidade de aprofundar e aprimorar a prática clínica contextualizada.

Essa prática é exercida considerando-se as tendências e temáticas contemporâneas de atuação profissional, nos serviços de atendimento da Clínica da PUC-SP, tais como: atuação no luto e nos desastres, nas questões amorosas, nas queixas psicossomáticas, em situações de crise e estresse, no atendimento a famílias, no atendimento a crianças e adolescentes portadoras de graves transtornos emocionais e suas famílias, em atendimentos terapêuticos específicos a crianças, entre outros.

Concomitantemente, o Aprimoramento instrumentaliza para o desenvolvimento de práticas psicoterapêuticas para atender às necessidades da população, possibilitando alternativas de atuação em:

• vários momentos do ciclo vital, tais como infância, adolescência, idade adulta, maturidade;
  • diferentes dispositivos terapêuticos: individual, grupo, casal, família;
  • modalidades terapêuticas diversas: consultas, psicoterapia breve, psicoterapia, psicanálise;
  • atuações em clínica extensa: atendimentos em instituições parceiras, atendendo às mais variadas demandas.

O Aprimoramento oferece uma grade de abordagens clínico-teóricas que permite aos estudantes a oportunidade de articularem e fundamentarem teoricamente sua prática clínica.

Turmas e Horários

Início: 7 de março de 2017
Término: 26 de dezembro de 2017
Dia da semana: terça-feira
Horário: das 16h às 19h

Inscrição para vagas remanescentes: até 15 de fevereiro de 2017
Entrevista: agendamento será realizado pela Clínica Psicológica
Resultado: comunicado por e-mail
Palestra de apresentação e orientação: 6 de março de 2017, às 20h

Leia o Edital

Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

Rua Almirante Pereira Guimarães, 150
Pacaembú - São Paulo/SP

Aprimoramento
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• 10 parcelas de R$ 848,72

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.