Psicologia e Saúde: Psicologia Hospitalar

As instituições hospitalares, valorizando a concepção do trabalho interdisciplinar e multiprofissional, vêm se abrindo cada vez mais para a atuação de psicólogos. Contudo, os profissionais da Psicologia, para exercerem ali suas funções de forma mais autônoma e criativa, necessitam de uma formação mais específica que aquela já introduzida no curso de graduação. Filosofia de vida, objetivos a alcançar no hospital e nas suas relações com a comunidade e o método de trabalho, com técnicas apuradas, adaptadas ou criadas, são questões a serem revistas, estudadas e discutidas em profundidade.

Reconhecido por grandes centros universitários e hospitalares nacionais e internacionais, o curso visa a formar, de modo aprofundado, profissionais que desenvolvam, com autonomia e criatividade, funções psicológicas em instituições hospitalares e/ou congêneres nas áreas clínica, educacional, social e do trabalho, com atuação em prevenção e tratamento.

Com foco na filosofia de vida, objetivos a alcançar no hospital e nas suas relações com a comunidade, as aulas (teórico-práticas) desenvolvem-se nas áreas de assistência, ensino e pesquisa, capacitando o participante a melhorar as condições de vida do paciente e de seus familiares.

O programa está organizado em quatro módulos semestrais. O primeiro módulo, em seus objetivos e metodologia, dá uma visão geral do trabalho na área hospitalar. A partir do segundo módulo, tem lugar, de modo crescente, o estágio em hospitais ou congêneres, supervisionado por professores do curso, com aulas e seminários relacionados à prática.

Psicólogos, com preferência para os que já trabalham em hospitais, e médicos.

COORDENAÇÃO

Psicólogo Ricardo Werner Sebastiani
Psicólogo Waldemar Augusto Angerami

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

PUC-SP - Campus Perdizes

Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes

Atendimento e matrícula no Campus Consolação

Realização sujeita ao número mínimo de inscrições.

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, os inscritos serão avisados até o dia útil imediatamente anterior à data prevista para o início do curso. Neste caso, os matriculados deverão solicitar na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) o reembolso dos valores pagos a título de matrícula no referido curso.

Documentos

Os documentos abaixo deverão ser entregues preferencialmente via Correios ou na Unidade COGEAE Consolação.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Currículum vitae atualizado
  • Carta justificando o interesse pelo curso
  • Cópia do CRP ou CRM
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Matrícula
  • Cópia Autenticada do Diploma da Graduação

Caso ainda não possua seu diploma de Graduação, você poderá efetivar sua matrícula  com a entrega do Certificado de Conclusão e a assinatura de um Termo de Compromisso, que estabelece o prazo máximo de um semestre para entrega da cópia autenticada do diploma.

Após realizar sua inscrição on-line, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula e o Termo de Compromisso (citado acima). É necessário imprimir os documentos, assinar nos locais indicados e, depois disso, entregá-los na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) até o primeiro dia de aula de seu curso.
Para que a matrícula seja efetivada, é importante que o candidato entregue todos os documentos solicitados.

Aprovação

A avaliação será feita durante todo o programa, segundo critérios de trabalhos, provas e participação nas disciplinas. A nota final de cada módulo levará em consideração todas as avaliações do semestre. Ao final do módulo IV, o aluno deverá apresentar uma monografia teórico-prática (em que seja incluída uma análise de caso de paciente hospitalar), bem como o relatório final de suas atividades práticas. O certificado de Especialização será obtido mediante freqüência mínima de 75% das aulas ministradas em cada módulo e média igual ou superior a 7,0 (sete) em todos os módulos e na monografia de final de curso.

Curso reconhecido e credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia, de acordo com as exigências das Resoluções CFP nº 014/00 e 002/01.

Estrutura Didática

MÓDULO I: Básico

• Saúde e Doença
  • Políticas Públicas de Saúde