Os Virtuosos do Invisível - A Imagem de Deus na História da Arte

O Deus único e irrepresentável inspirou toda sorte de imagens ao longo dos séculos, efêmeras ou duradouras, legítimas ou fraudulentas. Até hoje, a questão da representação do Divino na Arte é litigiosa e recebeu respostas variadas e contraditórias de uma época para outra.

Diante dessa realidade, o Curso de Extensão Os Virtuosos do Invisível – A Imagem de Deus na História da Arte promove o aprimoramento do conhecimento da relação entre Arte e Religião, auxiliando na sedimentação de análises teóricas que possibilitem aos interessados em Artes Plásticas desenvolverem novos meios para o trabalho da representação do divino no processo secular da cultura humanista.

Objetivo

Fundamentar uma nova percepção de beleza artística, nos limites de uma metodologia histórica, com vistas a identificar sinais de uma realidade invisível presente no cotidiano social (igrejas, museus, exposições públicas, monumentos históricos).

Público-Alvo

Estudiosos e profissionais de Artes Plásticas - historiadores da Arte, artistas, restauradores, colecionadores, críticos de Arte; estudiosos de Ciências Sociais, Filosofia, Teologia, História e Ciências da Religião.

Professores em Destaque

Prof. Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde

Graduado em Filosofia Pura (1990), mestre em História da Filosofia Contemporânea (1993) e doutor em Filosofia Moderna (1997) pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Epistemologia (2000) pela University of Tel Aviv. Professor assistente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCS-SP) e professor titular na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, mística, santidade, angústia, modernidade/pós-modernidade e epistemologia. Saiba mais

Profa. Dra. Wilma Steagall De Tommaso

Doutora em Ciências da Religião (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a tese O Pantocrator de Claúdio Pastro: Importância e atualidade. Participa do grupo de pesquisa NEMES/PUC-SP. Possui experiência nas áreas de Educação e Filosofia, com ênfase em Arte Sacra. Saiba mais

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

Prof. Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde

PROFESSORA

Profa. Dra. Wilma Steagall De Tommaso

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Vila Mariana

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 60,00
    A partir de 01/03 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

• Origens da Arte: do Cristianismo ao Império de Constantino
  • Da Arte Imperial à Arte Cristã
  • Imagem de Deus como Forma de Comunicação Popular na Idade Média
  • Transformações na Imagem de Deus
  • Arte Barroca: Resistência da Igreja contra a Arte do Renascimento
  • Decadência e Renovação da Arte da Igreja no Século XIX
  • Fé Visionária: Arte do Mosteiro de Beuron e Redescoberta do Ícone Ortodoxo no Século XX
  • Arte de Vanguarda na França dos Séculos XIX e XX
  • Iconoclastia no Século XX
  • Imagem de Deus na Arte Moderna e Contemporânea

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 18 de abril de 2017
Término: 20 de junho de 2017

Dia da semana: terça-feira