O Cinema Vai à Sala de Aula

A presença do Cinema na formação cultural das sociedades contemporâneas tem sido, marcadamente, um aspecto que vem atraindo a atenção de diferentes campos do saber, e tal presença segue como expressão de uma longa e complexa trajetória, envolvendo aspectos estético-temáticos múltiplos, no tratamento de questões que, frequentemente, são acionadas pelo Cinema em distintos contextos espaço-temporais, com nortes discursivos multifacetados. É nesse longo movimento que o Cinema vem sendo crescentemente incorporado no eixo da educação formal, na direção de ser utilizado como uma importante chave discursiva, sendo acionado como material que “ilustra” eixos temáticos de variados campos disciplinares. Tal incorporação tem sido construída, no Brasil, tanto na Educação Básica (no ensino Infantil, Fundamental e Médio) quanto no Nível Superior, entre outros usos. Nessa arena, o potencial do Cinema em sala de aula vem sendo objeto de crescentes reflexões, frutos do exercício cotidiano elaborado por educadores em suas áreas de atuação.

As questões envolvidas são muitas e, entre elas, pode-se acionar interrogações tais como: se o Cinema pode ser considerado também como uma forma de conhecimento, filmes buscam uma aceitação de seu público - buscam uma “legitimidade” de um olhar. Tal destaque aciona outro: se o conhecimento cinematográfico de mundo pode ser adjetivado como artístico ou científico, e em que medida tal indagação pode ser incorporada no debate sobre a importância do Cinema na formação intelectual.

Objetivo

O curso tem como meta geral contribuir para as reflexões voltadas sobre o uso do Cinema em sala de aula, de modo a exercitar o exame de filmes em suas temáticas esteticamente dimensionadas, sobretudo no que diz respeito à narrativa, com atenção para o tratamento cinematográfico das histórias ou: como imagens e sons constroem visões de mundo. Se o Cinema conhece o mundo, o objetivo é também o de indagar de que modo a fronteira entre Arte e Ciência pode ser acionada em sala de aula, em diversos campos disciplinares. Nessa direção, as reflexões serão voltadas para os referenciais que procuram demarcar as fronteiras entre Verdade e Farsa, entre Imagem e Ideologia, entre Imagem e Poder.

Público-Alvo

Professores, pesquisadores e demais interessados pelas reflexões voltadas à inserção do Cinema em sala de aula.

Professor em Destaque

Mauro Luiz Peron

Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP, e professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, é pesquisador em Estética do Cinema e suas vinculações com as Ciências Humanas.

Coordenador e Professor

Prof. Dr. Mauro Luiz Peron

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Aguarde informações
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• Aguarde informações.

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.