O Cinema e a Subversão Estética do Saber

Em sua longa e complexa trajetória, o Cinema vem sendo elaborado e disseminado para públicos amplos e multifacetados, atraindo olhares igualmente diferenciados e, nesse aspecto, constituindo um campo discursivo de notável e atual alcance. São variadas as frentes de pelas quais o Cinema é acionado: como um empenho estético, talvez possa identificar um movimento de reordenação do Olhar cuja trajetória é já extensa e complexa, indicada por um imenso universo de orientações imagéticas e imagético-sonoras. Cosmogonia estética que reinventa a representação do mundo porque reinventa a atitude do ver, o Cinema tem sido forjado em contextos de grandes mudanças econômicas e políticas, voltando-se para questões a partir de variados aportes estilísticos.

Trata-se de uma dinâmica de não poucas implicações, pois na atitude do ver o Cinema encontra e estimula um debate que expõe os nexos da definição do Saber: no terreno que busca um reconhecimento do Saber como conhecimento legítimo, o discurso cinematográfico é oferecido a públicos diversos, numa sociedade cuja urbanização crescente vem, por sua vez, nutrindo o Cinema.

Objetivo

O curso objetiva avaliar como o Cinema poderia ser considerado uma forma de conhecimento e, nesses termos, como estéticas cinematográficas ora procuram manter um saber, ora procuram subverte-lo. Procura indagar em que medida o Cinema permite reorientar os pressupostos de uma clivagem entre Arte e Ciência, e de que maneira haveria, no Cinema, uma vinculação entre Imagem e Poder.

Público-Alvo

Pesquisadores e interessados pelas reflexões voltadas à realização cinematográfica e à investigação do Cinema.

Professor em Destaque

Mauro Luiz Peron

Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP e professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, é pesquisador em Estética do Cinema e suas vinculações com as Ciências Humanas.

Coordenador e Professor

Prof. Dr. Mauro Luiz Peron

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Vila Mariana

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• 6 parcelas de R$ 360,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.