Liderança e Inovação para o Futuro da Moda: responsabilidade social e sustentabilidade

Apresentação 

As demandas para capacitação de profissionais que vivem o desafio diário de atuar na solução de questões emergentes relacionadas à inovação e sustentabilidade das empresas, ou do ambiente onde elas atuam, são cada vez mais frequentes. Possuir ou desenvolver qualificações para lidar com a complexidade das relações humanas e sociais de um mundo conectado tem despertado o interesse de profissionais, empreendedores e investidores de diversos setores. O entendimento hoje é que os desafios das empresas não se resumem apenas à competitividade e ao lucro, mas envolvem também a articulação de uma interdependência complexa de interesses dos diferentes públicos com que lidam no dia a dia do seu negócio, e a forte influência que exercem sobre o ambiente econômico, político-social e de futuro. Com essa perspectiva, a equipe do Curso de especialização da PUC-SP/LIS – Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade - desenvolveu a proposta de um curso de extensão universitária para atender às demandas de um setor da moda com grandes desafios, o setor de vestuário Têxtil. Em diálogos com este setor, buscou-se compreender suas necessidades e oferecer uma abordagem de ensino/aprendizagem mais direta e aplicável às questões que enfrentam, entender as dissonâncias existentes entre a consciência da necessidade de mudar sua atuação e a dificuldade de inovar nas soluções que os desafios da sustentabilidade exigem.

O setor Têxtil e de Confecção brasileiro é reconhecido no cenário mundial pelo seu profissionalismo, criatividade, tecnologia, por ser a quinta maior indústria têxtil do mundo e a quarta maior em confecção. Entretanto, neste ambiente, embora várias empresas já invistam fortemente em sustentabilidade, é sabido que não é possível encontrar a sustentabilidade de forma isolada. Neste sentido, é preciso contemplar o setor como todo, considerar sua complexidade e dimensão, construir um compromisso coletivo que envolva e capacite os diversos “elos” da sua cadeia, para que juntos possam desenvolver uma nova visão de negócio que contemple uma atuação articulada e integrada com vistas para sustentabilidade de todos. Portanto, a proposta deste curso é conferir qualificação a profissionais no desenvolvimento e fortalecimento das suas capacidades e saberes, em ações articuladas, coletivas e intersetoriais, de forma a integrá-las à diversidade de necessidades e iniciativas encontradas no cotidiano das organizações, da cadeia produtiva, das comunidades onde atuam, além das redes e dos sistemas mais amplos com os quais o setor interage.

Objetivo

Disponibilizar ferramentas e conhecimentos para desenvolvimento e qualificação de profissionais do setor do Varejo Têxtil, de modo a favorecer um protagonismo articulado e colaborativo na busca de soluções inovadoras e sustentáveis, que respondam às necessidades e desafios impostos pela emergência de um contexto econômico e socioambiental que exige mudanças.

Público-Alvo

Gerentes, Coordenadores ou outros, com mobilidade dentro da organização ou potencial de liderar projetos externos; que sejam indutores de discussões estratégicas para melhorias do setor de varejo têxtil.

Inscrição 
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP -  Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 60,00
    A partir de 01/03 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática 

- Apresentação, formação e integração do grupo
- Abertura PUC_LIS e integração do grupo: dinâmicas e vivências integradoras;              
- Contexto de Mundo e da Moda           
- Contexto histórico, conquistas e desafios do mundo da moda: Diálogo com especialista sobre a tendência mundial do Consumo Consciente.  
- Tendências para o mundo da Moda    
- Quebra de paradigmas: Fast Fashion X Slow Fashion / Consumo Consciente   
- Liderança        
- A questão da sustentabilidade: Como estas tendências se refletem nos desafios  que cada empresa enfrenta em relação à sua sustentabilidade ( muito além do financeiro ou ambiental);
- Liderança         
- Conceito de ecologia integral, a colaboração e sua aplicabilidade em sistemas:  redes institucionais, a dimensão sistêmica  do setor (consumidor, cadeia produtiva e empresas).(outdoor class)  
- Efeitos de um mundo conectado (ONGs, movimentos populares em rede)  empresas, governo sociedade(Fashion Revolution/ Quem fez minhas roupas e WWF/(Detox Campaign) etc   
- Redes e colaboração
Níveis de escuta e diálogo: Vivência sobre empatia e interdependência
- (Outdoor class)                             
- Interdependência nessa rede: influência sobre o negócio  (investimentos e financiamentos).
- Introdução do exercício de construção de cenário do setor com mapa colaborativo dos stakeholders
- Trabalho de campo (visita/entrevistas a stakeholder na cadeia produtiva segundo disponibilidade do participante)
- Construção coletiva de um mapa dos stakeholders do setor
- Atuação institucional no setor: "Como influenciar iniciativas corporativas para indução setorial”.          
- Como influenciar nas questões de sustentabilidade (Advocacy de causas)? A colaboração e sua aplicabilidade em sistemas e redes institucionais/ setoriais. Estudo de casos (Nacional ou internacional) com diálogos generativos
- Liderança em redes colaborativas: responsabilidades dos elos mais fortes das cadeias produtivas. Estudo de casos.
- Mundo em transição: impactos sobre o setor, movimentos, ciclos, possíveis tendências e cenários de consumo para o futuro.                
- Liderança e o Futuro: Construção de uma visão coletiva do setor hoje.               
- Fundamentos para construção de redes: Elaboração da percepção do grupo em relação ao todo. ( inspirar o protagonismo, estimular talentos , criar pontes, desenvolver atitudes)             
- Competências para criatividade, colaboração e protagonismo: Construir  um propósito comum de forma reflexiva e dialogada.          
- Ampliação da visão estratégica: Criação de espaço para conexão com o futuro, trazê-lo para o agora. Vivenciar  a emergência de um futuro comum(outdoor class).         
- Inovação, conceitos e formas: Como ser inovador num mundo sustentável,
- Visão estratégica das tendências econômicas que afetam a moda e o consumo consciente: as economias circular, criativa, colaborativa, verde (fibras verdes) relações, novas tecnologias na produção, reaproveitamento de matéria prima, reuso, customização.  
- Desafios do negócio rumo à sustentabilidade: Criar espaços de aprendizagem, desenvolver propostas inovadoras p/ demandas emergentes no setor. (Prototipação)            
Carga horária: 4 horas
- Governança em rede: Aprofundar, complexidade, construir confiança, comunicação, colaboração/co-realização (ações na internet e redes sociais) necessidades do contexto (mediação de conflitos)   
- O papel das empresas líderes/ inspiradoras de mercado: Protagonismo de tendências, formação  de opinião,  indução de novos conceitos e modelo para os demais. (Estudo de casos)
- Marketing para sustentabilidade: construção de confiança em cadeia.             
- Governo e Organizações da Sociedade Civil nas discussões: O papel das empresas como mobilizadora de políticas públicas para sustentabilidade. Conscientização da sociedade (olhar qualificado)
- Mapa de soluções integradas e articuladas: apresentação de proposta do grupo
- Integração na rede e resultados efetivos para empresas e cadeia produtiva. O que é necessário para que se mantenha o movimento criado.        
- Virtualidade e redes
- De forma transversal, ao longo do curso, iremos trabalhar a construção das relações virtuais do grupo, aplicando-a a cada momento onde haja sua pertinência (tutoria)

 

Duração 
117 horas
Turmas e Horários 

Início: 23 de março de 2017

Término: 29 de junho de 2017

Dia da semana: terça, quinta e sábado

Horário: terças e quintas, das 18h30 às 22h30 e sábados, das 9h às 13h

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso

  • 6 parcelas de R$ 789,75

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP