Família: origens, transformações na contemporaneidade e seus efeitos na educação escolar

O curso percorre as transformações na configuração familiar marcadas pelo declínio da família patriarcal, acompanhando o movimento histórico gerador destas mudanças; identificando os elementos estruturais da família: suas funções normalizantes e patologizantes. Identifica as novas configurações familiares atuais, e os parâmetros destas configurações, sustentando este percurso em conceitos da psicanálise, e da antropologia.

Propõe-se a discutir os efeitos das mutações familiares na educação escolar e construir formas de atendimento familiar nas formas diferenciadas em que elas se apresentam na educação escolar.

Objetivo

Identificar os elementos estruturantes da família, refletir sobre as transformações no percurso histórico e seus efeitos sobre a organização familiar; - compreender as modalidades de organização familiar na contemporaneidade; - identificar na contemporaneidade as formações normalizantes e patologizantes da família; -identificar os efeitos das transformações familiares na educação escolar e nas relações sociais onde a família representa base estrutural das manifestações subjetivas; - identificar os parâmetros que estruturam a família na contemporaneidade; e construir formas de atendimento familiar nas modalidades diferenciadas em que as famílias se apresentam na educação escolar.

Público-Alvo

Profissionais e estudantes de educação, psicologia, fonoaudiologia, serviço social; e outros profissionais ou estudantes envolvidos na temática.

Professora em Destaque

Maria Luiza Andreozzi

Profa. titular da PUC-SP, Psicanalista, Psicopedagoga, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Educação e Subjetividade"

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

Atendimento no Vila Mariana  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

- Elementos estruturantes da família
- História e transformações familiares
- Efeitos das transformações familiares na educação escolar
- Formações normalizantes e patologizantes na família e seus efeitos na educação escolar
- Parâmetros que estruturam a família na contemporaneidade
- A escola e o atendimento familiar em suas diferentes modalidades

Aulas expositivas com leitura de textos; apresentações em Power Point; apresentações de DVDs, filmes para análise e debates; exposição de casos para análise feita pelos professores e pelos alunos.

Turmas e Horários

Início: 14 de março de 2018
Término: 27 de junho de 2018
Dia da semana: quarta-feira