Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Atualmente a discussão sobre as diversidades culturais constitui importante preocupação de setores educativos. Além disso, a Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas do país, reafirma e atualiza as proposições constitucionais voltadas à promoção da igualdade racial.

Diante desse quadro, o Curso de Especialização em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros visa contribuir, de forma efetiva e contundente, para que nossas matrizes africanas sejam (re) conhecidas, legitimadas, respeitadas e mobilizadas como elementos fundadores de nossa história, nossa memória, de nossa cultura e, portanto, das identidades do povo brasileiro, particularmente de sua população negra e mestiça.

Objetivo

O curso propõe uma reflexão sobre os movimentos de construção da identidade negra no Brasil visando apontar algumas direções analíticas a respeito da diferença. Como esta diferença se constrói no Brasil? Qual é a sua relação com as sociedades africanas? E seus desdobramentos em termos políticos, simbólicos ou culturais? Como é tratada no âmbito da educação? Essas indagações uma vez problematizadas e discutidas em um curso de formação que irá contribuir para ampliar a atuação profissional, cultural e científica do indivíduo.

Público-Alvo

Professores das redes pública e privada de ensino; graduados nas diferentes áreas do conhecimento; pesquisadores, profissionais liberais e ativistas sociais, cujo interesse conduza à história africana e de africanos e afro-brasileiros, desde que portadores de diploma de ensino superior.

Professora em Destaque

Teresinha Bernardo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e Livre-Docência em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Coordenadora do grupo de pesquisa cadastrado no Diretório Grupos de Pesquisas/CNPq, Relações Raciais: Memória, identidade e imaginário, desde 1990. Coordena Projeto Temático FAPESP: Racismo e Educação: a Lei nº 10.639/2003 na rede pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, colaboradora da Fundação Ford, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, candomblé, memória, relações de gênero e cultura afro-brasileira.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Perdizes

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 120,00
  • A partir de 01/08 – R$ 160,00

Para saber o valor total do Módulo, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos para Matrícula

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma de graduação
  • Currículo atualizado
  • Carta de interesse pelo curso
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

Se ainda não obteve o Diploma de Graduação, você poderá matricular-se com a entrega do Certificado de Conclusão de Curso e a assinatura de um Termo de Compromisso, que estabelece o prazo máximo de 45 dias para entrega da cópia autenticada do documento.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Relações Étnico-Raciais e a questão racial na sala de aula
Teorias Raciais e Pensamento Social Brasileiro

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas abertas

Investimento total do Módulo I

• Matrícula até 15 de julho de 2017 – 1ª parcela de R$ 916,67 (após o pagamento da taxa da inscrição) + 5 parcelas de R$ 916,67 (com vencimento no dia 5 dos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).
  • Matrícula até 5 de agosto de 2017 – 1ª parcela de R$ 1.100,00 (após o pagamento da taxa da inscrição) + 4 parcelas de R$ 1.100,00 (com vencimento no dia 5 dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro).

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.