Ensino-Aprendizagem da Leitura para Surdos

Apresentação 

Por muito tempo acreditou-se que as dificuldades que os surdos geralmente apresentam na leitura, bem como na escrita, decorressem da surdez. Expostos exclusivamente à linguagem oral e a metodologias fundamentadas em concepções estruturalistas de língua e behavioristas de ensino, a grande parte dos alunos surdos apresentava muitas dificuldades para compreender ou produzir um texto em Língua Portuguesa. Na leitura, embora conseguissem decodificar os símbolos gráficos, poucos eram os que atribuíam sentido à escrita. A falta de vocabulário era a queixa mais ouvida por parte dos profissionais e dos próprios surdos. A preocupação em entender cada palavra do texto tornava a leitura uma tarefa sofrida e desmotivadora para os surdos. O resultado frequente era o sentimento de fracasso, o que os levava muitas vezes ao abandono da leitura.


O reconhecimento, em 2002, da Língua Brasileira de Sinais como língua da comunidade surda brasileira, bem como a luta dos surdos pelo direito a uma educação na língua de sinais, resultou em proposta de educação bilíngue, na qual a Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua e a Língua Portuguesa, preferencialmente na modalidade escrita, é a segunda. A adoção da Língua Brasileira de Sinais ao ensino da Língua Portuguesa possibilitou a ampliação de conhecimento de mundo, indispensável para a atribuição de sentido à leitura. No entanto, cabe lembrar que, devido à diferença de modalidade das línguas de sinais e das línguas orais, é por meio da leitura que os surdos vão adquirir a Língua Portuguesa. A convicção da importância de propiciar um espaço onde se discutam questões, que revertam em melhor desempenho dos surdos na compreensão da leitura em Língua Portuguesa, motivou a proposta deste curso.

Objetivos

Contribuir para que cada vez mais pessoas surdas se tornem leitores competentes.  Conhecer os aspectos que interferem na compreensão da leitura. Refletir sobre as especificidades dos surdos em relação à compreensão da leitura. Compreender os aspectos que contribuem para as dificuldades comumente enfrentadas pelos surdos na compreensão da leitura. Conhecer propostas de ensino da leitura para alunos surdos. Refletir sobre o papel da língua de sinais no ensino da leitura para alunos surdos. Conhecer estratégias que alunos surdos usam na compreensão da leitura. Elaborar proposta de ensino da leitura para surdos.

Público-Alvo

O curso destina-se a alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais, interessados em discutir questões relacionadas à leitura de pessoas surdas.

Professor em Destaque

Maria Cristina da Cunha Pereira-Yoshioka

Graduada em Letras (português-inglês) pela Universidade Mackenzie, mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora titular da PUCSP e linguista da Escola bilíngue para surdos Instituto Educacional São Paulo (IESP), da Divisão de Educação e Rebilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC), da PUC-SP. É professora da parte teórica da disciplina de Língua Brasileira de Sinais, da PUCS-SP, pesquisadora na área da surdez e tem publicações na área de aquisição da Língua BRasileira de Sinais e de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa por crianças, adolescentes e adultos surdos.

 

Corpo Docente 
Inscrição 
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Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática 

Temas

  • Contextualização do tema do curso.
  • Aspectos envolvidos na compreensão da leitura.
  • Compreensão da leitura em Língua Portuguesa por surdos.
  • Ensino da leitura para alunos surdos. 
  • Aprendizagem da leitura por surdos
  • Elaboração de propostas de ensino da leitura para alunos surdos.
Duração 
40 horas
Turmas e Horários 

Início: 28 de agosto de 2017
Término: 30 de outubro de 2017
Curso Online

Local 

Online

Informações e atendimento na Unidade Consolação.

Categoria 
Extensão
Curso Online
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso

  • 6 parcelas de R$ 150,00

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