Diálogos entre Filosofia, Cinema e Humanidades: o Cinema como Construção do Conhecimento

Apresentação 

Os filmes de cinema podem ser vistos como reveladores de valores e significados culturais e, nesse sentido, com potencial educativo: tanto sua linguagem quanto seus temas propiciam a reflexão sobre a produção cultural. Ao levar o observador/leitor a posicionar-se criticamente, contextualizando e questionando seus elementos constitutivos, os filmes propiciam uma reflexão sobre juízos de valor, significados morais, informações e ideologia contidas nas mensagens veiculadas.

Nessa perspectiva, o Curso de Extensão Diálogos entre Filosofia, Cinema e Humanidades: o Cinema como Construção do Conhecimento aborda a relação entre filmes de cinema e textos teóricos, de modo que alguns conceitos trabalhados por importantes autores da Filosofia e das Ciências Humanas sejam analisados sob o filtro da linguagem cinematográfica. Nas aulas, investigam-se os diferentes modos como os filmes apresentam sua própria noção de verdade e parte-se do pressuposto de que conceitos teóricos aparecem na linguagem cinematográfica, legitimados, ampliados ou refutados.

Objetivos

Fornecer subsídios para o desenvolvimento das competências de leitura, análise e interpretação de filmes em geral; motivar o participante para utilizar o cinema como recurso pedagógico; promover divulgação de filmes de interesse para discussão de temas de Filosofia ou Ciências Humanas.

Público-Alvo

Graduandos e graduados em Filosofia e Ciências Humanas em geral (Ciências Sociais, História, Direito etc.); educadores interessados em utilizar o cinema em contexto escolar. 

Corpo Docente 

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COORDENADOR

Prof. Dr. Cassiano Terra Rodrigues

PROFESSORES

Prof. Dr. Cassiano Terra Rodrigues
Profa. Ms. Fernanda Paiva Guimarães
Prof. Dr. Marcelo Vieira Prioste

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição 

Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
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PUC-SP Campus Consolação - Unidade COGEAE

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TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática 

Temas

Linguagem Cinematográfica e Compreensão Fílmica

  • Material de Expressão do Cinema (Signos Visuais/Sonoros, Cinéticos)
  • Características Fundamentais da Imagem Fílmica (Papel Criador da Câmara; Montagem, Enquadramento e Espaço da Representação: Planos, Sequências, Campo e Fora de Campo; Fenômenos Sonoros: Ruídos, Música e Diálogos)
  • Narrativa Cinematográfica (Procedimentos Narrativos; Espaço-Tempo; Raccords; Ponto de Vista; Vozes no Filme: In, Off, Over, Through; Mundo Diegético: Narração, Ficção e Factual) 
  • Produção de Sentido nos Filmes (Textos, Enunciados, Discursos)
  • Compreensão dos Filmes (Sentido Social, Cultural, Psicológico)
  • Principais Teorias Cinematográficas com Exemplos Fílmicos
  • Discurso Cinematográfico em Diferentes Matrizes (Psicanálise, Marxismo, Feminismo); Esquemas (Reflexividade, Excesso, Carnaval); Princípios de Pertinência Cinematográficos (Movimento de Câmera, Montagem) e Extracinematográficos (Representação da Mulher, do Negro, de Minorias)
  • Gêneros e Movimentos Cinematográficos

Conexões entre Filosofia, Cinema e Ciências Humanas

  • Subjetividade e Modernidade na Filosofia Política Moderna: Conceitos de Autorreflexão, Certeza, Aparência e Realidade; Direitos Civis e Estado de Natureza (Descartes, Hobbes, Kant)
  • ​Ética, Política e Poder Autoritário: Constituição Autônoma na Modernidade; Problemas do Imperialismo e do Colonialismo (Locke, Hegel, Marx)
  • Direito, Processo e Racionalidade no Cinema, com base no Texto Método Lógico e Direito, de John Dewey
  • Sociedade do Espetáculo, Indústria Cultural e Juventude, segundo Guy Debord e Internacional Situacionista
  • Projeto Nacional e Mudanças da Sociedade Brasileira Pós-Ditadura: Imagens do Brasil e Cinema da Retomada
  • Pós-Modernidade na Tela: Filme Blade Runner e Cinema como Ato de Autorreflexão. Discussão sobre o Declínio do Estado – Nação e Destruição dos Direitos Humanos (Hannah Arendt, David Harvey, Fredric Jameson)
  • Invenção do Ator Social: Importância do Som Direto na Reflexividade no Cinema e Questionamento das Teorias Clássicas sobre Estratificação Social (Edgard Morin, Anthony Giddens, Stuart Hall)
  • Projeto de Nação em Nova Estética (?) no Cinema Nacional: Crítica à Busca pela Iimagem do Povo Nacional, com base na Discussão do conceito Comunidades Imaginárias, de Stuart Hall
  • Ponto de Vista no Cinema e sua Relação com Questões de Subjetividade: Atitude Blasé e Reserva (Walter Benjamin, Georg Simmel)
  • Ator e Espectador: Meios, Mediações e Consciência (Guy Debord, Jesus Martín Barbero)
  • Aproximação e Distanciamento da Câmera para Caracterização do Outro e A política do Reconhecimento, de Charles Taylor (1994)

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Duração 
39 horas
Turmas e Horários 

Início: 29 de agosto de 2017
Término: 21 de novembro de 2017
Dia da semana: terça-feira
Horário: das 19h às 22h

Local 

Campus Consolação - Unidade COGEAE


Rua da Consolação, 881
Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e  aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso

  • 6 parcelas de R$ 245,87

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

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