Curso de Extensão em Ensino Religioso

Há pelo menos três décadas tem-se discutido no meio acadêmico a importância e o papel do Ensino Religioso na formação de crianças e adolescentes. Embora o Estado tenha mantido a oportunidade do Ensino Religioso em escolas públicas e privadas, professores que militam na área não dispõem de estruturas do ponto de vista didático e de conteúdo religioso. Na prática, elaboram por suas próprias forças os planos de aulas e o conteúdo, selecionam bibliografias que consideram pertinentes e desenvolvem a didática de ensino.

Atentos e preocupados em colaborar para a construção de uma via formativa aos professores de Ensino Religioso, a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em conjunto com o Vicariato para a Educação e Universidade da Arquidiocese de São Paulo, oferece o Curso de Extensão em Ensino Religioso, dividido em dois módulos. As aulas propiciam elementos, troca de experiências e conhecimento que favorecem o debate e a construção conjunta de subsídios para práxis pedagógica de Ensino Religioso.

Objetivo

Suprir a carência formativa no meio acadêmico, atendendo aos dispositivos legais que impelem os sistemas de ensino, as entidades civis e as mais variadas denominações religiosas a contribuir para formação de conteúdo religioso integral.

Público-Alvo

Professoras e professores de Ensino Religioso de instituições escolares de Ensino Fundamental e Médio da rede pública ou privada; gestores, diretores e demais profissionais da educação; público em geral interessado no tema.

Arquidiocese de São Paulo

Professores em Destaque

Prof. Dr. Dom Carlos Lema Garcia

Bispo Auxiliar de São Paulo. Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade. Doutor em Teologia Dogmática pelo Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, com a tese: “A Santíssima Trindade - Origem, Exemplar e Fim da Igreja – no Concílio Vaticano II". Graduado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. Iniciou os Cursos de Filosofia e Teologia no Studium Generale da Prelazia do Opus Dei no Brasil e concluiu os Estudos Institucionais de Teologia entre os anos 1983-1984, no Seminário Internacional da Prelazia do Opus Dei em Roma. Ingressou como professor do Studium Generale da Prelazia do Opus Dei em 1985. Desde 1998, é Professor Extraordinário de Teologia Moral e Teologia Espiritual do mesmo Studium Generale.

Inscrição
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Perdizes

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do de cada módulo, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Término: 9 de dezembro de 2017
Dias da semana: sábado
Horário: das 8h30 às 12h30

Os módulos não são sequenciais. Não é necessário ter cursado o Módulo I para ingressar no Módulo II.

Obs.: Haverá 1 encontro em dia da semana a ser combinado com os alunos.

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total no módulo I

• 4 parcelas de R$ 166,50

Os módulos não são sequenciais. Não é necessário ter cursado o Módulo I para ingressar no Módulo II.