A Filosofia e seu Ensino

O ensino de Filosofia apresenta-se como obrigatório em alguns contextos educacionais, mas é muito distante de uma concepção propriamente filosófica. Nesse contexto, pensar as relações entre os diversos conceitos de filosofar e as relações entre Educação, Arte, Cultura e Filosofia, bem como experimentar abordagens sobre a metodologia do ensino da Filosofia, é a justificativa do Curso de Extensão A Filosofia e seu Ensino.

Nas aulas, aborda-se um campo do conhecimento que, no entrecruzamento de diversas concepções filosóficas e diferentes áreas do conhecimento, constitui um alicerce para o professor de Filosofia nos níveis de graduação e formação. Explicitam-se, ainda, perspectivas metodológicas para o ensino dessa disciplina, com base no estudo de alguns pensadores e na experiência pedagógica em sala de aula.

Objetivo

Contribuir para a formação continuada de professores de Filosofia, Educação, Comunicação, Artes e ciências afins.

Público-Alvo

Estudantes, professores e graduados na área de Filosofia, Educação, Comunicação e Artes.

Inscrição
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Perdizes – COGEAE

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

• Dilemas da Filosofia e seu Ensino
  • Deleuze e o Conceito de Filosofia
  • Ranciére e o Papel da Filosofia
  • Foucault e a Questão do Agir Filosófico
  • Dewey e a Filosofia como Experiência
  • Questões do Ensino da Filosofia no Brasil
  • Filosofia e Base Curricular Nacional
  • Pensamento do Corpo
  • Filosofia e Cinema
  • Filosofia e Literatura
  • Experiências Metodológicas do Ensino de Filosofia
Turmas e Horários

Início: 29 de agosto de 2017
Término: 21 de novembro de 2017
Dia da semana: terça-feira
Horário: das 19h às 22h

Obs.: O horário do primeiro dia de aula será das 19h às 23h, para apresentação do curso.

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• 6 parcelas de R$ 230,88

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.