Atendimentos de Casos

PAC - Setor de Atendimento Comunitário

Atendimentos de Casos

Os atendimentos de casos, configuram-se em instrumentos cotidianos para a implementação e execução das diretrizes da política comunitária de inclusão da PROCRC, e demandam um trabalho em parceria/rede, seja com a unidade encaminhadora, seja com as demais unidades e segmentos, internos e externos, que possam dar retaguarda para o enfrentamento e busca de resolução/acompanhamento das questões apresentadas.
São divididos em categorias:

a) Acolhimento:

Destacam-se os casos de alunos com problemas socioeconômicos, dificuldades pedagógicas, conflitos emocionais e afetivos ou de inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas, que requerem um trabalho de intervenção, levando-se em conta também as condições e o contexto comunitário em que as relações psicossociais destes alunos são estabelecidas.

b) Acompanhamento de casos:

Prestar apoio e acompanhamento aos casos que necessitem de um suporte de natureza psiquiátrica, psicológica, por meio de atendimento e orientações específicas e o encaminhamento para serviços de referência nas áreas apontadas.
Nos atendimentos individuais oferece-se acolhimento e escuta qualificada como estratégias de apoio em situações de crise e de sofrimento psíquico.
Com isso objetiva favorecer e possibilitar o resgate do sentido e significado da vida, elaborar os problemas internos decorrentes de tais questões, bem como, oferecer uma contenção institucional que possa lidar e colaborar para a melhoria das relações no espaço universitário.

PUC-SP