Apresentação

PAC-Programa de Atendimento Comunitário

Pertencente à Pró-reitoria de Cultura e Relações Comunitárias – PROCRC, o PAC tem como objetivo, por meio dos atendimentos, proporcionar aos indivíduos a possibilidade da ressignificação e a busca de maior sentido e amplitude perante suas vivências e demandas, por meio de encaminhamentos e acompanhamentos efetuados por esse trabalho interdisciplinar.

Em acordo com as diretrizes da PROCRC, compreende que a educação deve contemplar o ser humano em suas múltiplas dimensões (comunitária, social, cultural, econômica, psicológica). Assim, tem como missão ser a referência institucional e a porta de entrada para acolher, reconhecer, orientar, mediar e elaborar as situações e os casos que necessitem de atendimento e encaminhamento.

Seu foco de atuação se consolida em:

  • Acompanhamento de alunos (as) com necessidades educacionais especiais: relacionados a fatores psicossociais; questões psicopedagógicas (dificuldades no processo de aprendizagem); culturais; a demandas específicas (casos de alunos com dislexia e outras demandas que ensejam atendimento diferenciado), entre outros.
  • Atenção às pessoas com deficiências física, visual ou auditiva;
  • Ações que se consolidem em benefícios complementares aos (às) alunos (as) bolsistas, na perspectiva da Lei nº 12.868/2013 (Filantropia);
  • Mediação de conflitos entre pessoas ou grupos, de modo a favorecer a convivência entre os integrantes da comunidade.


Com vistas ao aprimoramento da política de permanência dos estudantes na Universidade, o PAC, atua promovendo oficinas de Português, Atendimento Psicopedagógico, Curso de Inglês para Bolsistas e Atendimento Sociocomunitário, com a finalidade de reduzir os índices de evasão nos cursos.

O PAC conta com uma equipe de Agentes Educacionais com formação em Psicologia e Pedagogia, sendo duas destas profissionais com especialização em Psicopedagogia.

O Setor é responsável, ainda, pelo desenvolvimento de ações na área de Esportes, contando para tanto com 01 Agente de Eventos Esportivos, formado em Educação Física e 01 Auxiliar de eventos esportivos.

O PAC atende nos seguintes campi: Campus Perdizes, Prédio ERBM (Edifício Reitor Bandeira de Mello), andar Térreo, sala 63-G, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 21h00, no Campus Consolação, plantões quinzenais, às 4as feiras, das 17h00 às 21h00, telefones (11) 3670-8035 ou 8544, e-mail: pac.procrc@pucsp.br.

Nos demais Campi os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio ou, em acordo com as demandas apresentadas pelas direções e coordenações locais.

 

Conecte-se à PUC-SP