Educação Continuada

Diversidade, equidade e inclusão no contexto das estratégias ESG

Diversidade, equidade e inclusão no contexto das estratégias ESG

Extensão, Presencial, Escola de Inverno
20h

dolltar Valores: saiba mais

Apresentação

Os princípios condutores para um curso focado na prática da diversidade, levando em consideração a realidade concreta e objetivando mudanças de impacto social positivo, são fundamentais para compreender e abordar a diversidade não apenas como um conceito teórico, mas como vivências e desafios reais enfrentados por indivíduos, instituições e comunidades no dia a dia. Esses princípios incluem a transversalidade, abordagem decolonial, territorialidade e interseccionalidade, com um direcionamento claro para mudanças que resultem em um impacto social positivo. Com olhar no futuro e para transformar os processos e impactos no ambiente, as instituições e organizações podem desenvolver programas de reorientação de suas práticas, metodologias e cultura. O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho, da Declaração sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Decorre desse movimento global, as políticas de ESG (Environmental, Social and Governance), em português “Ambiente, Social e Governança” uma abordagem para avaliar até que ponto uma instituição/corporação atua em benefício de objetivos comuns e sociais que vão além de sua intenção em maximizar os lucros.

 

 


Objetivos

Geral:

Sensibilizar e instrumentalizar profissionais para promoção de ambientes inclusivos e diversos por meio de políticas de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) no contexto das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).

Específicos:

1. Ampliar o conhecimento sobre ESG, Pacto Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aplicado nas instituições;

2. Conhecer sobre Diversidade, Equidade e Inclusão a partir dos marcadores sociais da diferença: gênero, raça, idade, condição, sexualidade, cultura, religiosidade etc.;

3. Identificar possibilidades de implantação de programas de DE& I e ESG e suas interfaces, diretrizes e ações;

4. Abordar os Princípios Condutores da prática na área.

 

Diferenciais

Por se tratar de um curso baseado no desenvolvimento de competências, as disciplinas são ministradas com utilização de metodologias tradicionais e métodos ativos de aprendizagem. · Aulas expositivas e dialogadas; · Sala de aula invertida; · Estudos de caso com impactos positivo e de risco; Material formulado para a expansão do conhecimento pós-aula (podcasts, páginas da internet, filmes, livros e séries).

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Inverno
  • Público-alvo:

    Estudantes e profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar nas áreas de responsabilidade social, governança, gestão ambiental, gestão de pessoas, ou, em qualquer área de negócio (organizações sociais e setor público), empreendedores e colaboradores para implementação de ESG e DE&I.

  • Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque
Profa. Dra. Caroline Rodrigues Silva

Profa. Dra. Caroline Rodrigues Silva

Doutora pela FGV EAESP na agenda de responsabilidade social coletiva e violência doméstica, com mais de oito anos de experiência em pesquisa acadêmica, especializando-se em ESG focado em aspectos sociais, diversidade, inclusão e equidade, mantendo um compromisso constante com o impacto social positivo. Em sua carreira multifacetada, Caroline atuou como educadora em diversidade, palestrante, mentora e consultora, colaborando com empresas, governos e ONGs para aplicar sua expertise prática em pesquisa. Entre seus projetos de sucesso estão o desenvolvimento de estratégias para combater a violência contra meninas e mulheres no SENAC e SERENAS consultorias para a implementação de programas de diversidade racial em empresas privadas e a criação do primeiro programa de inovação aberta afirmativa para o Grupo Carrefour. Caroline também tem contribuições importantes na educação, desenvolvendo metodologias pedagógicas que promovem igualdade de gênero e raça, utilizando abordagens ativas, interseccionalidade, análise crítica de discurso, narrativas e storytelling, além de ser uma mentora influente na formulação de políticas de diversidade em empresas de tecnologia.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC