Diversidade, equidade e inclusão no contexto das estratégias ESG

Os princípios condutores para um curso focado na prática da diversidade, levando em consideração a realidade concreta e objetivando mudanças de impacto social positivo, são fundamentais para compreender e abordar a diversidade não apenas como um conceito teórico, mas como vivências e desafios reais enfrentados por indivíduos, instituições e comunidades no dia a dia. Esses princípios incluem a transversalidade, abordagem decolonial, territorialidade e interseccionalidade, com um direcionamento claro para mudanças que resultem em um impacto social positivo. Com olhar no futuro e para transformar os processos e impactos no ambiente, as instituições e organizações podem desenvolver programas de reorientação de suas práticas, metodologias e cultura. O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho, da Declaração sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Decorre desse movimento global, as políticas de ESG (Environmental, Social and Governance), em português “Ambiente, Social e Governança” uma abordagem para avaliar até que ponto uma instituição/corporação atua em benefício de objetivos comuns e sociais que vão além de sua intenção em maximizar os lucros.

Geral:

Sensibilizar e instrumentalizar profissionais para promoção de ambientes inclusivos e diversos por meio de políticas de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) no contexto das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).

Específicos:

1. Ampliar o conhecimento sobre ESG, Pacto Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aplicado nas instituições;

2. Conhecer sobre Diversidade, Equidade e Inclusão a partir dos marcadores sociais da diferença: gênero, raça, idade, condição, sexualidade, cultura, religiosidade etc.;

3. Identificar possibilidades de implantação de programas de DE& I e ESG e suas interfaces, diretrizes e ações;

4. Abordar os Princípios Condutores da prática na área.

Diferenciais

Por se tratar de um curso baseado no desenvolvimento de competências, as disciplinas são ministradas com utilização de metodologias tradicionais e métodos ativos de aprendizagem. · Aulas expositivas e dialogadas; · Sala de aula invertida; · Estudos de caso com impactos positivo e de risco; Material formulado para a expansão do conhecimento pós-aula (podcasts, páginas da internet, filmes, livros e séries).

• Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Inverno

Estudantes e profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar nas áreas de responsabilidade social, governança, gestão ambiental, gestão de pessoas, ou, em qualquer área de negócio (organizações sociais e setor público), empreendedores e colaboradores para implementação de ESG e DE&I.

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre

• INSCREVA-SE
Profa. Dra. Caroline Rodrigues Silva

Doutora pela FGV EAESP na agenda de responsabilidade social coletiva e violência doméstica, com mais de oito anos de experiência em pesquisa acadêmica, especializando-se em ESG focado em aspectos sociais, diversidade, inclusão e equidade, mantendo um compromisso constante com o impacto social positivo. Em sua carreira multifacetada, Caroline atuou como educadora em diversidade, palestrante, mentora e consultora, colaborando com empresas, governos e ONGs para aplicar sua expertise prática em pesquisa. Entre seus projetos de sucesso estão o desenvolvimento de estratégias para combater a violência contra meninas e mulheres no SENAC e SERENAS consultorias para a implementação de programas de diversidade racial em empresas privadas e a criação do primeiro programa de inovação aberta afirmativa para o Grupo Carrefour. Caroline também tem contribuições importantes na educação, desenvolvendo metodologias pedagógicas que promovem igualdade de gênero e raça, utilizando abordagens ativas, interseccionalidade, análise crítica de discurso, narrativas e storytelling, além de ser uma mentora influente na formulação de políticas de diversidade em empresas de tecnologia.