Grupo de Pesquisa Mulher e Mídia

Grupo de Pesquisa Mulher e Mídia

O Grupo de Pesquisa Mulher e Mídia, vinculado ao departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP, tem como objetivo analisar as publicações midiáticas voltadas ao universo de gênero, assim como produzir textos, imagens e pesquisas de caráter investigativo ou artístico sobre o universo feminino. Dentre as produções que o grupo pretende realizar estão os materiais de pesquisa acadêmica sobre os elementos transgressores ou repressores do discurso midiático no âmbito sexual, social e político.

A atuação do Grupo de Pesquisa Mulher e Mídia visa desenvolver a participação ativa do público feminino a partir das novas formas e estratégias de comunicação, colaborando para que sejam discutidas novas possibilidades de valorização e emancipação das mulheres nas perspectivas econômica, sociológica e histórica.

A profissão jornalista há poucos anos era estritamente masculina, com poucas profissionais contratadas nos seus diversos campos de atuação, inclusive o acadêmico. Atualmente, nas salas de aulas do curso na PUC-SP encontramos uma situação oposta, com um quórum majoritariamente feminino, entretanto continuamos com poucas mulheres no corpo docente.

Discutir e promover o debate e ascensão do universo feminino no mercado e na universidade faz-se necessário para promover a igualdade de gênero dentro do nosso ambiente teórico, prático e humanista, dividindo com alunas, alunos e docentes as novas práticas e iniciativas internacionais na área de comunicação, gênero e cidadania.

Atualmente, novas realidades se apresentam na área da difusão da opinião pública e as universidades necessitam trocar suas experienciais, criando canais de interdisciplinaridade acadêmica. Os estudos de gênero se mostram fundamentais para a construção deste novo espaço educativo. Investigar e problematizar a relação contemporânea entre mídia, sociedade e gênero são os alicerces do Grupo de Pesquisa Mulher e Mídia.

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC