aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

Aprimoramento

Objetivos e Atividades | Modalidades | Serviços | Programação Geral | Inscrições e Matrícula | Certificado



Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2020

O Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica da PUC-SP oferece a oportunidade de atividade prática na clínica, podendo contar com a clientela assegurada e a garantia de supervisões. Os atendimentos oferecidos para a comunidade, por essa instituição, resultam de uma proposta comprometida com a realidade brasileira.
Seus professores fazem parte do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, habilitados como supervisores altamente qualificados, capazes de propiciar aos egressos da graduação de Psicologia uma oportunidade de aprofundar e aprimorar a prática clínica contextualizada.

O Aprimoramento instrumentaliza para o desenvolvimento de práticas psicoterapêuticas em sintonia com as necessidades da população que nos procura, possibilitando alternativas de atuação em::

• Vários momentos do ciclo vital, tais como infância, adolescência, idade adulta, maturidade;
• Diferentes dispositivos terapêuticos: individual, grupo, casal, família;
• Modalidades terapêuticas diversas: consultas, psicoterapia breve, psicoterapia, psicanálise, psicoterapia analítica;
• Oferece uma grade de abordagens clínico-teóricas que permite ao aluno a oportunidade de articular e fundamentar teoricamente sua prática clínica.

Missão:
Formação continuada do profissional da área de saúde mental e pesquisa na área da Psicologia Clínica e da Saúde por meio de intervenções clínicas dirigidas à população através da implantação de propostas que visem colaborar com o contexto social dos sujeitos envolvidos, buscando sempre minimizar o sofrimento humano e melhorar significativamente o nível de atendimento à saúde da população, de forma ética e comprometida.

Objetivos:
1. Formar profissionais com competência prática reconhecida na área da psicologia clinica e da saúde;
2. Complementar a formação universitária nos aspectos da prática profissional.
3. Promover a prestação de serviços de saúde voltados às necessidades da população.
4. Desenvolver uma visão crítica abrangente do sistema de saúde.
5. Permitir o aprimoramento profissional em uma área de atuação.

Programação Geral:
1. ATUAÇÃO PRÁTICA na modalidade escolhida
1.1 Atendimentos de (no mínimo) 2 casos - 3h/s
1.2 Supervisão Clínica semanal, em grupo - 3 h/s
2. PARTICIPAÇÃO NOS SERVIÇOS DA CLÍNICA (11 meses):
2.1 Atendimentos – 2h/s
2.2 Supervisão clínica em grupo semanal - 2h/s
3. PESQUISA CLÍNICA – MONOGRAFIA: trabalho final individual
3.1 entrega de monografia – final março de 2021
4. PARTICIPAÇÃO NAS JORNADAS DA CLÍNICA:
4.1 como OUVINTE em 2020 (6h)
4.2 como APRESENTADOR do trabalho em 2021 (6h)

Início das Atividades: 02/março/2020
Término: 28/fevereiro/2021
Vagas: 8 por modalidade
Público Alvo: Psicólogos Graduados
Carga Horária: 530 horas
Observação:Atendimento clínico-institucional de março a dezembro. Janeiro e fevereiro: elaboração e finalização da monografia.

Cronograma:

1. Inscrições: até 05/02/2020
O candidato deve apontar uma modalidade como 1ª opção e mais uma como sua 2ª opção.
2. Entrevistas: de 07/02/2020 até 14/02/2020
3. Matrícula: de 10/02/2020 até 14/02/2020



Escolha dos serviços:

Antes de iniciar a modalidade, depois de efetuada a matrícula, o aluno deverá escolher um dos serviços da clínica onde deverá estagiar para completar as horas exigidas para obtenção do certificado. Para orientar essa escolha, será feita a apresentação dos serviços da Clínica pelos supervisores no dia 02/03/2020 às 20hs no Auditório 100 Campus Monte Alegre.



Valores
Investimento mensal: R$ 681,82
(Matrícula + 10 meses)

Documentos necessários:

  • Cópia do RG e CPF
  • Cópia do CRP ou protocolo
  • Curriculum Vitae
  • Comprovante que está em processo terapêutico ou que realizou pelo período no mínimo de dois anos consecutivos;
  • Cópia do Histórico Escolar da Graduação
  • Cópia autenticada do diploma de graduação, ou comprovante de conclusão de curso para formandos
  • 1 fotos ¾ atual e original.
  • Comprovante de endereço com CEP

Modalidades de Aprimoramento para 2021


  • A Clínica Fenomenológica e Existencial no Atendimento Psicológico de Adolescentes – Questões Pessoais da Contemporaneidade

    Na sociedade contemporânea, a questão da adolescência e da juventude tornou-se extremamente pressionada e estressante. A demanda da clínica-escola evidencia isso no aumento significativo da procura de atendimento por essa clientela.  Saiba mais.


  • Arteterapia na Psicologia Junguiana

    A proposta do aprimoramento é instrumentalizar a prática clínica através de ateliê terapêutico como uma forma de intervenção em contextos de atenção à saúde.  Saiba mais.


  • Atendimento Psicológico a População Negra e Indígena: Manejo Clínico e Letramento Racial Crítico

    A formação do psicólogo no Brasil não tem conseguido preparar profissionais psicólogas e psicólogos para o manejo das questões raciais e culturais no campo clínico, não reconhecendo o racismo como produtor do sofrimento psíquico. Saiba mais.


  • Atendimento Psicoterapêutico em Grupo a Idosos

    Aspectos referentes ao envelhecimento humano carecem de abordagem enfática nos currículos dos cursos de graduação. Portanto, ainda há necessidade de capacitar profissionais para entender os limites e as peculiaridades decorrentes do processo de envelhecimento.  Saiba mais.


  • Clínica da Sexualidade e Gênero, Segundo a Perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica 

    A profissionalização e aprimoramento clínico-institucional coloca-se como uma oportunidade para o aprofundamento teórico-prático da atuação psicológica numa perspectiva crítica e com ênfase na configuração subjetiva permeada pelas relações sociais de gênero e sexualidade.  Saiba mais.


  • Clínica Infantil e da Adolescência sob a perspectiva da Psicologia Analítica

    A modalidade de aprimoramento “Clínica Infantil e da Adolescência sob a Perspectiva da Psicologia Analítica” visa contribuir para o desenvolvimento e instrumentalização do manejo clínico e tem a finalidade de aprimorar a prática clínica em consonância à articulação teórica dos postulados da Psicologia Analítica.   Saiba mais.


  • Problemáticas Contemporâneas: Atendimento Clínico Fenomenológico-Existencial

    Curso de Aprimoramento Problemáticas Contemporâneas: Atendimento Clínico Fenomenológico-Existencial é uma oportunidade para que profissionais da área da Psicologia e Medicina melhor compreendam a experiência sadia e patológica de cada paciente, tendo em vista a sua problemática específica.  Saiba mais.


  • Psicoterapia de Adultos na Perspectiva Analítica - Jung

    Curso de Aprimoramento Psicoterapia de Adultos na Perspectiva Analítica – Jung possibilita o aprofundamento teórico-prático no atendimento em psicoterapia de adultos, na perspectiva analítica – Jung. Trata-se de oportunidade ímpar para os profissionais que estão iniciando sua carreira ou procurando aproximar-se de uma leitura psicodinâmica para o exercício profissional fundamentado nas dinâmicas psíquicas, tanto para o trabalho individual quanto coletivo. Saiba mais.


  • Psicoterapia de Casal e Família na Perspectiva Psicanalítica

    Pretende-se subsidiar o aprimorando para as diferentes  possibilidades de atendimento familiar , instrumentalizando-o para uma prática  clínica tanto a nível de atendimento psicoterapêutico, quanto ao atendimento em  contextos institucionais onde a família se apresenta.  Saiba mais.


  • Psicoterapia para Pessoas em Situação de Luto – LELu 

    Psicoterapia para Pessoas em Situação de Luto – LELu habilita o psicólogo para atuar no âmbito hospitalar, em consultório particular, na escola ou na organização, possibilitando o desenvolvimento da intervenção necessária para a situação de rompimento de vínculos significativos, seja na morte repentina e/ou violenta, seja após longo período de doença. Saiba mais.


  • Trabalho Corporal em Tempos de Pandemia

    Com a chegada da pandemia e com o isolamento social um número elevado de indivíduos teve sua rotina alterada e muitos passaram a apresentar sinais de ansiedade e crises de pânico, com sintomas que claramente se manifestam no corpo. Saiba mais

Certificado

Após conclusão do aprimoramento e findadas todas as atividades, o psicólogo receberá CERTIFICADO DE CONCLUSÃO, com respectiva carga horária e especificação do serviço realizado.

A interrupção do estágio implicará na não atribuição do Certificado.

INSCREVA-SE NO APRIMORAMENTO