VI Simpósio Luso-Brasileiro de Filosofia da Religião e Ciência da Religião:

Logo 40 anos do programa

Experiências Religiosas e Mídias Sociais no Contexto da Sociedade da Pós-Verdade

Data: 19 a 21 de Setembro de 2018

Prof. Dr. José J. Queiroz

Ementa:

A temática Experiências Religiosas e Mídias Sociais no Contexto da Sociedade da presumida Pós-Verdade assume como perspectiva basilar investigar as múltiplas possibilidades de experiências religiosas mediadas pelas mídias sociais, em um contexto marcado pela pós-verdade. As mídias sociais configuram-se, no contemporâneo, como locus privilegiado de comunicação e difusão de ideias e valores. Têm sido assumidas como campo fértil para a propagação de mensagens religiosas. No ambiente virtual viceja a interpretação solta, subjetiva, descompromissada com a noção de uma verdade objetiva. É importante analisar quais os impactos para a experiência religiosa de interpretações que abrem mão de uma concepção objetiva de verdade, amplamente replicadas via mídias sociais.

Mesa de Abertura

Prof. Dr. Frank Usarski / Prof. Dr. José J. Queiroz / Prof. Dr. João Duque

Definicio Terminorio.

Mesa Temática 1

Mediador Prof. Dr. Adelino Francisco de Oliveira

A Verdade da Experiência Religiosa na Internet e nas Mídias Sociais.

Partindo da analise do conceito de experiência religiosa, debater como tal experiência se faz presente no universo da Internet e das mídias sociais.

Mesa Temática 2

Mediadora Prof.ª Dra. Maria Luiza Guedes

A Mensagem Religiosa diante da Cultura da Pós-Verdade.

Analisar como a experiência religiosa que se articula a verdade dialoga com a cultura da pós-verdade.

Mesa Temática 3

Mediador Mestrando Victor Aversa

Experiência Religiosa e Transformação Social entre o Senso Comum e a Pós-Verdade.

Avaliar e perspectivar possibilidades de transformação social a partir das experiências religiosas que demarcam o contemporâneo.

Conferência de Encerramento

Autoridades e lideranças religiosas no tempo das mídias digitais.

Programação

ESTRUTURA DO VI SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO E CIÊNCIA DA RELIGIÃO: EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS E MÍDIAS SOCIAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA PÓS-VERDADE

PERÍODO

CONFERENCISTAS