AFP realiza oficina de checagem na PUC-SP

Por Cinthia Bretone de Oliveira

A Agência France-Presse (AFP) conta com 2.400 colaboradores, de 100 nacionalidades diferentes e espalhados por 151 países, em 260 cidades. Atualmente conta com 130 jornalistas que trabalham em diversos países realizando diariamente a checagem de fatos. No dia 3 de agosto deste ano, a coordenadora global de treinamento em investigação digital da AFP, Elodie Martinez, realizou uma oficina de checagem com os alunos do primeiro semestre do curso de Jornalismo da PUC-SP.

AFP curso
Elodie Martinez, da AFP, realiza oficina de checagem para turma de Jornalismo.
(Foto: Cinthia Bretone de Oliveira)

Os futuros jornalistas tiveram a oportunidade de realizar o curso Técnicas de checagem e jornalismo digital, em primeira mão, dois dias antes do lançamento no Brasil. O curso online de acesso livre conta com o apoio da Google News Initiative. Através de uma apresentação a jornalista explicou aos alunos como é realizado o trabalho de checagem na AFP, que é separado por setores: áudio, imagem e texto, mas que também podem ser feitos juntos, dependendo da pauta.

Com o crescimento das redes sociais, surgiu a necessidade, em 2017, de aumentar o time de jornalistas checadores na AFP, além de fechar parcerias com as principais plataformas. Hoje agência francesa de notícias tem parceria com Google, META (responsável pelo Instagram, WhatsApp, Facebook, entre outras plataformas), entre outras empresas.

Além dessas parcerias, o leitor comum pode denunciar uma publicação que contenha desinformação por meio do WhatsApp da AFP. Após a denúncia o post é revisado por uma equipe de checadores, e em seguida sinalizado como informação falsa ou dependendo da gravidade o post pode ser removido da plataforma

Para qualificar jornalistas para a checagem de fatos, a AFP desenvolveu um curso de fact-checking, que foi apresentado para os alunos na oficina. O curso conta com três níveis: básico, intermediário e avançado, e em cada nível existem alguns módulos que ensinam o aluno a realizar a checagem de fatos. Todos os módulos contam com uma introdução, um exemplo de como fazer a apuração e alguns exercícios para que o aluno já realize essa investigação. As aulas são muito bem explicadas e didáticas, com o uso de texto e vídeo para a melhor compreensão do aluno. O curso foi oficialmente lançado no Brasil no dia 5 de agosto.

PUC-SP