Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP realizou I Mostra de Pesquisas em Andamento

A I Mostra de Pesquisas em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP recebeu, nos dias 28 e 29 de novembro, pesquisadores do país e do exterior, entre eles alunos de pós-graduação stricto sensu, que apresentaram trabalhos, professores e público. A diversidade de pesquisas incluiu novas leituras dos clássicos, as formas literárias contemporâneas, as abordagens críticas e o diálogo entre a literatura e outras artes. Os pesquisadores trouxeram o que têm desenvolvido e puderam ouvir as devolutivas dos professores e mediadores presentes, sempre no sentido de ampliar as ideias e aprofundar seus trabalhos.

O evento foi organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e ofereceu ao público 14 mesas de debates, com 57 comunicações individuais de pesquisas de mestrado e doutorado em andamento.

As apresentações foram mediadas por professores do programa e contaram com a participação de docentes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), da Universidade Camilo Castelo Branco e da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) como debatedores.

Diana Navas, professora do Programa e integrante da Comissão Organizadora do evento, comentou a participação dos colegas: “Além de possibilitar aos alunos o compartilhamento de suas pesquisas, a Mostra propiciou o encontro e a troca de experiências com colegas pesquisadores de outras universidades, permitindo um amplo e profícuo diálogo em torno de questões bastante atuais de literatura e crítica”.

Além dos alunos do mestrado e do doutorado da PUC-SP, participaram como expositores pesquisadores de pós-graduação em Literatura da UFRJ, USP, UEM, University of California, UNIRIO, UNICAMP, UNIFESP, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Para Fernando Cabral, mestrando da PUC-SP, “ter tido a oportunidade de participar de um encontro de projetos em andamento e deixar esse percurso de mestrado menos solitário é de grande valor para a pesquisa, para os colegas e para academia. Foram dias de muita generosidade”.

Lilian Corrêa, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e uma das debatedoras, concorda: “Participar da I Mostra foi enriquecedor sob o ponto de vista da competência acadêmica demonstrada pelos candidatos, que apresentaram relatos autênticos, com embasamento teórico relevante e discussões de profundidade. Fazer parte de encontros como esse traz a oportunidade de dar vida aos nossos textos e voz aos nossos pensamentos”.

A Comissão Organizadora também se mostrou satisfeita com a experiência da primeira edição da Mostra e já pensa nas próximas edições, além de ressaltar a qualidade dos trabalhos apresentados e a variedade de temas expostos pelos pesquisadores. Beth Cardoso, professora do Programa e integrante da Comissão, considera que “a vocação primeira da Universidade é reunir talentos para o diálogo franco em nome do desenvolvimento da pesquisa que beneficie cada campo do saber. Nesse sentido, a Mostra foi importantíssima, pois nossos mestrandos e doutorandos tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas e de conhecer os trabalhos dos colegas daqui e de outras instituições. Isso é muito rico, pois além de interferir nas pesquisas em andamento, aumenta a rede de contato e o alcance de seus resultados”.

Maria Aparecida Junqueira, coordenadora do Programa e integrante da Comissão Organizadora do evento, avalia que a Mostra concretiza a vivência da pesquisa pelo aluno-pesquisador ao promover o debate centrado em sua problemática de estudo, ao fomentar o diálogo e o intercâmbio entre pares da comunidade de pesquisadores reunidos, ao conscientizá-lo de que uma pesquisa é importante para a comunidade científica e, fundamentalmente, ao valorizar a ação discente com a pesquisa.

A próxima edição da Mostra deve acontecer no segundo semestre de 2018. Para mais informações sobre as datas de inscrição e envio de trabalhos é só acompanhar as informações pelo site e pelas redes sociais oficiais do Programa.

Leia mais: “A pesquisa é o alimento do conhecimento”

Literatura e Crítica Literária

PUC-SP