Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP realiza a I Jornada da Literatura de Infância

No próximo dia 24 de Maio, no campus Monte Alegre, ocorrerá a "I Jornada da Literatura de Infância" organizada pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas, vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, liderado pelas professoras doutoras Maria José Palo e Elizabeth Cardoso.

O objetivo do evento é apresentar ao público os resultados da pesquisa do Grupo, em desenvolvimento desde 2015 até hoje, revisando conceitos como os de infantil, infância e voz infantil – em função de uma possível teoria da Infância em que a diferença entre língua e discurso possa servir como sua lógica, redefinindo os limites no sistema de dupla significação, entre a voz e a linguagem, morada da ética e da identidade da Literatura de Infância. Para tal, haverá exposição e mediação das líderes do Grupo, além das falas de mestrandos e doutorandos do Programa que pesquisam o fenômeno literário infantil.

As temáticas da programação têm seu centro nessa Literatura de Infância com suporte em teorias da literatura, das artes, da poética, da filosofia, da linguística, da performance, do design. Para discutir tópicos como o de voz infantil, a poética da imagem, a linguagem dos livros para bebês, mesmo práticas discursivas e performáticos, além dos aplicativos literários, a "I Jornada da Literatura de Infância" contará com nomes como Maria dos Prazeres Mendes (USP), Márcia Leite (Editora Pulo do Gato), Aline Abreu e Lúcia Hiratsuka (autoras e ilustradoras) e Aline Frederido (University of Cambridge).

Confira a programação:
9h // Abertura - Fala das líderes do Grupo de Pesquisa - Maria José Palo (PUC-SP) e Elizabeth Cardoso (PUC-SP)
9h30 - 11h // Cintilações da Literatura de Infância - Maria José Palo (PUC-SP) e Maria dos Prazeres Mendes (USP)
11h // Café - Lançamento do livro “Literatura e Ensino: Territórios em Diálogo” (EDUC)
11h50 - 13h // Olhares Críticos: a voz literária - Marina Miranda Fiuza (PUC-SP) e Cássia Bittens (PUC-SP)
13h // Almoço
14h - 15h30 // Mediações da Poética de Infância - Elizabeth Cardoso (PUC-SP) e Lúcia Hiratsuka (autora e ilustradora)
15h30 // Café
16h - 17h // Olhares Críticos: poética da imagem - Luis Carlos Girão (PUC-SP) e Debora Barbieri (PUC-SP)
17h - 18h // O Livro infantil ilustrado e digital - Aline Frederico (University of Cambridge), Márcia Leite (editora Pulo do Gato) e Aline Abreu (autora e ilustradora)

O evento é gratuito e destina-se aos estudiosos e/ou interessados pelo tema da  literatura de criança. Para mais informações, acesse o site: https://jornadaliteraturadeinfancia.wordpress.com/

Evento: