PEPG-LCL/PUC-SP abriga três pós-doutorados

Conheça as pesquisas dos pós-doutorandos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP

O pós-doutorado é o momento da trajetória acadêmica em que os pesquisadores, normalmente recém-doutores, investem em projetos arrojados e pesquisas avançadas. Atualmente, são três os pesquisadores que atuam sob a supervisão de docentes do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

Suzel Domini, mestre e doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), é bolsista do Programa e desenvolve o projeto “A expressão do grotesco na poesia de Ademir Assunção”. Seu objetivo é estudar as formas pelas quais a linguagem poética construída por Assunção estabelece releituras criativas da modernidade, na medida em que mobiliza elementos da tradição, promovendo um diálogo constante não apenas com a poesia, mas com as artes de um modo geral.

“Decidi passar pela experiência de um estágio de pós-doutorado antes de partir para a atuação da docência por sentir necessidade de amplificação quanto ao trabalho de pesquisa, e por entender que precisava amadurecer o conhecimento sistêmico adquirido ao longo da formação”, diz Suzel, que tem a supervisão da profa. dra. Annita Costa Malufe.

Paulo César Carneiro Lopes, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela USP, tem como objeto de pesquisa a alteridade. Com o título provisório “O narrador profeta e A hora da estrela, de Clarice Lispector”, a investigação articula a personagem Macabéa às reflexões do filósofo Emmanuel Lèvinas, bem como aos estudos de Sigmund Freud sobre o Moisés dos textos bíblicos. Referências cifradas no texto de Clarice são o ponto de partida para investigar a percepção da alteridade e o modelo de intelectual crítico diante do oprimido. Integrante do Grupo de Pesquisa “Categorias da Narrativa”, da PUC-SP, Paulo afirma que “a proposta do grupo dialoga diretamente com o projeto e é estimulante”. Seu post-doc tem a supervisão da profa. dra. Vera Bastazin.

Cristiano Camilo Lopes é pesquisador na área de Literatura Infantil e Juvenil. Graduado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre, doutor e pós-doutor pela USP, na área de Estudos Comparados. Atua como docente na graduação e na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Atualmente, pesquisa a literatura infantil brasileira na primeira metade do século XX, analisando a literatura escolar por meio do estudo da “Série Braga”, acervo de cinco mil volumes de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo. “Desenvolver a pesquisa na PUC-SP significa, para mim, crescimento na docência e na pesquisa, tendo em vista a trajetória do corpo docente bem como o perfil acadêmico do Programa. Ao final dos meus estudos, espero estar melhor equipado para atuar como pesquisador”, afirma Cristiano, que tem a supervisão da profa. dra. Elizabeth Cardoso.

Literatura e Crítica Literária

PUC-SP